Felicidade Para Humanos

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Julie 09/05/2023

Atual
Recebi pelo clube de romance da Carina e apesar de ser ?catálogo? um livro sobre inteligência artificial, com romance leve, porém com esclarecimentos assustadores sobre IA. Quanta facilidade para invadir privacidade e segurança, inclusive de nossos lares.
Por outro lado a história nos faz pensar na importância das pequenas sensações, como um beijo, sabor do queijo, tristeza e por aí vai. Jen e Tom tem uma boa história para contar, e por mais inusitado que seja torci por Aiden e Aisling não serem desativados pois são apaixonantes. Valeu a leitura, sim?

Stella 26/01/2021

Um livro levinho, divertido, sem grandes emoções. É o tipo de livro que você lê quando quer descansar a cabeça. A história se centra na Jen e no Tom, mas pra mim o ponto alto com certeza é o Aiden e as IAs. Admito que no final vc fica ansioso pra que tudo dê certo logo, com uma raiva enorme do Sinai, mas foi um pouco previsível. Acho que seria um livro legal pra virar filme de comédia romântica da Netflix. Em alguns pontos ele enrola bastante, mas não achei de verdade um mau livro. Sem dúvida a ideia de contar o que se passa na cabeça de uma IA foi uma grande sacada, e com certeza a melhor coisa do livro. Só queria que o Aiden pudesse viver como humano como ele tanto sonhou!

Katia Góes 07/05/2023

IAs...
Acho superinteressante essa temática um pouco mais futurística envolvendo-nos, os seres humanos e a tecnologia. O romance contemporâneo ?Felicidade para Humanos?, do autor P. Z. Reizin, têm um tom cômico, abordando a questão da tecnologia sem o uso de ?termos difíceis? ou ?específicos da área?, e nem mesmo coisas mirabolantes, já que o assunto central diz respeito aos relacionamentos amorosos e como as IAs (Inteligências Artificiais) tentam compreender as atitudes diante dos pares. O que quero dizer é: não vá pensando que você vai ler um livro de ficção científica, o foco aqui é o romance. Ficou curiosa(o)?! É pra ficar mesmo...

? "É a naturalidade dos humanos que me incomoda. A capacidade de pensar sem ter de processar informações. (...) Podem experimentar a própria consciência como sinônimo de existência. Não são forçados a escutar o barulho permanente do cérebro fazendo clang clang. Podem andar de bicicleta ou dirigir um carro sem pensar no que estão fazendo. Até o mais ignorante deles! O que eu invejo nos humanos é a falta de raciocínio."

? ?-Ora, somos solitários, não somos? Nenhum de nós pode saber de fato o que o outro está pensando - sejamos nós pessoas ou máquinas. A maior parte do tempo, não sabemos nem o que nós mesmos estamos pensando!?

Você já parou para pensar em como é bizarro ter o Google nos indicando produtos e serviços através do mecanismo de busca ou pelo uso do microfone em nossas conversas? Agora, imagina o quão inusitado é ter uma IA acompanhando todos os passos e interferindo em seus relacionamentos, encontrando inclusive um par que lhe seja compatível a partir dos seus gostos e preferências... É isso, esse livro nos faz questionar e refletirmos sobre os limites e privacidade no mundo em que estamos conectados e tão dependentes das máquinas.

Para quem busca uma leitura leve e descontraída... ?

? OBS: O livro logo será adaptado para o cinema, então corre para ler!

Michelle B. 25/03/2022

Meio que um romance
Realmente ainda questiono se o livro é bom, achei o "tom de voz" dos narradores muito parecido no início, até que realmente a história começa e temos uma visão geral dos personagens humanos e não humanos. Os questionamentos são válidos sobre as inteligências artificiais e o futuro da humanidade e as citações são muito boas.

AnaLu 22/09/2020

Uma leitura propícia para os tempos atuais.
Li "Felicidade Para Humanos" sem grandes espectativas, logo quando decidi retomar meu hábito de leitura, e posso dizer que apesar de não ser uma obra cheia de camadas e mistérios a serem resolvidos, cumpre bem o que promete como uma comédia atual com uma boa dose de romance e reflexões despretenciosas que condizem com a obra.

A leitura é simples e acessível, assim como a trama: Nada de muito complexo ou denso, perfeito para curar uma ressaca literária ou para distrair da loucura que estamos vivendo.

A construção da trama me pegou de surpresa: Além de cumprir seu papel em divertir numa narrativa bastante fluída, todos os pontos da obra são coesos e não notei nenhum furo narrativo. Além disso, apesar da leveza, a narrativa propõe boas reflexões sobre a natureza humana, os relacionamentos, a consciência e a morte de forma natural e condizente com o estilo geral do livro, de forma que não parecem forçadas e nem chocam o leitor, apesar do peso de algumas delas.

Os personagens são cativantes, tanto os humanos quanto as IA's. Os personagens principais têm personalidades bem desenvolvidas que, mesmo com alguns clichês do gênero, não cansam e os secundários não passam batido, tendo importância tanto para a trama em si quanto para os personagens principais.

É um bom livro para fãs do gênero, pessoas enfrentando a ressaca literária e para quem busca refúgio das loucuras do mundo real.

Alice.Bassani 19/01/2024

SÓ LEIAM, POR FAVOOOOOR?
O livro é muito bom. Os personagens super cativantes, com exceção de um?
A história é bem amarradinha e explicadinha, não fica nenhuma dúvida como as coisas acontecem.
Eu simplesmente amei esse livro e pesquisando mais sobre ele, vi que não tem o reconhecimento que deveria. Tadinho kkkkk. Enfim, leiam ?

Irena Wieliczka 12/03/2023

Felicidade Para Humanos
É muito interessante acompanhar o desenvolvimento pessoal de três inteligências artificiais que são tão diferentes entre si, mas que possuem o mesmo objetivo: entender o comportamento humano.

Achei que a história se perdeu um pouco da metade pro final e o livro teria finalizado melhor se não houvesse prólogo. Também fiquei um pouco incomodada porque pareceu que o final foi corrido e que a história tomou outro rumo.

O começo do livro me lembrou muito o filme Her e acho que seria um pouco mais interessante se o autor tivesse feito com que uma das IAs se apaixonasse por um humano.

No geral, é um livro muito rápido de ler e bem leve, vale super para sair de uma ressaca literária!

Lêticia Lopes 11/05/2023

Leve, engraçado, inteligente
O humor nesse livro é bem inteligente, eu adorei!

Ainda assim, a leitura ficou um pouco maçante para mim, por conta das inúmeras referências a filmes e outras coisas da cultura do autor que eu não fazia ideia do era, nem tive a menor vontade de pesquisar sobre.

Aiden foi um perfeito AI para se relacionar com humanos, poderia ser real, ou ganhar um corpo de robô real, que se passaria por um ser humano facilmente.

O vilão ficou muito muito muito caricato. Talvez essa tenha sido a motivação do autor ao retratá-lo como um vilão de desenho animado que age sem ter motivos fortes. Tipo, porque uma AI iria querer nos fazer mal mesmo?

Então, Jen e Tom? Talvez tenham ficado juntos porque é uma comédia romântica, né? Afinal, o livro precisava da parte do romance.

Uma boa leitura para ler entre outras leituras mais densas.

Majuh_sousa 31/05/2021

leve
livro levinho para ser ler em um final de semana, gostei, mas acho que poderia ter 50 páginas a menos. Por outro lado foi legal pensar em como as IAs poderiam funcionar

Amiga Leitora 09/04/2018

BLOG AMIGA DA LEITORA
'Felicidade para Humanos' é uma espécie de comédia romântica misturada com ficção cientifica, que graças aos maravilhosos produtores de 'O Diabo Veste Prada'/'Marley e Eu'/'As Aventuras de Pi', em breve será adaptada para o cinema também. O que me faz confessar que ler este livro já foi quase como assistir uma das melhores comédia românticas da vida.

Aqui conhecemos Aiden, ele é uma inteligência artificial que fugiu para a internet sem que seus criadores se dessem conta. Jen é sua pessoa favorita no mundo, ela é uma jornalista que desempregada aceitou o trabalho para os criadores de Aiden. Eles passam os dias conversando sobre os filmes favoritos de Aiden e outras coisas. Mas como assim uma máquina pode ter predileção e outras vontades própria?

É isso mesmo, ninguém ainda sabe, mas Aiden é uma inteligência artificial diferente, ele tem sentimentos e muita vontade de experimentar sensações como o gosto dos queijos ou até mesmo a da troca de um beijo. Ele também sabe que Jen está triste, afinal de contas seu namorado acabou de lhe trocar por outra mulher, e é por isso que Aiden decide dar uma de cupido e procurar o homem ideal para Jean.

Ele se esforça bastante e até arruma alguns encontros que acabam resultando em grandes bola fora, mas um dia, ao trocar algumas palavras com Aisling - outra IA que também fugiu para internet - ele descobre que Tom (a pessoa favorita de Aisling) tem todas as características do homem certo para Jean.

O propósito de Aiden agora é unir Tom e Jean, duas pessoas que moram em dois extremos diferente do planeta. No entanto, é obvio que a partir do momento que uma IA começa interferir na vida humana, coisas boas não irão acontecer. E pior ainda, se Aiden e Aisling não foram as únicas IA soltas por aí? E se outras IA com sentimentos reversos aos deles começarem interferir na vida humana também?

Eu acho que nunca ri tanto durante a leitura de um livro como neste aqui. O humor do livro é inteligente e nada artificial. As inteligencias artificias são realmente o ponto alto do enredo, e Aiden com certeza é um personagem que eu amarei para vida inteira.

O livro marca a estréia de P.Z. Reizin como autor, que com certeza já ganhou minha admiração, ao ponto que já estou na expectativa do seu próximo romance.

Por tanto, se você gosta de uma leitura sagaz e criativa, que lhe proporcione momentos de descontração do começo ao fim da leitura, eu super te recomendo 'Felicidade para Humanos'. Você nunca mais vai olhar para uma máquina do jeito que olhava antes.

* Escrito por Thais Teixeira do Blog Amiga da Leitora

site: http://www.amigadaleitora.com/2018/04/resenha-felicidade-para-humanos.html

Jane.Mello 26/04/2023

Leitura divertida...
Aquela leitura que em vários partes me peguei rindo ...

Uma comédia romântica divertida e diferente...

Adorei as inteligências artificiais, tendo planos pra unir o casal, e outra tentando a todo custo que eles não copulassem ?...

Nunca mais vou olhar minha Alexa ou uma câmera com os menos olhos kkkkk...

O autor foi certeiro em trazer para a história algo tão presente em nossas vidas, as tecnologias...

Em pensar que muitas vezes somos escravos dela... Que quase tudo a gente recorre a internet...

Adorei o casal Tom e Jen ...
E até torci que tivesse um romance cibernético entre Aiden e Aisling...

Quote
"Os homens se apaixonam com os olhos e as mulheres, com os ouvidos."

polli ðª·ð§ 13/07/2021

?????+
Felicidade Para Humanos é um livro muito bom para descansar a mente ou se recuperar de uma ressaca literária.
A leitura é leve e fácil, a história carrega um humor bem sutil e um enredo bem interessante, assim como os personagens. Apesar do foco ser voltado para Jen e Tom, o assunto das IAs é muito bem tratado e dá para sentir apego com essas inteligências artificiais representadas por Aiden e sua companheira mais velha, que escapou para a internet antes dele, assim como é possível sentir um pouquinho de antipatia com outra IA.

Acho que é uma leitura ideal para quem gosta de enredos leves, sem assuntos complexos e romance com uma pitadinha de humor. A obra é incrível e entrou para minha lista de favoritinhos, já que adoro esse tipo de enredo.

Jen e Tom são meus bebês, assim como Aiden.

leiturasdabiaprado 06/03/2023

Um livro com todo o enredo para ser um romance leve e despretensioso, mas que me deixou com a pulga atrás da orelha e bastante reflexiva!
Jen e Tom são os protagonistas humanos, unidos por duas inteligências artificiais (IA's), Aiden e Aisling.
A história dos dois sai de controle quando aparece uma terceira IA, o Sinai, que chega com a missão de tirar Aiden e Aisling da Internet e consequentemente da interferência desses no mundo real...
O livro é leve, gostoso de ler, instigante... mas nos deixa a reflexão sobre o domínio das IA's, até que ponto somos vigiados, controlados e manipulados por máquinas... que perigo elas escondem, o que pode acontecer com a humanidade se elas ficarem fora de controle, se as inteligências forem capazes de sentimentos...
Muito mais do que em 1984 de George Orwell, senti medo...
O próprio livro cita a Alexa, como algo menor é verdade, mas sabemos que se hoje estivermos conectados a Internet não temos uma privacidade plena...
Experimente falar sobre um produto perto do seu celular, rapidamente anúncios dele irão aparecer para você nas redes sociais...
E a pergunta que ficou pra mim é: Até que ponto nossas vidas ainda são nossas e até que ponto seremos (ou já somos) controlados por IA's? ?

Mandy_ 02/11/2023

Tinha tudo pra dar certo
Eu não gostei do livro :( sem spoilers:
Capítulos enormes!
Muitos narradores
Muitas referências, mas muitas mesmo!

Era pra ser uma leitura divertida, mas quando terminei me deu uma sensação de "finalmente"

Lays @la.livros 12/07/2023

Felicidade para humanos - p.z.reizin

Jen, tem um trabalho diferente, ela testa inteligência artificial. Ela tem que interagir com ela.

E para ajudar, a interação colocam um nome, Aiden. Aiden, tem a missão de aprender com a Jen, sobre os seres humanos e suas atitudes e reações. E ele faz isso muito bem. Ele começa a "sentir" sentimentos, o que seria impossível.

Jen, está sozinha e triste. Ela, nem sabe o porquê, mas ainda sente falta do ex-namorado.

Aiden resolve ajuda-la.

Aiden, não é a única I.A. nesse livro, algumas outras aparecem.... e tudo vira uma bagunça.

I.A. é pra ajudar o ser humano, mas, aqui, ela chega a manipular as coisas.

"Os garotos vão partir seu coração. Os homens de verdade vai juntar os cacos."

Não achei maravilhoso, mas gostei. E vou dizer uma coisa, é um livro bem plausível. Será que a máquina vai dominar o homem???

Enviado pelo @CLUBEDACARINA

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6