2010: Odyssey Two

Arthur C. Clarke

Resenhas - 2010: Odyssey Two

Diego 21/10/2021

Ual!
Gostei? Gostei muito! Fiquei e ainda estou curioso pela continuação de 2001 Uma Odisséia no Espaço e esse volume 2 só aumentou minha curiosidade. Algumas partes da narrativa são mais lentas, mas na maioria do tempo o livro te amarra. Ficção científica? Pode apostar! Aqui a ideia vai pra bem longe da realidade que eu-leigo-de-tudo poderia imaginar por conta própria. Por isso adoro o tio Arthur C Clarke! Acho que se fosse em Português eu teria entendido melhor algumas coisas, mas se seu inglês é intermédio como o meu, vai entender bem o contexto. Lerei novamente no futuro.

Lili Machado 24/10/2011

“Meu Deus, está cheio de estrelas!” David Bowman
Continuação do livro/filme 2001, uma odisséia no espaço, o romance relata acontecimentos após o evento trágico da nave Discovery, ainda sem conhecimento do destino do astronauta David Bowman ou do que havia causado a avaria no supercomputador HAL. Suas últimas palavras: “Meu Deus, está cheio de estrelas!”
Uma nave mista de americanos/russos é enviada ao encontro do que restou da Discovery em busca de respostas. Entre eles, o próprio idealizador da supermáquina, Dr. Chandra.
O próprio Bowman surge durante o texto, relembrando suas últimas experiências na nave e o encontro da cápsula prisão do tempo em que fora encerrado. Também ele vai ao encontro de parentes e amigos que deixou na Terra, sob forma espiritual.
O confronto Discovery/Leonov (Bowman/Floyd) e o surgimento de um novo astro, Lúcifer, é surpreendente. Além disso, traz apenas o início das formidáveis seqüências de 2061 e 3001.