O roubo do Enem

O roubo do Enem Renata Cafardo

Resenhas - O Roubo do ENEM

mrsllopes 20/06/2022

Te prende do início ao fim
Eu me pergunto como eu não sabia desse escândalo do Enem em 2009??? Pra vocês verem que sempre dá pra aprender algo (mesmo que você estude muito uma área, como eu estou na educação).

O livro narra perfeitamente - e em detalhes - o que aconteceu na época, os envolvidos e todo o desenrolar pela ótica da jornalista Renata Cafardo, que deu o furo no Estadão. Sensacional como ela escreve e te prende na leitura. O livro traz uma ambientação muito boa do Ministério da Educação e dos Enem's seguintes, o que pra mim foi muito útil. 5 estrelas.

L_Alavaschi 04/10/2023

Absolutamente rico em detalhes
Muito bem escrito, rico em dados e fontes, realmente te conta absolutamente tudo sobre o que levou ao roubo do Enem e as consequências do vazamento dessa prova que até hoje é tão essencial ao país.
Demorei muito, mais de um mês, pra terminar esse livro porque não estou tão acostumada com uma leitura tão informativa e "sem descanso"; mas posso dizer que vale o esforço e recomendo a leitura para quem pretende seguir na área de jornalismo na educação, ou quem estuda jornalismo mesmo sem especialização ainda (como é o meu caso).

Lucas 01/04/2018

Não adianta apenas otimismo e boa vontade
O livro não se restringe apenas ao caso do roubo da prova do Enem de 2009, propõe-se a nos mostrar uma breve historiografia dos exames de avaliação do ensino básico e dos exames de seleção ao ensino superior do Brasil dos últimos vinte anos, além, claro, de relatar o memorável furo jornalístico de Renata Cafardo no jornal O Estado de São Paulo.
A sensação que fica, a meu ver, é aquela de que não basta apenas otimismo e boa vontade de dirigentes do alto escalão do governo, tudo aquilo que é feito no improviso e por meio de agentes não tão capacitados tende a dar errado.
Aquele velho ditado popular "a ocasião revela o ladrão" se encaixaria perfeitamente ao ocorrido naquele ano e, por que não?, aos anos posteriores, os quais também foram marcados por erros.
Recomendo o livro àqueles que buscam um ótimo material sobre aquele que se tornou o exame mais importante do país, tanto pelo seu gigantismo, visto que milhões de brasileiros submetem-se ao crivo todos os anos, quanto pela incumbência dada desde 2009: tornar-se o principal e quiça único vestibular do Brasil, sendo a principal porta de acesso ao ensino superior público e privado do país.