Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Thaí 13/04/2024

Fui enganada, fui traída...
Neste livro temos Hercule Poirot investigando um caso de homicídio ocorrido há 16 anos. O enredo gira em torno da morte de um homem, supostamente assassinado por sua esposa. No entanto, sua filha, Carla, acredita na inocência da mãe e contrata Poirot para reexaminar o caso e descobrir a verdade. Ao longo da investigação, Poirot entrevista as cinco pessoas que estavam presentes na casa na noite do crime, conhecidos como os "cinco porquinhos", para descobrir o que realmente aconteceu naquela noite.

Me senti muito burra lendo esse kkkk
Jurava que era uma pessoa, mas tava na cara que era outra, e obviamente só percebi no final kkkk
Amei esse!!!
Luiz.Carlos 13/04/2024minha estante
A impressão que eu tenho dos livros da Agatha é que eles são tão viciantes que nem dá tempo de pensar muito bem, pq a vontade de terminar é maior hahahaha

Thaí 13/04/2024minha estante
Verdade ???

Alice 16/03/2021

Rainha do crime
Mais um livro maravilhoso da rainha do crime, eu consegui acertar quem era o culpado, porém a construção dos fatos foi totalmente surpreendente e coerente
manu 16/03/2021minha estante
oii, como você consegue dar a nota e a sua opinião juntas?

Alice 16/03/2021minha estante
Na parte onde vc faz o histórico de leitura, tem a partir de resenha, assim q clica aparece para dar nota e resenha

William LGZ 11/06/2022

Um baita mistério com uma inovadora temática
Uma narrativa bem diferente do que estamos acostumado com Hercule Poirot, mas que amei! A trama conseguiu me despistar com maestria e levar à vários caminhos antes de entregar uma estupenda solução.

Me lembrou bastante "Os elefantes não esquecem", que foi lançado bem depois pela própria autora, pela premissa de resolver um crime tão antigo. Porém achei este aqui bem superior em seu conceito e mistério.

Minha nota só não é a maior porque o final, apesar de ser excelente, não me surpreendeu tanto assim. Olhando mais para trás fica até flagrante a resolução do mistério através de determinados trechos.

Contudo, isso não diminui em nada o quão bom a obra foi no geral, e definitivamente a recomendo à todos que apreciem uma boa história de detetive!

SuAlen.Pawelkiewic 22/01/2024

Como o passado pode influenciar o futuro!
Em "Os cinco porquinhos", Poirot é chamado para resolver um crime antigo. Dezesseis anos atrás, Amyas Crale, um renomado pintor, foi envenenado, e sua esposa, Caroline, foi condenada pelo assassinato.

O enredo gira entorno das entrevistas com as pessoas presentes na casa, no dia do assassinato. Cada uma delas é representada por um "porquinho".

Poirot descobre segredos enterrados, paixões proibidas e rivalidades, trazendo questões relevantes para sua investigação.

A narrativa é rica em diálogos, detalhes psicológicos e revelações gradualmente significativas. Explorando temas de amor, traição e culpa, Poirot desvenda os mistérios do passado.

Confesso que de todos os livros da Agatha que já li, esse foi o que menos me prendeu. Desde o começo peguei quem poderia ser o verdadeiro(a) culpado(a) e acertei. No entanto gostei da história ser construída através de entrevistas retrospectivas ao invés de uma linha cronológica tradicional.

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Deise 03/04/2021

Caí novamente no genjutsu dessa veia ?
Pelo crime ter sido cometido há 16 anos, o livro basicamente é só de interrogatórios longos. Não é um dos melhores que já li dela, mas também não é ruim. O ponto negativo é só os capítulos serem enormes (não gosto de capítulos grande porquê acabo ficando entediada). Enfim, não consegui descobrir quem matou, mas fui enganada direitinho. Tava na cara, mas essa veia manipuladora me fez mudar de ideia kkk?.
Jão 05/04/2021minha estante
Kkkkkkkkk maior diversão é chegar no final e perceber que mais uma vez o golpe veio.

Deise 05/04/2021minha estante
Com certeza kkk

Gabi 27/04/2021minha estante
E eu convencida de que sabia quem era o culpado hahahaha que dó de mim

Paula 27/06/2020

Leitura obrigatória de Agatha Christie!
Este livro está entre os 10 melhores da autora. É envolvente, e nos faz pensar muito em quem pode ser o culpado!
Anienne 27/06/2020minha estante
Amei esse livro!

aline_books 05/03/2023

Os cinco porquinhos.
Dona Agatha é simplesmente sensacional. A genialidade dessa mulher não tem palavras.

Trecho:
- A verdade, mr. Blake, tem o hábito de se fazer conhecer. Mesmo depois de muitos anos.

nanawski 06/10/2023

Você desconfia de todo mundo, daí você tem certeza de quem é o assassino, daí você muda de opinião, aí o livro te leva a achar que é alguém, mas não é, e você vira um completo fantoche nas mãos de Agatha Christie.
Ademi.Silva 06/10/2023minha estante
Comecei a ler ontem

Debbye 07/04/2021

?? Os Cinco Porquinhos ??
O final revelador não foge do padrão. Todos os personagens reunidos em uma sala enquanto Poirot narra detalhadamente sua investigação e os detalhes que para muitos passariam despercebidos, mas para os olhos de alguém como ele serviram para colocar luz no mistério. Remonta os passos de cada um e como toda a tragédia aconteceu enquanto todos esperam apreensivos.
Ler os livros da Agatha Christie é sempre gratificante e arrebatador. Em todos os momentos nos vemos considerando as possibilidades e exercitando nossa mente

" O que a maioria das pessoas quer dizer quando diz, isso? Tão jovem. Algo inocente, algo atraente, algo inofensivo. Mas a juventude não é isso! A juventude é rude, a juventude é forte, a juventude é poderosa... sim, e cruel. E mais uma coisa... A juventude é vulnerável."

Gustavo | @guh_santtoos 05/05/2021

Five Little Pigs
Caroline Crale foi condenada à prisão perpétua pelo assassinato de seu marido, o mulherengo e famoso pintor Amyas Crale. Dezesseis anos depois, Carla Lemarchant, a única filha do casal, uma criança à época do ocorrido, retorna à Inglaterra ansiosa pro comprovar se as últimas palavras da mãe para ela eram ou não verdadeiras: em uma carta que a filha deveria ler apenas ao completar 21 anos, a Sra. Crale disse ser inocente. Para isso ela decide procurar o detetive Hercule Poirot.

Aqui o brilhante detetive deverá remontar os acontecimentos que culminaram no crime. Para isso, ele delimita os suspeitos as cinco pessoas que estavam no momento da morte do pintor.

A maneira como Agatha conduz o leitor aos acontecimentos nos fazendo mudar de opinião sobre quem cometeu o crime aconteceu pelo menos comigo umas duas vezes, e ainda assim não consegui acertar.

Algumas pessoas ainda podem achar os relatos um pouco cansativo, mas isso serve como base para o que vai ser revelado nas últimas 15 págs, é impressionante como a autora consegue deixar tudo bem pro finalzinho.

Enfim, esse foi único livro que chegou perto de Expresso do Oriente, no quesito de me deixar preso na estória e ter um Plot bacana.

Os Cinco Porquinhos merece mais reconhecimento... LEIAMMM

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Formulei minha teoria
Poirot falou sobre ela
Pensei que tinha acertado
Poirot falou que só um idiota poderia pensar nessa hipótese
Me senti humilhado
Recomendo!!
Igorsiecz 05/07/2020minha estante
Eu tô rindo muito kkkkkkkk, comecei a ler esse livro hoje, vamos ver o que vou achar hahshssjj

Rodrigo Silvestre 05/07/2020minha estante
kkkkkkkkkk é muito bom!!

Gabi 27/04/2021minha estante
Essa resenha me representa hahahahaha Agatha é fantástica!

Tuts 05/04/2021

Um cold case em alto estilo.
Nessa trama Agatha escreveu de uma forma diferente,narrando um crime que aconteceu muitos anos antes e já estava "tudo resolvido" pois a Caroline Crale,esposa do falecido,foi considerada culpada e morreu na prisão um ano depois. A filha da personagem,Carla,procura Poirot e está certa que a mãe não cometeu esse crime. Numa jogada literária narradora,Agatha prova,mais uma vez o seu talento. Esse livro é simplesmente FENOMENAL. O plot twist desse livro é incrível e o final é muito satisfatório. Apesar de eu ter amado e favoritado o livro,não recomendo como primeira experiência de Agatha,justamente por ser um pouco mais lento. Mas pra mim tudo nele funcionou. Agatha me fazendo de trouxa e chocando 0 pessoas. INCRÍVEL

Fabio Shiva 25/10/2011

- Sutil, meu caro Poirot!

Muito sutil!!!

Esse foi um dos primeiros livros que li de Agatha. Na primeira leitura, impactado como estava por obras como O Caso dos Dez Negrinhos, O Assassinato de Roger Acroyd e A Casa Torta, achei a história dos porquinhos chata que só...

Ao ler pela segunda vez, anos e anos depois, quanta coisa mudou!

Mais uma vez, foi preciso que eu mesmo evoluísse como leitor para poder apreciar devidamente o valor desse grande clássico do romance policial, que hoje coloco junto com os melhores escritos por Agatha Christie.

Poirot investiga um crime ocorrido há dezesseis anos. Não há mais evidências a serem colhidas, somente a análise psicológica das pessoas envolvidas. Creio que em nenhum outro livro Agatha demarcou tão bem as diferenças entre o seu Hercule Poirot e o Sherlock Holmes de Conan Doyle.

O que me fez achar a leitura chata da primeira vez é que os acontecimentos que levaram ao crime são repetidos pela ótica de cada uma das cinco pessoas diretamente envolvidas. A mesma história é contada nada menos que dez vezes! Pois há primeiro uma entrevista de Poirot com cada um dos cinco porquinhos e depois o relato escrito que eles fazem a pedido do detetive.

Mas é justamente aí que está o grande fascínio de Os Cinco Porquinhos. Uma trama sutilíssima e habilmente montada pela Rainha, com uma profundidade psicológica raramente alcançada em seus livros.

Bom demais!!!

(24.10.11)

Comunidade Resenhas Literárias

Aproveito para convidar todos a conhecerem a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Jaque - Achei o Livro 28/08/2013minha estante
Perfeita sua resenha, adorei!!!
Esse livro é realmente excelente... li há muitos anos, na adolescência, e agora comprei pra ler novamente.

Fabio Shiva 29/08/2013minha estante
Oi Jaque!
Esse livro é mesmo genial né!
Valeu pelo comentário!
beijos e boas leituras!

Junior.Stornelli 28/09/2015minha estante
Adorei a resenha. Eu fiquei extremamente envolvido na história. Os personagens me cativaram. Esse livro é muito bom.

Anienne 27/04/2020minha estante
Amei!!!!!!!

Seven 16/11/2021

Uma história realmente incrível.
Carla Lemarchant recebe uma carta de sua mãe Caroline, que morreu na prisão enquanto cumpria sua pena pelo assassinato de seu marido, o artista namorador Amyas Crale. Uma carta confessando sua inocência. Portanto, a jovem Carla precisa voltar no tempo para encontrar o verdadeiro assassino.

Existem cinco suspeitos (os cinco porquinhos do título) - Philip e Meredith Blake, vizinhos de Amyas; Elsa Greer, a jovem com quem Amyas está pintando (e fazendo amor); Angela Warren, a meia-irmã adolescente desfigurada de Caroline; e sua governanta. Todos eles parecem ter tido a oportunidade, mas apenas Caroline teve o motivo, já que seu marido planejava trocá-la por Elsa.

Este livro mostra Poirot em sua melhor forma engenhosa. A partir das lembranças imperfeitas de cinco pessoas, ele consegue reconstruir o passado: e algumas frases o colocam no caminho certo.

Viviane 15/02/2023

Livro finalizado , gostei muito Hercule Poirot realmente e um gênio na sua área de detetive. Em minha defesa posso dizer que o assassino estava entre os meus suspeitos???