Órfãos do Eldorado

Órfãos do Eldorado Milton Hatoum

Resenhas - Órfãos do Eldorado

><'',º> 19/12/2018

"Em Órfãos do Eldorado, Hatoum abandona a temática da imigração sempre recorrente em suas narrativas e aposta na relação entre os mitos amazônicos e a vida. Nessa obra ele apresenta duas características muito importantes do mito: a primeira refere-se ao fato de abrigarem-se na memória coletiva dos povos, sendo percebido com semelhanças em diferentes culturas; a segunda, ao fato de serem levados a outro continente no processo de colonização. Como ele próprio comenta no posfácio de Órfãos do Eldorado: “Mitos que fazem parte da cultura indo-europeia, mas também da ameríndia e de muitas outras. Porque os mitos, assim como as culturas, viajam e estão entrelaçados. Pertencem à História e à memória coletiva” (Hatoum, 2008, p. 106). Nota-se, portanto, que o mito, apesar de possuir particularidades em uma determinada região, não é material exclusivo desse
espaço, ele viaja e alcança outros povos, envolve-se em distintas culturas, sendo sempre readaptado e reelaborado em novos contextos culturais.

A narrativa de Órfãos do Eldoradoé entrecortada por mitosindígenas da região amazônica. Uma novela cuja leitura flui como a correnteza de um rio e que se inicia quando, numa cidade à beira do Rio Amazonas, um passante vem para descansar na sobra de um jatobá e se dispõe a ouvir as histórias de Arminto, um homem velho, pobre e supostamente louco."

Trecho do artigo "O ENTRELAÇAMENTO DE MITOS EM ÓRFÃOS DO ELDORADO, NARRATIVADE MILTON HATOUM", de Liozina Kauana de Carvalho Penalva & Lorena de Carvalho Penalva.

site: www.abralic.org.br/downloads/e-books/e-book19.pdf

Haunyed 22/08/2018

Baita leitura
Hatoum nesta pequena novela é bem aquilo que queremos de um drama em manaus. As lendas, mitologia, os sabores do nosso norte, um outro brasil, mas ainda sim tão brasil quanto poderia ser. A velha história do confronto pai-filho. O nosso narrador foge tanto da figura do pai que em alguns momentos segue sendo a sombra do mesmo. Uma obsessão por um amor não resolvido, e poder da auto destruição. Tudo isso marinado e bem temperado no regionalismo amazônico, rico e saudoso.

João Luiz 21/11/2017

Nas margens do rio Amazonas, Arminto filho de um rico e poderoso, vai viver uma paixão que fará com que ele perca toda a fortuna do pai. Com reviravoltas, toques de humor, drama e várias lendas e mitos da região. É um ótimo livro com uma leitura fácil e que flui muito rápido!

Claudia Sanzone 11/06/2009

Resumo da obra (os quatro primeiros livros) do escritor está em: