O Pássaro Encantado

O Pássaro Encantado Eliane Potiguara

Resenhas -

@esselivrotemhistoria (ig) 11/07/2021

Para além  do dia 19 de abril, precisamos apresentar diversidade literária para nossos pequenos. Essa vem acompanhada de diversidade de culturas e costumes e enriquece nossa visão de mundo.

? O pássaro encantado
?Eliane Potiguara
?Aline Abreu
?@jujubaeditora_

Um livro que nos lembra as lendas dos seres encantados e espiritos das florestas e dos rios. O encontro da Ave Encantada com a Avó, a Grande Mãe da Terra.
A avó representa a mulher sábia que detem o conhecimento da história de um povo. O grande pássaro é  a ancestralidade, memória e costumes dos povos indígenas.

E ao final do livro o respeito da editora ao povo Potiguar, com suas danças, expressão da espiritualidade e cultura, o toré. Ainda  contextualiza a relação  de amor e respeito com os anciãos que transmitem a cultura, tradição e a língua.

Ela se escreveu para https://iberoamericasocial.com/mulher-defensora-da-natureza/ (por favor, leia na íntegra)

"Toda minha família, extremamente empobrecida, imigrou das terras paraibanas para Pernambuco por ação na neo-colonização do algodão(1922) e depois para um navio sub-humano para o RJ, (...)um índio muito velhinho e cego foi que se lembrou dessa história, em 1979, na Paraíba. Nasci num gueto formado por indígenas e judeus imigrantes da 2ª guerra Mundial. Minha família morou literalmente nas ruas, no Mangue numa área de prostituição perto da Central do Brasil. Eu dormia num baú que um português nos deu , por causa das ratazanas que vinham morder meus pés. Fiquei enclausurada vários anos num quarto na minha infância e quando via o sol desmaiava. O cômodo era sombrio, o banheiro imensamente sujo, cheio de insetos e cheio de limo.Eu tive anemia profunda e tuberculose. Tive tumores no super-cílio e no mamilo, curados com visgo de jaca, teia de aranha e minhoca amassada, mistura essa realizada pela sabedoria de minha avó. Tenho esse cheiro até hoje no meu olfato! A única coisa diferente era a educação, a espiritualidade e o amor que eu recebia de minha avó, mãe e tias indígenas. Elas me cobriam de amor, afeto e me protegiam contra a sociedade, que as discriminavam. Me tornei escritora com 7 anos, escrevendo as cartas que vovó analfabeta ditava para mim.  Minha família não conseguiu ficar comigo. Quando fiz 8 anos fui para a Funabe, fiquei pouco tempo, porque logo minha família banhada em lágrimas me retirou de lá, quando me encontrou imunda, cheia de piolhos, chatos e fedendo como carniça e em pele e osso, roupa rasgada, descalça, quase morrendo de anemia. " ( texto ajustado)
Para conhecer mais: www.elianepotiguara.org.br

#povopotiguara #potiguara #povosindigenas #literaturaindigena #acnestralidade

Biblioteca Álvaro Guerra 25/05/2018

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788561695538

Archie 24/07/2021

Sensibilidade ancestral
Um livro curto, delicado e cheio de muito amor. Conta a simples história de crianças que estavam brincando e ouviram o som estranho de um pássaro. Então a avó começa a contar de onde vem esse som - e o resto é história.

A riqueza se encontra justamente nesse lugar de contadora de história que é privilegiado nas anciãs indígenas. Sinto que tem toda uma vida ligada com a Terra e com a natureza que é passada de geração em geração. Senti como parte filha dessa terra, com uma avó contando suas histórias pra mim. Recomendo demais a leitura!

Gi Gutierrez 25/08/2021

O pássaro encantado
Eliane Potiguara é descendente potiguara nascida no Rio de Janeiro, aprendeu com a avó as histórias e tradições do seu povo. Hoje contribui para eternizar sua cultura por meio dos seus livros. Com eles vai se tecendo o fio de suas memórias e as do seu povo. Em "O pássaro encantado" nos brinda com a intensa relação da comunidade com seus anciãos e seus antepassados. É dessa relação sagrada com avós e avôs que a ancestralidade indígena se mantém viva.

Carla.Cristine 15/10/2023

Uma história perfeita! Sobre luto, ancestralidade, cultura e sobretudo, sabedoria e amor! O tanto que é importante ouvirmos os relatos dos que vieram antes de nós

Solar 03/04/2024

O Pássaro Encantado
O Pássaro Encantado é um livro infantil e ilustrado que conta a história da ancestralidade de um povo indígena. De uma forma curta, lúdica e simples o livro consegue narrar de uma forma acessível para o entendimento de crianças, um assunto de extrema importância para a cultura do nosso país.

Recomendo!?