Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Quel 06/02/2024minha estante
Não acho que seja só sobre perder a memória. A reflexão que eu fiquei com esse livro foi de como o conhecimento é uma benção e ao mesmo tempo pode ser uma maldição.

Mariiebomfim 06/02/2024minha estante
Eu li muito despretensiosamente esse livro ano passado e fiquei chocada com a perfeição dele!

Carolina.Perdigão 06/02/2024minha estante
Eu AMEI esse livro! Foi angustiante acompanhar a trajetória do Charles, sofri junto com ele.

Alziria 30/05/2021

Assumo que tenho um pouco de dificuldade com ficção científica, por isso nos momentos muito "técnicos" eu fazia leitura dinâmica ?

Apesar disso, não foi um livro cansativo e nem difícil de ler. No início, fiquei um pouquinho incomodada com a escrita, mas logo você entende o quanto isso é importante para a construção do personagem.

Charlie é uma pessoa de muitas facetas e é fácil amá-lo e odiá-lo ao mesmo tempo.
Eu esperava algo diferente, confesso, mas nem de longe esse é um livro ruim.
Ele nos mostra uma realidade da qual, grande parte de nós não está habituada. Abre nossos olhos para um tema tão importante e tão pouco falado.

Com certeza valeu a leitura!
Xxxxzx 30/05/2021minha estante
Um dos melhores livros que já li.

babieayllow 10/03/2021

Eu queru ser intelijente
Primeiramente, Algernon é um rato e não nosso protagonista (acho importante dizer já que eu associei o nome ao personagem).

?Não mimporto muito em ser famoso. Só quero ser esperto como as outras peçoas para poder ter amigus que gostam de mim.?

É um livro que foge um pouco da minha ?zona de conforto literária?, me impressionei por já ser fisgada desde o começo, fazia tempo que não me conectava a um livro dessa maneira. Conta a história de um cara com Q.I. baixo ao ponto de ser considerado um retardado, ele passa por uma experimento aonde começa adquirir crescimento intelectual e nós acompanhamos essa evolução.
Enfim...vale muito a pena!

?eu não tenho nada pra iscrever então vou deichar assim por enquanto... atensiosamente Charlie Gordon.?
Agatha 10/03/2021minha estante
Tô LOUCA pra ler esse livro ???

WilliamAssis 11/03/2021minha estante
Conheci esse livro através do filme.

Pierri 11/03/2021minha estante
To terminando de lar tbm...to achando o Charlie, depois de inteligente, um chato.

babieayllow 11/03/2021minha estante
KKKKK realmente Pierri, teve uma parte do livro que não conseguia entender nada que o Charlie tava falando e sentia a arrogância dele, mas no final vale a pena, triste, porém não chorei.

miriannn 15/03/2021minha estante
esse livro é perfeito!!!! to bem triste com esse final pra falar a verdade... também saí da minha zona de conforto literária e fiquei totalmente entregue a leitura. vale muito a pena!!

babieayllow 15/03/2021minha estante
simmm Mirian, esse livro me marcou esse ano

Jão 22/03/2021minha estante
Quero muito ler essa obra, acho que será uma coisa bem diferente.

aBiscoito 15/05/2023

Flores para algernon
Não lembro ao certo como surgiu meu interesse por esse livro, só sei que gostei da capa e do título, e um dia ele estava disponível no prime reading. Foi minha deixa para finalmente lê-lo.
Tenho até dificuldade em começar a falar sobre "Flores para Algernon", o livro me cativou do início ao fim. Me vi envolvida pelo personagem, por suas dores, suas descobertas, seus amores, alegrias e tristezas. Terminei o livro com um aperto no peito...
O que achei mais interessante de tudo é que essa leitura me fez perceber preconceitos e estereótipos que ainda carrego, mas achava que tinha desconstruído.
Meu único incômodo são os termos utilizados, como "retardado", mas entendi o porquê disso.

"P.S.: porfavor si você tive uma opoturnidadi colo qui umas flores no tumulo du Algernon nu quintau.
Canoff 15/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha. É uma resenha curta mas aparenta estar munida de muita sinceridade.

Lu Eckert 15/05/2023minha estante
Doida para ler esse?

Marcely 15/05/2023minha estante
Chorei horrores lendo

anpanjulia 22/01/2022

Muito bom!
"Flores para Algernon", apesar de antigo, consegue ser acessível e fácil de ler. A história tem uma temática muito interessante e aborda a deficiência e como ela é vista em sociedade - preocupante que ele seja atual nesses aspectos.

Ler a história sob o ponto de vista do Charlie conforme ele tem as experiências e vê sua vida mudar é muito interessante e torna a leitura bastante fluida. Sendo dividido em relatórios de progresso a respeito da vida do personagem faz com que você não consiga largar o livro. Porém, também torna essa leitura bastante triste.

A citação no começo te prepara para o que a história contém, mas, ainda assim, acho que é impossível você não se emocionar ao acompanhar Charlie tão de perto enquanto torce e vibra e sente desesperança e medo junto com ele.

Recomendo muito.

Cinara... 24/09/2020

" É fásil ter amigos si você dexa as peçoas rirem de você. "

Que experiência! Um livro favorito da vida!
Mateus 05/05/2021minha estante
Gente.. como eu não comecei esse livro antes.. é muito bommmm

Cinara... 05/05/2021minha estante
Mateus agora que eu vi faz 7 meses que eu li, mas parece que foi ontem! Realmente essa leitura me marcou muito! Livro incrível!

Cleber 14/04/2023minha estante
????

Derso 10/05/2023minha estante
Amei a resenha, fiquei com vontade de ler agora.

Rayane 18/01/2023

Dor e sofrimento!!!
Terminei o livro querendo dar um abraço no Charlie e falar que vai ficar tudo bem. Chega uma parte em que a leitura fica um pouco chata, quase me fez desistir da leitura, mas o Charlie me cativou demais. Foi muito interessante participar de toda a descoberta e autoconhecimento junto com o Charlie. Adorei o jeito como a narrativa é escrita, de forma que se torna nítida a evolução e o retrocesso do personagem. No início vemos toda a inocência do Charlie no jeito como ele vê a família e seus "amigos". É de partir o coração saber como ele foi humilhado e desprezado e não conseguia enxergar isso. Porém, depois do experimento se torna muito interessante a forma como ele perde essa inocência e começa a enxergar a maldade nas pessoas e tudo de mal que faziam pra ele. Também amei a maneira como foi descrita a batalha interna para desvendar seus próprios sentimentos em relação a sua vida, sua família e seus relacionamentos, onde ele percebe que apenas a inteligência, que era algo que ele possuia uma determinação tão grande pra conseguir, não era nada sem afeto. Terminei o livro completamente devastada!
Ryou 18/01/2023minha estante
Esse é daqueles livros que te fazem ficar olhando pro nada, apenas pensando no que acabou de ler

Ryou 18/01/2023minha estante
Você deu a mesma nota que eu, apesar de ter avaliado pontos diferentes. Interessante ?

Rayane 19/01/2023minha estante
Só tirei uma estrela pq teve uma hora que a leitura se tornou muito maçante pra mim. Então apesar de ter gostado bastante do aspecto geral do livro, quis ser fiel ao meu eu enquanto estava lendo hahaha

Caroline 03/09/2023

Flores para Algernon é uma reflexão poderosa sobre o que significa ser humano, sobre a fragilidade da mente e a importância da compaixão e empatia. É uma obra que provoca reflexões profundas sobre a natureza da inteligência e a natureza humana.
Deise.Maria 03/09/2023minha estante
Um classico

booksrach 17/06/2021

tristeza profunda
Muito bom o livro entrei em depressão e estou chorando muito, cogito de verdade o suicídio depois desse final. Quanta tristeza :)
camila.person 17/06/2021minha estante
Quanta tristeza.... Adorei ?

cellybooks 17/06/2021minha estante
KAKAKAKAKAKAKAAK DOR = 5 ESTRELAS

Marsha 17/06/2021minha estante
Ahhh a última frase desse livro é tão.. ?

Wagner 17/06/2021minha estante
Um dos meus livros preferidos, mas que dó.

straccietella 17/06/2021minha estante
//adicionando a tbr

Andre.28 25/04/2020

Aprendendo a Chorar: Uma História Sobre Os Valores Humanos
É difícil começar qualquer texto para falar desta história. Raros são os livros que lhe retiram as palavras do leitor, preenchendo a emoção com o desconcerto de um silêncio de muitos significados. Uma narrativa que toca seu coração e vai mexendo com o emocional, te fazendo enxergar um choro de uma forma diferente. É aprender a chorar e entender valores. Então nesse silêncio eu passei muito tempo pensando nesse livro. Refleti por horas até ter a noção do que escrever sobre “Flores Para Algernon”, livro escrito pelo aclamado escritor estadunidense Daniel Keyes e publicado em 1966. Esse livro tem todas as características de um clássico sensível: inovador, provocativo, emocionante, sagaz, com um repertório contrastante de emoções. Esse livro representa uma essência, o valor do ser humano, do contradório, do existir como um ser real, com sentimentos que tem valor e que merece respeito independente de sua condição cognitiva. Eu fiquei chocado, tocado, e profundamente emocionado com a escrita e a história desse livro.

Voltando-me um pouco para a história do livro, a narrativa conta a história de Charlie Gordon, um homem de 33 anos de idade que sofre de problemas mentais. Ele trabalha na padaria do Sr. Donner, e sofre com as crueldades de seus colegas de trabalho: Frank e Gimpy. Charlie estuda numa escola experimental para alunos com necessidades especiais que fica na Universidade de Beekman, onde a professora Alice Kinnian ensina. Alive sugere a Charlie uma cirurgia que faz parte de um projeto experimental do Departamento de Psiquiatria da universidade que visa aumentar o Q.I.. Através dos doutores Jay Nemur, Harold Strauss e do seu assistente Dr. Burt Sender Charlie passa pela cirurgia de “injeção de enzimas” que aumenta sua inteligência e consequentemente lhe dá consciência do mundo, transformando-o em um novo homem. A pesquisa antes testada em diferentes cobaias animais teve como exemplo quase igual no ratinho Algernon, que também passou pela mesma cirurgia de Charlie.

Os conflitos de Charlie após a cirurgia aumentam na mesma media da inteligência. Temos nessa parte a representação do Charlie atormentado pelo passado, o seu antigo “Eu” que sofria de problemas psicológicos, abusos dos pais, bullying dos colegas, crueldade da irmã. Tudo volta em flashes do passado. A sua percepção de que era ridicularizado pelos colegas de trabalho, pelas garotas que o transformavam em motivo de chacota e gozações é agora entendido por esse Charlie. Na medida em que o Charlie fica mais inteligente e toma consciência das coisas mais ele fica distante das pessoas, isolado, preso em sua inteligência. Um arquétipo típico da solidão. “Saber é também calar-se, é desalento.” A separação dos “dois Charlies” permite que ele tome consciência de sua humanidade, colocando a sua inteligência num patamar que não ultrapassa os valores sentimentais do ser humano. Somo seres humanos independente de nossas condições.

Ao apontar a desumanização da pesquisa e do experimento ao qual foi submetido, o Charlie inteligente entende que sua vida vai além da sua inteligência. Seu amor pela professora Alice Kinnian, e suas experiências com Fay o fazem entender o valor do amor. Ele também que o procedimento cirúrgico tem um fator regressivo. Algernon sofre com a regressão de sua mente e morre. Algernon é enterrado no quintal da casa onde Charlie vive, e ali se cria um vínculo simbólico da vida e do declínio mental do Charlie inteligente. O homem gênio vai paulatinamente perdendo a lucidez, a capacidade raciocínio complexo e retornando a condição de homem com problemas mentais. Ele perde o elo de sua inteligência, mas por incrível que pareça mantém seu elo de consciência emocional.

O livro é narrado em 1° pessoa e começa com erros de ortografia, concordância verbal, coesão e etc. Esses erros representam a forma como o Charlie com problemas mentais tinha suas próprias dificuldades de se expressar e tomar consciência daquilo que vivia, muito embora esses relatos ressaltem a visão simples e relativamente feliz da vida humana desse homem. Aos poucos vemos a narrativa mudar, tomar ares intelectuais em uma linguagem mais apurada, modificando-se na medida em que Charlie cresce intelectualmente e depois ao passo que retorna aos erros quando regride ao estagio inicial de sua mente. Um livro que toca profundamente pelo apelo ao fator humano da ciência, da verdade de ser quem você e do respeito que você merece. São coisas que rendem mais do que uma resenha. São coisas fundamentais da vida. As flores para o ratinho Algernon são a visão simbólica de que somos mais do que mentes e corpos. Nós somos humanos, sentimentos. Nós prescindimos a matéria, somos essência e sentimentos. Somos busca; essência desses valores humanos.

Ari Phanie 25/04/2020minha estante
Fico mto feliz que tu tenha gostado do livro e ele tenha te tocado profundamente. Acho q o propósito era esse, e se fosse diferente, seria péssimo. Ótima resenha, à propósito. *-*

Andre.28 26/04/2020minha estante
Obrigadoo

ray9 29/09/2021

"Inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma".

Incrível! O livro é inteiro narrado pelo Charlie através de relatórios, uma escrita muito fluída, uma delícia de acompanhar. Você desenvolve um carinho pelo personagem e sofre junto com ele (e com Algernon, claro). Uma história muito interessante, porém muito triste. Me emocionei com o final. Vale super a leitura!

joolivis 30/01/2022

Tocante, lindo e doloroso. Flores para Algernon deveria ser uma leitura obrigatória para que as pessoas percebam o poder e a importância da empatia.
geovanna 30/01/2022minha estante
concordo demais!!!