Juno & Jupiter

Juno & Jupiter Clare Nunes

Resenhas - Juno & Jupiter

Ley 27/11/2018

Uma nova distopia viciante
O que você acharia de uma grande crise que fez o mundo virar de ponta à cabeça? Esse é o mundo que a brilhante Clare Nunes criou. Juno e Júpiter é um conto de 60 páginas lançado pela editora Pendragon recentemente.
Júpiter trabalha num circo como manipulador de fogo. Ao visitar uma cidadezinha pacata, ele conhece uma certa moça em circunstâncias um tanto peculiares. Ambos se apresentam com nomes falsos.
A relação deles é instável e ao mesmo tempo empolgante, ambos não conseguem ficar longe um do outro. Num desses encontros, algo terrível acaba acontecendo e eles tem de fugir juntos. É aí que vemos como realmente anda o mundo.
Eles não tem para onde fugir pois o mundo não é mais o mesmo. Vemos um mundo sem distinções de áreas, lugares sem nomes, algo totalmente anárquico.
Notei também que ao criar esse mundo totalmente destituído de tudo que conhecemos, a autora pode ter se espelhado na realidade em que vivemos. O que me fez pensar: ?é essa realidade que viveremos se não tomarmos consciência das nossas ações??.
Além dessas reflexões, há também a complicada relação entre os personagens, o romance um tanto peculiar faz do conto um dos mais bem construídos.