Laços de Sangue

Laços de Sangue Marcio Sergio Christino...

Resenhas -

Kathleen19 23/07/2023

Nota dó
Um dos piores livros que já li na vida. Não perde em nada para um daqueles programas policiais carniceiros que vivem de sensacionalismo, na verdade, parece uma versão escrita de todos esses. O livro não poupa mentiras e distorções da realidade para caberem dentro de uma narrativa conservadora e pró-policial, chega a ser infantil o empenho em transformar as forças policiais e do Estado em verdadeiros mocinhos de novela.

Mas nada disso foi tão chocante quanto a ligação descarada e mentirosa de movimentos sociais ao PCC, meu Deus, matérias sobre os eventos que são descritos no livro facilmente desmentem toda essa bobagem e ainda assim tiveram a coragem de colocar isso no livro. Que vergonha. A questão do cine Marrocos com a prefeitura tentando reaver a posse do prédio e assim ligando o movimento de ocupação ao tráfico, que pataquada.

Fernanda 04/07/2018

Sensacionalista
Livro de abordagem rasa. Muito preocupado em contar histórias sobre assassinatos e conflitos criando uma narrativa tendenciosa e sensacionalista.
Superficial quanto às abordagens políticas e sociais que permeiam a questão da violência urbana e prisional.

Vinícius 30/01/2019

Mistura de texto do Facebook com programa do Datena
Quando li as resenhas aqui,mesmo não sendo positivas,resolvi dar uma chance ao livro e não botar fé nelas, porém infelizmente elas estavam certas!!!O autor até passa alguns fatos que não é de conhecimento geral,porém a narrativa do livro é fraca, parecendo que você tá lendo anotações,ficando impossível se envolver na história, também o livro varia muito entre datas fazendo com que a gente se perca na cronologia dos fatos, e para finalizar o livro não parece passar verdade, parecendo um programa policial mais preocupado em narrar mortes, do que os motivos ou razões dos fatos em si.

Kaio.Vilhena 09/08/2021

Ótima leitura para quem buscar entender melhor o surgimento da maior facção criminoso do País, em essencial a operadores de segurança público, já que o livro tem uma visão mais policial e jurídica.

Gabriela 13/11/2023

Bacana
O livro é escrito por um promotor e um jornalista, logo já sabemos qual viés é usado para contar a história. A leitura é fácil e acessível, boa para curiosos, contudo, não serve para algum estudo e aprofundamento sobre a facção.

Não acho que seja um livro "sanguinário" como alguns trouxeram, visto que, a guerra entre as próprias facções são, de fato, assim: uma eterna batalha em busca de poder e território.

Contudo, algumas vezes, dá pra notar a romantização por parte do MP na atuação da PM em suas operações.

Bruno 28/02/2018

"Fizeram" a não-ficção
Mereceria uma resenha em forma de ementa, tamanha a preguiça de falar de livro tão raso. Resumo do livro pra quem quiser aproveitar e nem passar perto: o PCC só é o PCC graças aos "partidos terroristas de esquerda" espalhados pelo mundo.
Pronto. Agora fujam!
Bruno Palmeiras 30/03/2018minha estante
Antes eu tivesse lido esta resenha antes de ler o livro.

Tati 14/03/2020

Laços de sangue
Quando li a maioria das resenhas comecei pensar que a leitura talvez não valesse a pena, mas devo confessar que, embora o livro não seja um dos melhores que já li na vida, até que é um tanto quanto interessante. É possível entender, de forma bastante simplória, um pouco sobre o surgimento da maior facção brasileira, enxergar e até apontar possíveis erros por parte dos administradores e governantes.

Para quem é leigo digo que esse talvez seja um bom livro para começar, pois a forma que o conteúdo é abordado faz com que o leitor faça sua leitura com mais agilidade.

Nivea Ceroni 02/04/2021

Laços de Sangue
Não foi um dos melhores livros que li sobre esse tema, mas de uma forma simples deu para entender, e em alguns capítulos, de forma até que detalhada, o funcionamento da maior facção criminosa do Brasil.
O livro conta desde a criação do PCC, em meados dos anos 90, resume a história de seus Fundadores e explica o objetivo, o porquê a facção foi criada, até ser o que é hoje, o PCC passou por muitas evoluções, transições de lideranças e principalmente a alteração do objetivo de sua existência.
Livro fácil para entender como tudo começou, o porquê e como se tornou a maior facção criminosa que é hoje.

Anna 24/01/2022

Sensacional
É incrível o quanto os "Fundadores" usaram a inteligência para lidar com todos os tramites do crime. Se algumas coisas não tivessem saído da linha talvez o movimento desse enorme grupo seria maior ainda.
Muitas coisas poderiam ter dado certo se o poder não tivesse subido tanto para cabeça, o que acabou jogando um contra o outro.
Querendo ou não isso acontece em todos os níveis de organização, então é de se esperar que cada dia os conflitos aumentem. Sendo assim, ainda há muitas mudanças esperadas.

Leonardo 20/01/2023

Leitura fácil
Embora trate de um assunto complexo e cheio de linhas temporais e de ação separadas, o livro é bem construído e apresenta fatos e argumentos em uma linha que facilita a compreensão do leitor.

Trás alguns trechos de forma mais romanceada e outros de forma mais jornalística o que, do meu ponto de vista, facilita a leitura e a manutenção da atenção do leitor.

Existem algumas reproduções de documentos e bilhetes que poderiam ter sido transcritos ou ampliados para facilitar a leitura do seu conteúdo.

Há um viés na elaboração da obra que deve ser analisado em sua temporalidade e comparado com outros elementos de estudo do leitor. Não me senti incomodado porque estudo o tema já algum tempo e sempre gosto de ler opiniões plurais, mas fica a nota.

Para os interessados na história do PCC, de organizações criminosas ou em Criminologia eu recomendo como um dos livros iniciais do tema.

Não é uma obra definitiva haja vista a continuidade das ações do grupo, mas ainda está atual.

Monalisa.Figueiredo 24/01/2020

Laços de sangue
Leitura fácil, com descrição de fatos reais relacionado às organizações criminosas e a atuação do Estado.

João 18/01/2024

História do PCC
O livro em si é bom, contanto que vc saiba que foi escrito por um promotor, não um escritor. As histórias são boas, mas parecem não tão bem contadas.

Hellas 18/05/2024

Instigante
Apesar das resenhas negativas, eu gostei bastante do livro, avancei rápido nos capítulos pois mostraram-se bem instigantes. Dá um bom panorama sobre a história do PCC e pretendo ler outros livros ligados ao tema. Mostra de forma bem fluida a história, criação, revés, mortes e expansão do PCC