Grécia e Roma

Grécia e Roma Pedro Paulo Funari

Resenhas - Grécia e Roma

Caroline 04/07/2022

Bastante interessante e muito bem resumido!
Grécia e Roma de Pedro Paulo Funari, faz parte da coleção "História na Universidade" da Editora Contexto .

Dividido em duas partes, uma dedicada a Grécia e outra a Roma, este livro aborda os vários aspectos destas civilizações antigas desde a sua formação, passando por temas como mitos e religião, cultura e arte, filosofia, política, expansionismo, entre outros, que possuem grande influência nas civilizações ocidentais contemporâneas. Tal questão "Quando deixamos mesmo a Grécia e a Roma antigas, se, de muitos modos, elas estão conosco até hoje?!" norteia cada tópico apresentado.

É inegável a herança sociocultural deixadas para nós pela Grécia e Roma antigas, nossa linguagem e escrita, nossa forma de fazer política e viver em sociedade, nossa arte, arquitetura, costumes e tradições, muito advém de tais civilizações.

Leitura interessantíssima, rica em imagens. Recomendo ao público em geral, qualquer um que se interesse pelo tema com certeza vai gostar e aprender muito com esse livro. Ao final há ainda sugestões de leituras e linhas do tempo.

Cupom de desconto 25% off no site da Editora Contexto: CarolineT25

Papareia dos Livros 03/04/2021

Dinâmico e Contextualizado
Eu gostei bastante da quantidade de informação inserida pelo autor, claro, é tudo meio introdutório nada muito aprofundado mas traz muitas informações importantes para contextualizar essas duas grandes civilizações.

site: https://papareiadoslivros.blogspot.com

felipe.demattos.94 15/08/2022

Ótima introdução
A nota só não é maior pornse tratar de um livro enxuto, ainda que muito bem escrito.
A ideia do livro é passar, de forma introdutória, sem se aprofundar, a história antiga, mas sem excluir nenhuma de suas passagens.
Vale a leitura.

Léo 28/03/2024

Uma ótima introdução à Antiguidade
O livro do professor Funari é uma ótima introdução à História Antiga, mais especificamente sobre Grécia e Roma. A obra vai falar de aspectos políticos, culturais e sociais, sempre numa linguagem simples e acessível. Recomendo.
Mel 29/03/2024minha estante
Gostei da resenha, me deixou com vontade de ler!! ?

Léo 29/03/2024minha estante
Vale muito a pena, Mel. ? Ele é curtinho e tá cheio de coisas interessantes. Foi o livro que lemos na introdução de Antiguidade na universidade.

Mel 29/03/2024minha estante
Eu imagino o quanto valiosa é essa leitura. Vou ler mais pra frente. Obrigada pela indicação, Léo!! ?

Bruno Araújo 26/09/2020

Excelente introdução
Livro simples, porém com ótimo conteúdo introdutório a disciplina de História Antiga. Recomendo para graduandos ou entusiastas em História.

Anne 22/01/2021

Grécia e Roma
Para quem gosta de ler sobre o mundo grego e compreender mais sobre as civiliações que se desenvolveram nesse período (Esparta, Atenas até a formação de Roma) o livro Grécia e Roma de Pedro Paulo Funari, realiza com competência uma bela introdução as civilizações clássicas e Roma Antiga.
Em uma linguagem acessível ele amplia e aprofunda o conhecimento adquirido no ensino fundamental e médio usando a estratégia de traçar paralelos entre a atualidade e a antiguidade, realiza questionamentos pontuais com respostas objetivas e direta, assim como, traz as visões de estudiosos referente assuntos.
A divisão adotada por Funari ajuda o leitor compreender e ter linearidade dos acontecimentos (sucessão de povos nas terra da hélade, lutas, conquistas, apogeu e decadência). Descreve o sistema social e como os seus problemas como estes
problemas auxiliaram no desenvolvimento da política e do jurídico, não esquece de falar sobre o papel das mulheres em cada sociedade, dos escravos e como eram tratados em cada sociedade, a abertura dos mesmos para as influências estrangeiras, ou não no caso de Esparta. o desenvolvimento da arte, da cultura, religião e escrita.

Thiago662 05/05/2024

Extremamente didático, aborda os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais da Grécia e Roma antigas. Bibliografia necessária aos professores de História.

Andre.Santana 25/01/2022

História Concisa da Antiguidade
Qual o sentido de estudarmos a Antiguidade em pleno século XXI? O que a cultura clássica tem a ver com a gente? A resposta reside no fato de a Antiguidade estar muito presente no nosso cotidiano: no Direito, na estrutura de pensamento dos intelectuais modernos, na estética, na língua, na política. Enfim, culturas, que poderiam estar circunscritas a uma época longínqua, atravessaram séculos, forneceram subsídios e matéria-prima para tantas outras culturas. O historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari nos brinda com um painel amplo, instigante e claro dos principais temas das civilizações clássicas, da mitologia grega à escravidão, das formas de pensar as relações homem-mulher às estruturas políticas, das manifestações artísticas aos espetáculos de violência, das primeiras colônias gregas ao surgimento do cristianismo. Sendo o passado dos antigos gregos e romanos componentes inevitáveis de nossas instituições, valores e padrões atuais, a leitura deste livro é fundamental para todos os que pretendem se situar como membros da comunidade humana.

Evellyn339 13/02/2023

Uma boa base
O livro é sensacional para quem busca uma base para se aprofundar no tema.
No final, o autor deixa uma lista de referências bibliográficas nacionais e internacionais.

Duda 13/03/2023

Mais um livro do Funari para a conta! Adoro a escrita dele e como ele explica as coisas de forma fácil. Se você tem interesse em começar a ler mais sobre, os livros do Funari são uma ótima pedida! De escrita fluída, com vários exemplos e imagens que auxiliam no compreendimento, você pode facilmente viajar pela Grécia antiga e conhecer mais sobre sua cultura, política e religião, da mesma forma acontece com a Roma Antiga, desde seu início até a sua queda.

acho que se tivesse lido com calma na época das provas eu provavelmente teria ido melhor KKKKK ?

arrobasamara 22/10/2023

Grécia e Roma do Historiador Pedro Paulo Funari, ótima leitura de introdução ao tema de História Antiga, ou como no meu caso; ótimo pra ajudar a montar aulas, organizar o conteúdo, levar uns detalhes a mais sobre o cotidiano romano. tem muita fonte histórica pra poder levar pra dentro de sala também. ✨⌛📖

Isabelaassousa 01/02/2023

Muito bom e muito simples
Creio que para um leitor neófito sobre as civilizações clássicas, seja um livro de grandes revelações. Porém, para quem já tem um grande conhecimento acerca da Grécia e Roma ele simplesmente te fará uma espécie de "resumo".

Muito bem escrito e ressalta com clareza como a cultura desses dois povos impacta até hoje e com muita força, nossa cultura ocidental.

Fernando.Lovato 27/07/2023

Excelente resumo (para relembrar conceitos)
--> Pontos positivos:
. Linguagem acessível, uso de imagens ilustrativas e citações coerentes.
. Vai direto ao ponto pretendido no título da seção/subseção.
. Pedagógico
. Excelente para quem já estudou a fundo o assunto e precisa relembrar para fazer um trabalho de escola ou preparar uma aula.

--> Pontos negativos:
. como a obra é um resumo, muitos detalhes/fatos importantes ficam de fora ou são tratados superficialmente .
. a cadeia causal dos eventos históricos não é bem explicitada o que abre uma margem para que alguém leia o livro como uma coletânea de informações soltas.