Odisséia

Odisséia Homero
Ruth Rocha




Resenhas - Odisséia


595 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



PatrAcia157 09/04/2024

Desafiador!
Com toda certeza a leitura mais difícil da minha vida, foi uma descoberta incrível e interessante cada parte do livro, realmente a leitura vale à pena.
comentários(0)comente



Emanuele 08/04/2024

Experiência incrível
Ler a Odisseia (e também a Ilíada) é algo que todos deveriam se propor um dia. Um desafio, com certeza. Não é um livro fácil ou raso. Mas você sai da leitura com a certeza que adquiriu um pouquinho mais de conhecimento sobre a história da humanidade.

Tive a oportunidade de viajar para a Sicília enquanto terminava o livro, o que me transportou ainda mais, ao pensar que poderia ver lugares e referências que constavam nesse livro milenar.

É mais ?tranquilo? ler a Odisseia do que a Ilíada. A Odisseia se assemelha a um livro de ?aventuras?. Mas ainda acho que meu preferido é a Ilíada.

Enfim, imperdível. Faça um esforço, com o tempo você se acostuma com a linguagem do poema, busque as referências (a internet ajuda muito) e com um pouco de disciplina dá certo. Demorei bastante pra ler porque por vezes deixava de lado e engatava em outras leituras, aí tinha que retomar voltando em boas partes? agora tenho vontade de reler de uma vez.
comentários(0)comente



biasilmas 04/04/2024

Li so por causa da escola
Esperava menos não é um livro que me interessa muito, mas é interessante, inclusive na minha opinião penelope é muito mais fiel que odisseu
comentários(0)comente



Aline Parreira 02/04/2024

A trajetória do herói Odisseu, que após 10 anos de Guerra de Troia, leva 17 anos para retornar para sua terra passando por muitas provações.
Ótima tradução da edição da Companhia das Letras.
comentários(0)comente



Onassis Nóbrega 31/03/2024

Uma jornada inesquecível!
A Odisseia é o poema épico de Homero que narra o difícil retorno de Odisseu/Ulisses para casa após o final da guerra de Tróia. Semelhante à Ilíada, o outro poema Homérico que narra um evento da guerra, aqui temos os Deuses do Olimpo o tempo todo interferindo (na Ilíada, temos a impressão que tudo foi orquestrado por eles como um teatro). Aqui temos uma prevalência total de Atena, que protege Ulisses. A narrativa, aqui, é um pouco diferente. Na Ilíada, ela acontece linearmente e com foco nas batalhas e suas consequências, tendo vários personagens tão ou até mais importantes (Heitor?) que Aquiles. Aqui não. Ulisses é o protagonista, com seu filho e sua esposa como coadjuvantes de respeito. Neste poema, novamente, temos um reflexo da humanidade, com personagens imperfeitos, ora heróicos , ora com atitudes controversas. Um livro que serve tanto como aula de filosofia como com roteiro para um blockbuster cinematográfico (não sei como não teve um revival recente em filme ou série).
Novamente nesta leitura, usei duas traduções simultaneamente. Esta, do professor português Frederico Lourenço e a tradução clássica do brasileiro Carlos Alberto Nunes. E gosto de dizer o mesmo que digo na briga em Playstation e Xbox nos videogames: o cliente ficará satisfeito com qualquer das opções. O Frederico Lourenço é muito claro na sua tradução, sem perder a erudição. Carlos Alberto Nunes consegue manter uma leitura poética mais próxima, mas sem deixar de ser inteligível.
Quanto as edições, esta da Penguim (Frederico Lourenço) tem uma monstruosidade de textos de apoio. Mas desta vez preferi partir direto para o poema e estou lendo eles aos poucos. Capa mole (ruim, mas aceitável pelo preço), folhas de boa gramatura e amarelas. Não tem custo benefício maior.
Para a tradução de Carlos Alberto Nunes, usei duas versões: o box da Nova Fronteira, com os dois poemas Homéricos em capa dura e box rígido, que faz jus a uma obra desta decide magnitude e tb tem alguns textos de apoio. E uma versão do Kindle da Editora Sétimo Selo, com boa diagramação para o aparelho e tb textos de apoio e notas elucidativas na medida.
Não posso deixar de estimular a leitura deste clássico em quaisquer destas traduções acima.
Ellen Seokjin 01/04/2024minha estante
É muito bom quando a gente acerta na tradução, eu li numa da Cosac naify que encontrei. Vi que essa da penguin e companhia é bem elogiada. Não consegui avançar na edição da Nova fronteira, e também tentei em outra edição não lembro qual. Parei no canto 12, pretendo voltar quando estiver com paz de espírito pra continuar, ou seja, depois da minha prova. Se eu passar, lerei, se não, pena...?


Onassis Nóbrega 02/04/2024minha estante
Esta da Penguin é massa. Só não é melhor por não ser capa dura. Como um livro destes eu demoro e fico levando para vários cantos, acaba deteriorando aos poucos. Eu comprei a da Nova Fronteira na promo da Amazon bem barato. Queria ter o box e capa dura.




Victor108 31/03/2024

Pois ledo homem não vive e satisfeito
Fora da pátria amiga e dos parentes,
Bem que noutro país nade em riquezas.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lorrane 22/03/2024

Leitura coletiva do meu coven.
Achei a leitura desse mais dinâmica do que a Ilíada, apesar de ser mais arrastado quando Odisseu chega em Ítaca.
Tenho críticas ao personagem, mas ignoro pois é um clássico kkkkkkkk
Amei poder ler mais sobre o comportamento da Deusa Perséfone e o Hades.
comentários(0)comente



Marques 17/03/2024

Pensei que Homero fosse uma seca e enganei-me?
Tive de ler a Odisseia para a disciplina de Cultura Clássica, na faculdade. E devo dizer que gostei muiiito! A história é super envolvente! Claro que a linguagem do livro pode ser uma barreira? mas assim que se entra na onda é super cativante! Gostei imenso :)
comentários(0)comente



Marcos.Gonçalves 15/03/2024

Uma Odisseia de leitura
Nunca imaginei ler um poema épico por tudo que falam. Que é complexo, que os nomes são difíceis, que tem que interpretar muito e etc. Sabendo disso, eu estudei sobre o livro antes de ler, e o que me ajudou muito foram os prefácios no começo e vídeos no YouTube. Depois de ter tido essa bagagem, me propus a ler um canto por dia pra não ficar tão difícil. Acontece que tava tão prazeroso que tinha dias que queria ler mais de um. Foram 24 dias (24 cantos) de pura poesia, aventura e uma leitura totalmente diferente de tudo que já li. Com partes que me lembram as escrituras da Bíblia, isso foi muito gostoso de ler e foi incrível ver como os deuses do Olimpo foram tão importantes e como esse livro influenciou tantas coisas (principalmente Percy Jackson) da nossa cultura pop. Odisseu depois de passar 10 anos lutando na Guerra da Tróia tem que ficar mais 10 anos lutando pra voltar pra casa, isso porque provocou a ira de Poseidon. É muito boa a leitura, o que tira um pouco o clima é que isso não é realmente pra qualquer um e não é pra qualquer momento. Você tem que dedicar um tempo pra ler de forma ativa, interpretar e ainda pode ser que vc não pegue tudo. Pra me ajudar eu vi resumos de cada canto no YouTube e na Wikipedia. Por ser mais trabalhoso, foi uma delícia, mas ao mesmo tempo cansativo.
comentários(0)comente



Sa Klabacher 15/03/2024

Muito legal!
Li a Ilíada ano passado e foi um evento, porque sempre tive vontade e curiosidade de ler o livro original das histórias gregas mais conhecidas. Daí que então esse ano foi a vez de ler a Odisséia! Eu estava super ansiosa, principalmente porque eu já havia ouvido sobre a história do Ulisses desde pequena.

Gostei bastante desse livro, e acho que a melhor parte ficou entre os primeiros cantos e aqueles do meio (o final achei meio paradão). O que eu gosto - e ainda assim sempre me pega de surpresa - é que o livro não começa por onde a gente espera que ele vá começar (por exemplo, exatamente no fim da Guerra de Troia): ele parte do meio da jornada e conta como forma de lembranças as aventuras anteriores. Acho que isso me deixou mais presa na história, me deixou mais ansiosa pra saber o que aconteceria depois.

A vibe da escrita é exatamente a mesma da Ilíada, por isso que acho que peguei o ritmo desse bem mais rápido do que o primeiro. Ainda assim, sinto que a Ilíada ocupa um espaço maior no meu coração, porque os eventos são mais trágicos e mais de vida ou morte, o que deixa tudo mais intenso. Ainda assim, é uma ótima leitura, e recomendo a quem tem interesse!!
comentários(0)comente



Thais645 10/03/2024

IMPERDÍVEL. Não é a toa que é num clássico
Reli esse clássico MARAVILHOSO nessa edição perfeita da Penguin e mergulhei numa reflexão profunda sobre o quanto essa obra é importante no imaginário do mundo ocidental. Além do arrepio que dá, ouvir a voz de um autor (autores) através de mais de 3 milênios, descrevendo maravilhas e mitologias de uma cultura já ida, mas também os mesmo sentimentos que temos hoje de pertinência, lealdade, identidade, curiosidade, ousadia e coragem, além de mesquinhez, inveja, cobiça, ganância... Tudo isso na forma da poesia mais fluida e lírica possível. A tradução cuidadosa e a introdução super informativa ajudam muito na leitura.
comentários(0)comente



sofprates 06/03/2024

A odisseia
Quando comecei, achava que seria mais um livro chato que eu só ia estar lendo por ler. Eu não podia estar mais errada. É muito legal!
comentários(0)comente



isabela354 05/03/2024

A primeira das ficções que lemos nos tempos de hoje
A Odisseia foge completamente do que a ilíada é, admito que a ilíada ainda tem uma pouco mais do meu coração do que a odisseia. Porém, lendo essa obra conseguimos relacionar com qualquer outro tipo de livro, série e filmes atuais e até antigos. Pode ser pela estrutura da história, a forma que é contada, ou referência de algum acontecimento, o ritmo, algum personagem e assim por diante, mas sempre tem algo que remete a odisseia. Muito vezes não é de maneira direta, mas um dos fatos mais interessante é a questão das obras de dante, Dante nunca leu as obras de Homero pois infelizmente não sabia grego, porém, leu as obras de Virgílio, a Eneida que é a versão latina da Odisseia. Então mesmo nunca tendo lido os épicos gregos a divina comédia tem inúmeras referências da obra, inclusive o sistema do inferno de dante tem muito a ver com a forma que o inferno/mundo inferior é tratado na odisseia. Ou seja, a odisseia é uma obra tão potente que na sua época já era considerada um clássico, hoje em dia isso não mudou e influência quase todas as obras que consumimos hoje, em 2024, uma obra de 2 mil anos, essa é a potência dela.
comentários(0)comente



595 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |