A Mansão Hollow

A Mansão Hollow Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - A Mansão Hollow

Paula 17/04/2021

Ainda não sei o que pensar sobre esse livro. A trama, o crime e os personagens são ótimos, mas a maneira que a Agatha narrou não me empolgou tanto no início da leitura. Então para mim foi uma leitura difícil de fazer, meio arrastada, mas os últimos capítulos são ótimos. Minha dica é assistir ao vídeo da Duda Menezes no YouTube sobre o livro para entender mais a história e o que a autora quis trazer para os leitores. No geral achei o livro mediano, mas com um final satisfatório.

Maria 26/09/2022

Demorei para ler porque achei os personagens meio chatos, mas o desenrolar do caso é bem legal. A revelação do assassino é bem legal e surpreendente, achei que fosse outra pessoa.

TAssia19 09/10/2020

Meu primeiro livro da Agatha
Primeiro desconfiei de todo mundo, depois voltei a trás... Amei muito pq todo mundo parecia suspeito e o estilo de investigar de Hercule Poirot é bem instigante. Com certeza vou ler mais livros da autora.

aoki.vane 12/10/2022

Bom, pero no mucho.
Os elementos estão aí: 400 personagens, Poirot, o assassinato. Mas não foi uma leitura interessantíssima.

Qualquer coisa que essa mulher escreve eu acho incrível pela habilidade de me colocar como leitora bem no meio da trama, de bancar a detetive junto.

E foi ai que me ocorreu o fato do Poirot não ter sido bem aproveitado dentro do contexto investigativo. Tenho certeza que foi proposital essa narrativa ter se dado por outro formato, mas é ?Um caso de Hercule Poirot? e aí a Agatinha ficou me devendo.

Paula.Greselli 31/01/2021

Mais um ótimo livro da Agatha
John é um médico, casado com Gerda, esposa dedicada e submissa.
Henrietta é escultora mulher independente,de opinião forte (amante de John)
Verônica é atriz e já foi noiva de John na juventude e pelo que parece o ama tbm.
Todos se encontram no fim de semana na mansão Hollow . Claro houve um crime John foi assassinado próximo a piscina. Foi montado uma cena de crime que não incriminasse ninguém que estava na mansão naquele dia . Mas eles haviam convidado Hércule Poirot para almoçar na mansão naquele dia e ao chegar na piscina naquele dia percebeu que aquilo parecia uma cena montada ,e ele logo desvendou oque aconteceu naquele dia .
Mas uma vez não acertei quem cometeu o crime , Agatha Christie sempre dá um jeito de dispistar , mas posso dizer que sempre a pessoa mais submissa e boazinha sempre tem um gatilho e pode surpreender.

Manu 19/11/2020

Sinto que passei 4 dias na mansão Hollow
Agatha christie faz a gente se sentir dentro da história. Não gostei tanto do final, apesar de não ter imaginado isso, mas amei a leitura e vale a pena!

Bella Negreiros 13/09/2022

Fraco
Sem sombra de dúvidas esse não é o melhor livro dela, eu particularmente amo os livro do Hercule Poirot, mas esse me deixou muito a desejar pois quase não teve investigação dele, ele quase não se fez presente e no final não teve aquela linha de raciocínio maravilhosa que ele sempre narra contando como descobriu tudo, mas lógico que ele já sabia quem era o culpado. Não gostei de nenhum personagem envolvido, achei todos chatos e superficiais, tinha uns que tornou a leitura chata. Porém é um livro muito bem escrito, com um linha de raciocínio ótima, mas não me encantou como os outros.

Andre 04/05/2021

Onde estava Poirot?
Mais uma vez, Agatha.

Rainha do crime, deusa do mistério, musa do suspense e dos plot-twists.

É completamente impossível não se chocar com um desfecho de suas histórias. O clima inglês de meados do século XX de uma Europa em evidência no contexto mundial são perfeitos palcos para o desenvolvimento de um crime elegante no universo da alta sociedade.

Mas, embora tenha sido uma história verdadeiramente impressionante, lê-se nas entrelinhas: onde estava Hercule Poirot?

Apesar de ser uma história do belga, infelizmente a presença dele é irrelevante para todas as partes da história: desde o longo início em que somos apresentados a intimidades não tão relevantes dos personagens, passando pelo desenvolvimento do crime até, por incrível que pareça, seu desfecho. Nesse sentido, a história se perde tentando dar palco a personagens que simplesmente não pesam no roteiro, podendo, talvez, ter tido mais fluidez se Poirot não estivesse, de fato, na trama.

E ainda assim, em ?Mansão Hollow?, Agatha Christie ?pisa?, ?janta?, impressiona qualquer um e mostra porque veio.

Carlinha 25/12/2021

Não diria que foi o melhor livro que li da Agatha, mas não é ruim.
Demorei um pouco pra engatar na leitura por conta da enrolação no começo da história, mas depois queria ler mais e mais um pouco. Ponto positivo também para a escrita da Agatha, o que torna a leitura fluida e prazerosa.

barbs 11/10/2022

Achei esse livro diferente dos outros da Agatha. Tem elementos conhecidos como o Detetive Poirot e o grupo de pessoas envolvidas, mas foram abordados de outra forma. Pra começar eu acho que o grupo foi muito mal aproveitado. Em outras obras sempre tem algum momento que sugeste que todos estão envolvidos de alguma forma no crime (o que geralmente é comprovado no final). Em A Mansão Hollow a história gira em torno de apenas 3 (alem do morto), Henrietta, Gerda e Edward. Os outros basicamente foram figurantes e mal ajudaram a solucionar crime. Inclusive, nem o próprio Poirot auxiliou muito na solução desse crime, ELE MAL APARECEU. Isso nao me agradou, já que eu adoro os livros protagonizados por esse detetive. Apesar disso tudo, esta longe de ser ruim. O ritmo é muito bom, a história tem um quê novelesco e te prende até o final, POREM não é o melhor.

Barbara.Cristinne 08/05/2021

Um bom livro!
Amo o gênero e a escrita da autora, sou uma grande fã. A Agatha nunca decepciona, suas histórias são envolventes e fazem com que você queira saber mais da trama, além da escrita sempre clara, fluida e de fácil compreensão.

Quanto ao livro A Mansão Holow, considerei um bom livro. O ponto mais positivo da leitura, para mim, foi a caracterização dos personagens. Os primeiros capítulos são todos apresentando os personagens que farão parte da trama e eles são excelentes, muito bem construídos, a autora faz com que suas atitudes, defeitos e virtudes os tornem muito reais e suas personalidades muito diferentes, reflexos de suas experiências de vida.

Quanto a trama do assassinato, o ritmo é um pouco lento e as revelações do fim de semana na mansão Holow vão parecendo e se encaixando aos poucos. Entretanto o final surpreende, vários personagens se mostram suspeitos do assassinato mas não conseguimos ter a certeza de quem é o verdadeiro criminoso. O que é revelado no final, com um fim não muito emocionante mas que convence e faz sentido.

O que me incomodou um pouco foi a participação do detetive Hércule Poirot, ele que é sempre indispensável neste livro não auxilia muito o desenrolar da história e aparece como um ouvinte de confissões falsas, sem participar ativamente no interrogatório e nas investigações.

No geral é um bom livro, recomendo, com um final que arrisco a dizer feliz, para alguns personagens que me afeiçoei. Não é o melhor de Agatha Christie no quesito mistério, nas vale muito a pena.

João 08/01/2021

Bom, mas não o melhor
A mansão Hollow é um romance de Hercule Poirot, escrito na década de 1940. O mistério é desenvolvido num cenário luxuoso e enigmático, o que me agrada muito (assim como em Treze à mesa).

Em relação ao enredo, é uma trama excelente, digna de 5 estrelas, mas não é o melhor livro que já li da Agatha. Algumas táticas da escritoras já não me são inéditas, e isso talvez estrague parte da experiência.

A mansão Hollow tem um desfecho atípico, precisamos admitir, e acabei a leitura com a famosa chave de ouro. ?
Ique 09/04/2021minha estante
Eu achei muito legal a construção dos personagens, a maneira calma e detalhada que a autora foi apresentando um a um. O desfecho é muito legal tbm e até mesmo surpreendente. O que atrapalha um pouco, conforme vc disse, é a fórmula batida

João 09/04/2021minha estante
Pois é, o que me agradou foi esse aprofundamento nos personagens que a Agatha não faz em alguns livros. Esse talvez tenha sido o aspecto que mais me contentou

Mirelle 14/12/2020

Não me agradou muito...
De todos os livros que li de Ágatha Christie, este definitivamente, não me agradou. Uma história morna de um evento não muito caloroso, sem personagens destaques, com um Poirot, que se sente enganado por não conseguir desvendar um crime. Durante um tempo, você ainda se prende, pois realmente tem interesse em descobrir quem matou o médico John Cristow, mas depois do assassinato, começa alguns diálogos grandes, sem muita emoção e que não chegam a pista nenhuma. Os personagens, dessa vez, não são empáticos e simplesmente não contribuem para que a história evolua. Gosto bastante da escrita da autora, mas a Mansão Hollow, até o momento é seu livro que eu menos gostei.

Kezices 19/11/2021

Gostei da escolha narrativa de, antes da cena do crime, apresentar sequências anteriores com cada uma das personagens principais, evidenciando características psicológicas que ajudariam a compor o quebra-cabeça posterior da trama. As tensões entre os familiares da trama são um dos elementos centrais, mais do que o mistério em si, o que faz sentido para a história. Gostei do livro!