Três Livros de Filosofia Oculta

Três Livros de Filosofia Oculta Agrippa

Resenhas - Três Livros de Filosofia Oculta

@bibliotecagrimoria 25/04/2020

Obra fudnamental
Depois de anos lendo essa obra gigantesca (pois por vezes abandonei a leitura por vários motivos, sendo o principal deles a faculdade), finalmente conclui e me sinto feliz por me livrar dela (rsrsrs^^). Por vezes a leitura se torna insuportável pela quantidade de informação falaciosa e supersticiosa presente, tendo, inclusive, algumas citações e referências citadas de forma equivocada pelo autor. No entanto, o que salva a obra diz respeito à alguns conhecimentos básicos de Magia planetária, cabalismo e, ironicamente, as referências usadas pelo autor (mesmo as equivocadas...). No que diz respeito a parte que salva a obra, não é a toa que esse é um clássico do ocultismo ocidental. Claro que, para atualidade, grande parte do conhecimento exposto no livro já não encontra aplicação, sabendo-se ser supersticioso (como algumas práticas de magia simpática, mesmo que ele não use o termo, usadas para causar chuvas, por exemplo), mas se analisado em sua época, a obra foi de um esforço monumental e um ato de extrema ousadia por parte do autor (Henrique Cornélio Agrippa) e, sem dúvida, merece a atenção do leitor e apreciador, ou praticante, do ocultismo ocidental. Muito das raízes e concepções de ordens ocultistas contemporâneas se encontram nesse livro. Vale ressaltar e dar os créditos ao esforço do compilador Donald Tyson (responsável por compilar o material necessário dessa edição que aqui em terras brasileiras foi publicada pela Madras editora), pois sem suas notas e apêndices, cuja leitura é indispensável para a compreensão da obra (para quem não curte ler notas e apêndices, fica o aviso: é necessário) muito do conteúdo do livro passaria despercebido, e o leitor teria sua interpretação prejudicada por falta de referências e explicações.