As cidades invisíveis

As cidades invisíveis Italo Calvino

Resenhas -

Alberto.Tisbita 18/08/2023

Espelhos em negativo
Peço licença para não apenas resenhar esta obra em primeira pessoa, mas também para atribuir-lhe estrelinhas sob esse viés. Isso porque a experiência de leitura de As cidades invisíveis é incontornavelmente pessoal, em virtude da profusão de metáforas que podem carregar significados tão diversos a ponto de tocar desde a sustentabilidade até o existencialismo.

Somente quando tocado, o leitor poderá contemplar do alto os telhados antenas claraboias jardins tanques que prescindem de vírgulas, ao aterrissar nos aeroportos do império mongol. Há algo de muito profundo tocante sublime na estrutura urbana de Calvino que não pude alcançar: algo que me revela o quanto posso estar demasiadamente embebido em Von Humboldt e Milton Santos.

Constatando-se que não há linguagem sem engano, não haverá paradoxo em admitir que a forma de tais cidades, fruto do desejo, molda o contínuo delgafo oculto medo que lhes acomete. Elas, inverossímeis demais para serem fictícias, possuem grande parte do que é necessário para existirem, enquanto as que subsistem em seu lugar existem menos.

Deghety 19/01/2018

As Cidades Invisíveis
As Cidades Invisíveis
Italo Calvino
Companhia das Letras

Em As Cidades Invisíveis o lendário Marco Polo descreve para o imperador Kublai Khan de forma poética e fantástica as cidades que visitou.
As descrições dessas cidades são feitas com uma narrativa que as humaniza, tornando as cidades e seus respectivos habitantes um só ser.
Quando comecei a ler o livro julguei que seriam relatos técnicos quanto a estética e características das cidades, no entanto são fantasiosas, distópicas e surreais, salvo em alguns raros momentos em que se é possível imaginarmos as cidades como conhecemos.
Marco Polo de Italo Calvino me fez lembrar de um personagem infantil dos nos 90, o Jaca Palladium da Tv Colosso. Kkkkkk
Mas é uma leitura agradável e interessante em suas simbologias.
???