Duas Vidas, Dois Destinos

Duas Vidas, Dois Destinos Katherine Paterson

Resenhas - Duas Vidas, Dois Destinos

Maira139 12/03/2024

Só li mesmo
Conta a História de Louise uma menina forte e corajosa, que vivia na sombra de sua irmã, (segundo ela).
Porém ela cresceu e quando vez 18 a 20 anos, (eu acho), decidiu que não era mais criança e correu atrás de seus sonhos.

Méia 17/02/2010

Para refletir
Se você é do tipo do adolescente, que se mata para ajudar as pessoas ao seu redor, principalmente seus pais, enquanto outros não fazem nada e levam a fama de bom samaritano, este livro é a medida para você, a autora mostra uma realidade vivida por uma adolescente de 14 anos em meados da segunda guerra mundial, as idéias da época não batem muito com as do nosso tempo, mas os conflitos internos da personagem, não difere dos conflitos dos nossos jovens de hoje, surge a necessidade de mudar, de ir atrás de seus ideais, e como é dado esse primeiro passo? Como enfrentar certos pré-conceitos? O livro da a dica.
Boa Leitura.
Sofi 22/09/2021minha estante
Mds, falou tudo

Bruna3810 27/04/2024

Não aceito não
Eu entendi bem a parte de q elas amadureceram e tals, mas a louise só se ferrou eu queria um final mais grandioso pra ela, fiquei indignada de como acabou

Giovanna.Geraldo 08/02/2024

Duas Vidas, Dois Destinos.
Sinceramente? Não foi nada do que eu esperava. É claro, com meu velho hábito de ler livros sem ler a sinopse ou saber do que se trata. Comecei a ler sem saber muito bem onde a história ia dar, mas desde o começo sabia que em algum momento eu ia ficar triste. O livro foi bem gostoso de ler, com pouquíssimas páginas e bem envolvente. Notar que por mais irmãs e gêmeas que fossem, Caroline sempre levava a melhor, digamos assim. Cortou-me o coração quando todos tinham "trocado" Louise por Caroline. Eu fiquei aliviada com o finalmente "final feliz" de Louise. O livro me deu várias chances de olhar pela expectativa de Louise, mas eu também conseguia pensar e imaginar a expectativa dos outros personagens. Foi um ótimo tempo de leitura e eu adorei a capa, a história e a narrativa. Por mim, valeu a pena ler.

Rodrigues 26/09/2020

Lidando com a rejeição
Esse livro conta a história de duas irmãs gêmeas que moram em uma ilha.Uma irmã é amada e a protegida dos pais,a outra é desprezada.
E o foco do livro é nessa irmã que se sente rejeitada,ela vai contando como desde criança se sente desprezada pelos pais,como sua irmã conforme vai chegando a adolescência vai chamando mais atenção e na fase adulta as duas nem se falam mais.
O livro é muito bem escrito,a autora nos mostra como a rejeição afeta a vida das pessoas,e você acaba torcendo pela gêmea detestada e odiando a gêmea amada.
Através dessa história pude ver como crianças que são desprezadas pelos pais crescem inseguras, emocionalmente estáveis e indefesas.
Esse livro só me mostrou o quanto a primeira infância é importante nas nossas vidas.
O final desse livro acabou comigo,fiquei extremamente revoltada,porque não houve justiça para a gêmea desprezada,mas a autora só nos mostrou a realidade.
Amei esse livro,ele me fez refletir sobre diversas coisas.Gosto de livros assim,que te fazem acordar pro mundo e refletir.

Brenda Vilela 05/11/2011

Um tanto comovente
Duas vidas,dois destinos me comoveu de uma maneira inexplicável.Talvez tenha sido por que já enfrentei algums dos conflitos pelos quais Louise passa.Talvez tenha sido por que a autora conseguiu retratar tão bem a até então medíocre vida da jovem que vivia ofuscada por sua radiante irmã Caroline.O fato é,que este livro que pela sinopse já demonstra ser excelente,me fez refletir sobre algumas coisas.
Emfim,o livro narra de maneira simples como foi a vida da garota residente numa pequena ilha,que passou a vida achando que era menosprezada pela família,que todos só se interessavam por sua graciosa irmã, e etc.Uma garota,que como qualquer outra adolescente teve suas paixões impossíveis,seus conflitos,suas tristezas.Até que a simples palavra "mais" de sua mãe fez com que Louise acordasse para a vida,e fosse atrás de seus sonhos.Mesmo quando foi impossibilitada de estudar o que tanto queria,Sara não desanimou e acabou chegando até Truitt,o povoado onde encontraria aparentemente a felicidade,aparentemente por que cabe ao leitor dizer se ela se sente feliz ou não já que a escritora não deixa isso muito claro.Esse livro teve um bom desfecho,mas,devo admitir que fiquei decepcionada no final,pelo casamento de Caroline com Call,o melhor amigo de Louise,mas com toda certeza o livro não teria o mesmo efeito sem esse detalhe.Recomendo esse livro,pois de fato é muito bom (ao menos pelo meu ponto de vista).

Aline.Rodrigues 02/05/2021

Esse livro tem uma sensibilidade enorme na sua escrita.
Nesse livro temos a história de duas irmãs gêmeas,Louise e Caroline que moram em uma ilha do noroeste nós anos 40.
Embora o livro seja sobre a vida das gêmeas na ilha,a escritora narra a história através de Louise,a gêmea que se sente desprezada,esquecida e abandonada pelos pais, enquanto a irmã recebe todo o amor,atenção e carinho dos pais.
Enquanto Louise vai narrando os fatos da sua vida,a sua infância,os amigos,as experiências de morar em uma ilha nós vemos que Louise vai crescendo com um ódio latente de sua irmã.
A narrativa dessa história é muito bem desenvolvida,os personagens são bem desenvolvidos.Voce ama e odeio os personagens na medida certa.
Esse livro nos mostra como crianças que se sentem abandonadas pelos crescem revoltadas,e nos mostram que é importante tratarmos as crianças iguais.Pois isso molda toda a personalidade e a vida das crianças.
Na época em que li esse livro,lá pra 2006 eu ainda nem sonhava em ser mãe,porém agora eu vejo o quanto esse livro me influenciou como mãe,mesmo sem eu querer.
Ele me fez querer ser uma mãe igual pros meus filhos.
Esse livro tem uma sensibilidade incrível e pungente na sua escrita.
Eu detestei o final,porém esse livro só nos mostra o quanto a vida não é justa,nunca foi.
Um livro praticamente desconhecido,mais com uma história maravilhosa.

AlanaDoia 17/12/2023

Te transporta para a história e te faz refletir sobre a vida
Narrativa envolvente e fluida, levando o leitor a uma imersão na história, que não deixa espaço para tédio.
Joanderson 07/01/2024minha estante
Parece ser incrível

AlanaDoia 13/01/2024minha estante
Miiiito??

Edna 29/01/2020

O ciclo da vida se repete
Autora Chinesa que recebeu duas vezes o Prêmio Newbery nos Estados Unidos e em 1998 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura Hans Christian Andersen, e Autora do Conhecido "Ponte para Terabitia" e "O mestre das Marionetes"

É um livro com um contexto mais adolescente YA, foi isso o que pensei quando iniciei a leitura e aí você se surpreende com a profundidade e apesar de contemporâneo me senti dentro de um Clássico Maravilhoso.

As gêmeas Sara Louise e Caroline, gêmeas que nasceram em uma Ilha chamada Rass, tao diferentes entre si desde o nascimento, a protegida Caroline que quase não sobreviveu ao parto e a forte Louise que já fora esquecida em uma cestinha no dia devido a sua fortaleza não mereceu os mesmos cuidados, ela se tornou uma espécie de faz tudo, a garota que ia pra alto mar pescar caranguejo para prover algum dinheiro extra e claro os mimos para Caroline, estudo de Canto, Piano, enquanto Louise sonhava silenciosamente em conhecer as Montanhas.
??

Em meio à segunda guerra e Louise sofre os conflitos da escasses cada vez mais acentuada.
??
Nas lutas do cotidiano, em trazer o sustento que ela busca no mar pescando siris não em mangues mas no mar, são edições diferentes de caranguejos, com seu amigo Call que rejeitado pelos homens que pescam e não o consideram capaz, então Eles formam uma dupla perfeita.
??
Louise é antenada dentro de suas parcas possibilidades, lê jornais e revistas que chegam à sua mão, tem uma mente imaginativa e conta as histórias para o amigo durante o dia dentro do barco.
??
A história nos comove e nos tocam pela sensibilidade da Autora e nos faz refletir, sobre a coragem, a garra e sobre pessoas que não lutam nada e sempre acabam vencendo de uma forma mágica com pouco esforço e melhor, em um nível de atenção e valores, tão real, e ainda o te choca e te faz perguntar!? Por que? Cruel realidade! Mas a determinação de Sara consegue na adolescência através de suas redações e notas uma bolsa para estudar Medicina e novamente é discriminada pelo Reitor que diz para que ela opte para um Curso de enfermagem, tendo em vista a disputa com os meninos e não a favorecerá, ou seja Ela mudou de Faculdade e terminou o Curso de enfermagem, foi estagiar em uma Ilha no meio das Montanhas e exerceu ali uma espécie de Parteira, enfermeira e porque não chamá-la Médica pois era a única pessoa que poderia ajudar os humanos e muitas vezes até salvar os bezerros que resolviam vir ao mundo em meio à tempestades de neve.

Um livro incrível com um desfecho que da continuidade à vida e amadurecimento pessoal e toda reflexão de uma vida inteira o momento em que Ela faz o parto de um casal de gêmeos é intenso e reflexivo por que enquanto ela se ocupa em salvar a menor o menino ficou esquecido em um cesto.

#Bagagemliteraria
#Resenhaednagalindo
#bookstagram
#literatura
#euamoler
#Duasvidasdoisdestinos
#KhaterinePaterson

isiss0 07/04/2023

Duas vidas, dois destinos ?
Eu esperava bem mais desse livro quando eu peguei na biblioteca pra ler.
Eu achei o livro bem depressivo (coisa que eu não queria ou esperava ler no momento).
O fato dela se apaixonar por aquele veio foi tipo ????.
O final do livro parece que a autora quis acelerar a história e começou a colocar inúmeras coisas que passaram a acontecer na vida de Louise.
Me lembrou um pouco da minha aula de projeto de vida onde fala que se vc tiver um projeto, planejado a sua vida, ela teria dado certo que nem aconteceu com a irmã dela.
E se Louise tivesse feito isso, ao invés de pensar no quanto a vida dela era ruim, ela teria se dado muito bem.

Millena289 22/06/2012

AVISO: TEM UM POUQUINHO DE SPOILER.
Eu não sei nem como explicar esse livro, acho que todo mundo já se sentiu como Louise que achava que a família amava mais Caroline do que ela. A história vai desde o finalzinho da infância ao começo da fase adulta. Mas é focado principalmente na adolescência de Louise, que como qualquer garota, tem paixões impossíveis, que no caso, é o Capitão (como foi apelidado) um senhor já de idade. Em que ela e Call (seu melhor amigo) acabam convivendo bastante, e Caroline acaba se juntando a eles. Quando Caroline ganha a oportunidade de estudar música fora da ilha, Louise se sente ainda mais triste e sozinha, já que Call foi servir a marinha ( a história se passa na segunda guerra mundial). Ela começa a trabalhar com o pai pescador. Até que dois anos depois Call volta muito mudado, deixando aquela aparência de menino 'bobão' e virando um homem (e acaba chamando a atenção de Louise), mas o que ela não esperava é que ele iria chegar com a notícia de que ele e Caroline ião se casar, o que a deixa arrasada. Quando ela se vê mais sozinha do que nunca, uma simples palavra da mãe "Mais", faz com que ela decida tomar um rumo na vida, e é aceita em uma universidade para cursar medicina. E como era um de seus sonhos conhecer as montanhas, ela vai para um povoado chamado Truitt. Onde - pelo que deu entender- foi muito feliz (a autora não deixa isso muito claro).

Minha opinião: Esse livro virou o meu favorito, quando estava em mais da metade do livro, não consegui mais parar de ler e fui dormir lá pra 4:30 da manhã. Só uma coisa me decepcionou um pouco, o fato de Call ter se casado com Caroline, mas acho que isso foi preciso para que Louise tomasse um rumo na vida. Eu acho meio difícil alguém não chorar com certas partes do livro (eu mesma me desabei em chorar e li a última página com uma certa dor no coração). Depois que o Call ficou praticamente adulto, eu só conseguia imaginar ele como o Matthew Lewis, acho que por causa da mudança que os dois tiveram de menino gordinho para um homem lindo :D
Lila 25/03/2013minha estante
O mais interessante é que não é tudo sobre não ter o merecido reconhecimento, é sobre perceber que, por toda sua vida, Louise se apegou ao que podiam dar à ela, sem buscar o que ela queria, se acomodando tanto a ponto de nem notar. O final dele é extremamente significativo, quando ela finalmente entende o porque de seus pais darem tanta importância à saúde da irmã. E ainda assim mostra como ela conseguiu ser feliz, independente de quão pouco ela foi apoiada na infância.
É um dos livros que, embora eu esqueça a história ou seus detalhes, nunca vou esquecer da essência. Só uma dica: outro que despertou sentimentos parecidos em mim foi 'O Senhor Pip'.

Rk 12/02/2023

O livro que acalma minha alma.
Sempre que me deparo triste ao ponto de achar que minha vida não vai pra lugar algum eu assisto Friends. Não por ser a melhor série do mundo, é boa, mas não minha preferida, mas sim pela idade dos personagens, eles começam a primeira temporada com pouco mais de 25 anos, e suas vidas só evoluem pra algo calmo e realmente feliz bem pra frente da série, então está tudo bem, e se não estiver, alguma hora vai ficar tudo bem.
Esse livro me passa o mesmo sentimento, vai ficar tudo bem. A protagonista é apenas uma figurante em sua própria vida. Se passa em uma época de guerra, mas ela não é atingida por ela, existe um romance, mas não é com ela, acontece uma virada boa em uma vida, mas não é com a vida dela, ainda assim tudo acontece ao seu redor e fica tudo bem. Ela se encontra, se diverte, se tora uma pessoa feliz. Fica tudo bem.

Lily 10/07/2011

O melhor!
Bem minha pré-adolescência foi feita desse livro... Adoro a narrativa da autora, o modo como ela descreve lugares e sentimentos, adoro como ela entende a cabeça de uma garota de treze anos, o modo como ela é sensível a coisas... Simplesmente amo esse livro e não me canso de ler!

Julia3031 11/05/2023

O livro é perfeito e muito emocionante, me fez sentir o mesmo que Sara Louise e me revoltar e chorar com cada acontecimento inesperado. É uma escrita sensível e gostosa, amei demais. Me fez refletir muito.
Uma das minhas obras prediletas??????

Deza 11/01/2020

Tocante.
Tem tanto tempo que eu li esse livro, e mesmo assim, o sentimento bom que ele me proporcionou ainda persiste toda vez que vejo algo sobre ele. Lembro do choro, e do amorzinho que senti acompanhando o lado da irmã que narra o livro (não lembro o nome dela, rs). É muito bom para quem gosta de drama, sério.