O edifício

O edifício Murilo Rubião; Nelson Cruz

Resenhas - O edifício

Joaninha 11/03/2021

Não é um dos melhores
O livro "O edifício" foi bem interessante de ler, mas eu acho que não me agradou muito. Apesar de ser pequeno, eu achei um pouco difícil de entender o que acontecia, não sabia se as pessoas estavam felizes ou revoltadas, por exemplo.
Mas deve ter gente que gosta e entendeu o livro.

Rafaela 28/11/2023

Resenha 10-2023
Esqueci totalmente de resenhar esse livro. Primordialmente, ele foi paradidático (então me vi na obrigação de ler). O livro é todo confuso, tanto que dei apenas 1 estrela. Fala de uns assuntos até que legais, mas o enredo é horrível, a forma que é contada é péssima.

melvie 05/12/2021

Outro livro que eu tive que ler por exigências escolares e esse realmente não me interessei de primeira mas ao longo do livro percebi que não era tão ruim quanto esperava. Não vou dizer que é um livro bom e que leria novamente mas também não posso afirmar que foi uma perda do meu tempo

Julhim 14/03/2021

Meio-termo
Um conto pequeno que fala sobre um engenheiro que decide fazer o maior arranha-céu que já existiu.

É um livro que eu não entendi a proposta dele. Por isso eu classifico como um meio termo.

Será que tem segredos no conto que eu não percebi? Será que há ensinamentos? Eu não sei.

ana 03/05/2021

embora seja leitura obrigatória achei em fato o livro um tanto quanto interessante. não responde quaisquer dúvidas que tiver no final, mas dá uma ideia clara de que não era o objetivo. é certamente confuso, parece não ter uma ideia fixa, mas isso faz o livro ser instigante. um edifício cujo os trabalhadores vão contra a vontade do arquiteto em parar de construir dizendo seguir as ordens de um conselho já morto traz algum tipo indecifrável de parábola para mim, ou como dito, é apenas realmente uma realidade fantasiosa, sem fazer referências a realidade realmente.

Dudacoast 14/03/2023

Belíssimas ilustrações de Nelson Cruz. "João Gaspar se enfurecia, desmantava-se em violentos insultos. Mas estes vinham vazados em tão bom estilo, que ninguém se irritava. E, risonhos, os obreiros retornavam ao serviço, enquanto o edifício continuava a ganhar altura."

Ratinha de Biblioteca 14/04/2023

As ilustrações são lindas!
E só! Fiquei perdida com uma história que começa do nada e termina em lugar nenhum! Ok, realismo fantástico, mas qual a metáfora?!

Victor 05/05/2023

Excessiva urbanização
Quando se fala em critica social, este livro consegue alcançar seu objetivo, ja que faz crítica ao rápido processo de urbanização depois da revolução industrial. Porém, o que faz eu julga-lo como "razoável" é a narrativa simples, que acaba não entretendo tanto um leitor que goste de uma narrativa mais complexa. Ainda assim, ele não é um livro ruim dentro do seu objetivo.
De qualquer forma, este é um bom livro para se ler quando sobra um tempinho em sua rotina de leitura.

Julia2342 25/05/2023

O livro não tem muito sentido ele só começa e termina sem ter uma história em si, não faz muito sentido.