Amor líquido Zygmunt Bauman

Resenhas - Amor líquido

leituras_da_dy 19/05/2022

Líquido mundo moderno que detesta tudo sólido e durável.
Livro antropológico escrito pelo famoso velhinho sociólogo Zigmunt Bauman, com sua primeira edição publicada em 2004, é o mais conhecido de um conjunto de obras que abordam a liquidez na humanidade pós-moderna atual.

Neste, Bauman disserta sobre as relações interpessoais que se desenvolvem na pós-modernidade. Estas, segundo o autor, estão caracterizadas pela falta de solidez, calidez e por uma tendência a serem cada vez mais fugazes, superficiais, etéreas e com menor compromisso. (Ouso até dizer que ele foi bastante pessimista...) Ainda que o conceito costume ser usado para as relações baseadas no amor romântico, Bauman também desenvolve o conceito para falar em geral da liquidez do amor ao próximo.

Sobre minha experiência:
É fato que ele é um best-seller elogiadíssimo, rico em informações e reflexões, mas não é um livro fácil de ler. É carregado de citações de diversas obras sociológicas pouco conhecidas, e por vezes entremeia-se com algumas de suas obras que também retratam sobre a liquidez. (Acredito que lê-lo juntamente com os outros traria a percepção completa que Bauman pretendia dar ao leitor. Ainda pretendo fazer isso e irei relê-lo.) Apesar disso, pode ser bem compreendido e servir até de base para estudos importantes na área da Sociologia, Filosofia e Psicologia, e afins. Além de nos fazer ?abrir os olhos? (principalmente nós meninas rs), sobre esses likes e foguinhos no Instagram, nudes inesperados, amores de Tinder...

Alexandre.Cozzolino 14/04/2022

Livro de difícil entendimento
Não sei se sou eu quem não está maduro o suficiente para entender este livro, ou sei lá.
Alguns trechos são melhores que outros, mas a quantidade de referências muito específicas dificultaram muito o entendimento.

Gabriela 13/04/2022

Convite
O presente livro é um convite a reflexão do padrão de relacionamento que estamos desenvolvendo e alimentando na atualidade.
Aponta a influência do capitalismo e da Internet no novo perfil das relações, onde a necessidade de consumo assume o papel ilusorio de suprir a falta que nos é inerente e trazer o reconhecimento e admiração que almejamos. Frente a isso, como já de imaginar, o consequente aumento da frustacao e da fragilidade humana diante das expectativas não correspondidas.

Aponta tambem, como nesta mesma lógica estamos consumindo perfis, objetificando e descartando pessoas frente a seduçao(ilusoria) e possibilidade de troca por outra nova, desconhecida, e neste sentindo melhor. E assim, como ja esperado, vamos nos tornando cada vez mais vazios, inseguros e contribuindo para a fragilidade dos laços e a construção de uma geração que não fala de emoções, que nega o seu sentir e que não desenvolve a habilidade de lidar com a mudança conjunta que uma relação real pode proporcionar.

Luciana 03/04/2022

Maravilhoso
Nós faz refletir muito sobre o mundo líquido no qual vivemos, no qual jugamos o outro e expecialmente jugamos muito o outro na visão capitalista que temos. E que talvez possamos mudar nossoas relacionamentos, com pais, estrangeiros, amorosos , etc se pensamos nas necessidades que o outro tem, sem ser as necessidades do dinheiro. Também temos carinho de afeto.

re. 31/03/2022

um livro bem interessante, gosto da linguagem simples que ele tem para expressar suas ideias. mesmo que o tema central seja as relações sociais, ele ainda fomenta muito material sobre outros tópicos, inclusive a moral, os valores sociais e a própria humanidade

761 23/03/2022

Sem título
Zygmunt Bauman, não deixa a desejar sobre a sua obra, na qual expõe as problemáticas do amor líquido, que é um conceito formado a partir de suas conclusões referentes as diversas formas de relações humanas.

Bauman, em sua exposição, se expressa de forma única e filosófica, analisando e destrinchando os motivos pelos quais as relações tornaram-se frágeis, apresentando argumentos em relação a política, ao modelo econômico capitalista, a tecnologia e outras vertentes sobre as características intrínsecas a natureza humana, assim como o seu modo de vida.

Cleidiane.Oliveira 13/03/2022

Amor líquido
De acordo com o Sociólogo Bauman, o mundo, e tudo o que há nele, perdeu a sua consistência. Nada mais é para sempre, inclusive o amor. As coisas precisam ser consumidas e substituídas com rapidez e darão lugar a novidade, que logo perderá o seu ?status?. E essa premissa atingirá de cheio as crenças e, por conseguinte, as relações humanas.Elas tornaram-se disformes e adaptáveis, moldando-se às conveniências e necessidades momentâneas.
Valores como confiança e segurança estão fora da agenda da humanidade guiada pelo desejo do consumo e da satisfação imediata de suas expectativas e necessidades. Isto significa que só mantemos alguém ao nosso lado enquanto ele/a me for útil , assim como uma roupa, que após esgarçar-se é jogada fora.
Como tudo é frágil, desfaz-se com facilidade, perde sua funcionalidade e é descartado sem ressentimentos e dores. Aliás, parece que já não sentimos nem nos apegamos, senão a nós mesmos.
Num mundo líquido, é compreensível e lógico que o amor desapareça, restando-nos apenas as lembranças do bem que ele tanto nos fez (faz). E, como é sabido, sem amor não há humanidade, tampouco vida.

Tamara Octaviano 12/03/2022

Bauman descreve as relações interpessoais da pós-modernidade caracterizados por serem superficiais,frágeis e sem solidez e também com pouco compromisso enfim, amor líquido é cerveja.

Bruno Oliveira 10/03/2022

O ATESTADO DE ÓBITO DA NOSSA SOCIEDADE MODERNA (OU O ONDE DEVEMOS MUDAR PARA SOBREVIVER)
Amor Líquido, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman foi lançado em 2003 e, com quase duas décadas nas costas, é um dos livros mais atuais do momento. Nele, percebe-se tudo que é parte da nossa (hoje) vidinha banal: amores frívolos nas redes sociais, amizades virtuais apenas, contato físico com vizinhos já desejando não os ter conhecido nunca, indiferença social e humana, o famoso “nem aí” para com as pessoas do dia-a-dia dos nossos dias (cada vez mais e mais) corridos e corriqueiros, aversão aos ditos “forasteiros”, aos imigrantes, aos refugiados... Enfim, é muito triste, ao final do livro, quando ele prevê “perspectivas sombrias” para os anos futuros, pois, sim, de fato, nós os estamos vivendo!! Bauman tem um texto acessível, mesmo de estrutura bem acadêmica, suas referências estrangeiras podem incomodar um ou outro leitor aí, mas, como ele abrange o Mundo todo praticamente em seus exemplos (ele não só discute sobre situações da Europa e/ou dos Estados Unidos apenas, e há até um caso da cidade de São Paulo), o livro é um completo parecer da nossa sociedade cada vez mais global, globalizada, mas que se fecha em si mesma, cada vez mais.
Carolina.Gomes 21/03/2022minha estante
Louca p ler Bauman mas c medo de perder a fé na humanidade. ?

Bruno Oliveira 21/03/2022minha estante
Eh, o risco é grande, mas tem salvação, o cara mostra o caminho, vale muito a pena, viu. :)

Tauan4 09/03/2022

Esperava mais?
Acho que me desiludi devido às minhas expectativas. O nome do livro me levou a crer que os relacionamentos mais próximos é que seriam retratados, mas o que vemos é uma tese sobre sociedade, consumismo, etc etc ?
Até temos na primeira parte uma discussão sobre relacionamentos, mas fica por ali apenas.

Vou relê-lo algum dia na tentativa de entendê-lo melhor.

Jessica.Jerusa 24/02/2022

Razoável
Sei que o livro foi escrito por um sociólogo e não um romancista, mas ele falou de tudo, consumo, filhos, política, produção de lixo, refugiados, mas amor mesmo parece ficar restrito ao primeiro capítulo. Sinceramente eu esperava mais, esperava mais argumentações sobre o amor líquido e menos sobre a sociedade como um todo. Talvez algum dia eu releia.

Fernanda2426 21/02/2022

Amor líquido
Bauman apresenta uma forma de relacionar visível ainda hoje baseada na ambiguidade: ao mesmo tempo em que se deseja segurança afetiva, deseja-se espaço e liberdade para usufruir de outras relações que podem surgir ao longo do caminho. Consome-se relações e o mercado é volátil e dinâmico, cheio de novidades. Estar "preso" a alguém pode ser "abrir mão" de outras possibilidades. Não há mais limite de espaço geográfico, romperam-se as barreiras e daí vem um não pertencimento. As políticas públicas não abarcam questões importantes porque estas se prendem a limites locais que não existem mais.

Lidiane.Casagrande 20/02/2022

Verdadeiro
Só li verdades. As relações estão muito fáceis de serem desfeitas, perdemos a emoção, o respeito, usamos uma simples mensagem para brigar, ou terminar uma relação.
O livro mostra a atual realidade das relações humanas, porém prepare o dicionário, há muita linguagem diferente, incluindo citações de outras línguas.

Amanda 11/02/2022

A saga de tapa na cara do Baumanzinho é sempre bem dada. Nesse livro, ele diz sobre nossas relações afetivas contemporâneas, seja entre amigos, família e amores. A sociedade do espetáculo não deixa de lado o jogo de interesses nem no campo amoroso.