O Mistério do Trem Azul

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

Camila 13/08/2022

O início desse livro é bem lento. Primeiro somos apresentados aos personagens da história, até que as histórias deles se entrelaçam. As coisas acontecem mais lentamente também, mas isso não deixa o livro ruim.
Gostei bastante dos acontecimentos e do desenrolar da história.
Eu amo o Poirot e dificilmente não vou gostar de algum caso dele.
E assim, finalizo mais um livro desse projeto pessoal.

Aline MSS 03/11/2023

Caso envolvendo 4 mulheres!?
[LIVRO 9] É um caso em q Poirot atua praticamente sozinho e conta com personagens femininas interessantíssimas.

Achei a leitura mais rápida q a dos livros anteriores, pq Poirot não viaja tanto e o caso conta com menos personagens do q o habitual. Não dá pra se perder ao longo da leitura.

De acordo com a sinopse, Poirot é contratado por um milionário americano, após sua filha ser assassinada durante uma viagem no luxuoso Trem Azul. A princípio o assassinato parece ter sido obra de um ladrão comum de joias, mas Poirot não acredita nessa teoria e investiga os amigos/conhecidos da vitima até encontrar o culpado.

O diferencial desse caso é a quantidade de personagens femininas.Temos 4 mulheres inteligentes, ambiciosas e q saem do estereótipo esperado nessa época. Tem a recatada, tem a sonsa/mimada, tem a "femme fatale" e a trambiqueira. É maravilhoso!

O machismo de Poirot é bem latente, mas eu acho engraçado, me julguem! ??Gostei demais, mas acertei o assassino bem rápido, oq dificilmente acontece qdo leio Agatha.??

Oq tem no livro:
- Caso do Poirot (ele aparece de "surpresa" no meio da história e atua sem o Capitão Hastings);
- Personagens femininas mto bem construídas e trabalhadas na história;
- O caso tem menos reviravoltas do q os dos livros anteriores (estou lendo por ordem de publicação);
- Trapaça e disfarces;
- Rico sendo ludibriado;
- Machismo.

Indico demais a leitura, principalmente pra quem nunca leu Agatha. É um caso menos complexo e pode ser uma boa introdução pra quem não está acostumado com o ritmo da autora.

Li a edição da L&PM via e-book e no final dessa edição, o leitor conta com uma pequena biografia sobre a vida da autora.
Brujo 03/11/2023minha estante
Tenho um carinho enorme pela Agatha Christie, ela é uma rainha pra mim !!! Atribuo a ela ser um leitor hoje em dia, pq foram os livros dela que chamaram a minha atenção com mais ou menos 12 anos e era um garoto que só lia gibis da Marvel e DC.

Aline MSS 03/11/2023minha estante
Eu compartilho desse seu sentimento. Ela é demais! O brilhantismo dessa mulher, numa época tão desfavorável me impressiona a cada livro. ??

Davi785 03/11/2023minha estante
Eu já quero ler esse livro

Aline MSS 03/11/2023minha estante
Vai gostar, Davi. Poirot é maravilhoso! ??

Davi785 03/11/2023minha estante
Já está na minha lista, obrigado pela recomendação, Aline ??

Danilo 04/11/2023minha estante
Gostei do seu comentário. Acho que esse vai ser o próximo dela que vou ler - o que li até agora eu gostei.

Fabio 05/11/2023minha estante
Mais uma bela resenha, Aline! ?
Parabéns!
Eu gostei desse livro, mas preciso rele-lo

Aline MSS 05/11/2023minha estante
Vlw, Danilo. É difícil não dar spoiler, por isso me prendo no diferencial de cada livro dela.? Pode se jogar!

Aline MSS 05/11/2023minha estante
Obrigada, Fabio. O bom de Agatha é q dá pra reler e ter a sensação de estar lendo pela primeira vez. É um bom investimento!

Michela Wakami 06/07/2021

Confuso
Eu estava gostando da história, mas quando foi chegando no desfeche, ficou confuso, tem personagem que era importante, que simplesmente não ficamos sabendo o que aconteceu com ele, o desfeche embora tenha me surpreendido, me deixou perplexa, pela falta de nexo, devido às pistas que tinham sido lançadas antes.
Que no final não serviram de nada e foram jogadas na história, parecendo até que a escritora, havia esquecido do que tinha jogado antes.
Que triste, se não fosse por essa confusão toda, eu daria 4 estrelas, mas infelizmente, estou aqui tentando entender o que aconteceu.
CPF1964 06/07/2021minha estante
Meu Deus ! Melhor esquecer a Gata Triste. Aproveite a quietude do Farol e reflita.....

Michela Wakami 06/07/2021minha estante
Tá difícil mesmo, já estou refletindo se vale mesmo a pena ler todos os livros da Rainha do Crime.
Estou pensando em talvez selecionar os melhores avaliados.?

Michela Wakami 06/07/2021minha estante
Realmente o Farol está mais convidativo.

CPF1964 06/07/2021minha estante
Estou tentando diversificar minhas leituras. Segunda Guerra e Thriller são os meus favoritos.

Michela Wakami 06/07/2021minha estante
Mas também vamos mudando o gosto, conforme o tempo vai passando. Embora tenha aqueles que permanecem.

CPF1964 07/07/2021minha estante
Explodiram o farol......

Michela Wakami 07/07/2021minha estante
Bem que eu suspeitava kkkkkkk?

CPF1964 19/07/2021minha estante
Acabei de ler a biografia da Agatha Christie. Ela disse no livro que considera este o seu pior livro.

Michela Wakami 25/07/2021minha estante
Achei, O Homem do terno marrom, pior.

CPF1964 25/07/2021minha estante
Ela citou os dois como sendo os piores. Terno marrom ela disse que foi o pior. Depois Trem Azul.

Diogo 08/01/2022minha estante
Eu desisti de ler, fui me desinteressando pela leitura e ficou maçante, concordo com você.

Michela Wakami 08/01/2022minha estante
Robson, infelizmente esse deixa a desejar.

Diogo 09/01/2022minha estante
São muitos personagens, eu tenho costume de anotar os personagens numa folha para não se perder, mas quando vi já era bastante, não compreendi o que cada um teria importância.

Michela Wakami 09/01/2022minha estante
Bem característico da autora, ela tenta dificultar a descoberta do criminoso, mas as vezes erra a mão, deixando algumas coisas sem sentido.

J_Piexak 24/05/2023minha estante
Não achei de todo ruim, mas o final realmente deixa a desejar.

Michela Wakami 24/05/2023minha estante
João Victor, realmente o final que pega.?

Miih.... 18/11/2022

O mistério do trem azul
? É o maldito Trem Azul ? disse Lenox. ? Trens são coisas implacáveis, não são, monsieur Poirot? Pessoas morrem e são assassinadas, mas eles continuam assim mesmo. Estou falando bobagem, mas o senhor sabe o que quero dizer. ? Sim, sim, eu sei. A vida é como um trem, mademoiselle. Ela continua. E é bom que assim seja.
? Por quê?
? Porque uma hora o trem chega ao fim da viagem. E há um provérbio sobre isso na sua língua, mademoiselle.
? ?O fim da viagem é o encontro dos amantes?.
-- Confie no trem, mademoiselle, porque é le bon Dieu quem o dirige.

Debbye 19/01/2021

?? O Mistério do Trem Azul ??
Como todo livro da Agatha, este também é cheio de reviravoltas, de soluções mirabolantes e já aviso que é bem difícil encontrar o assassino. Só que desta vez ele era um dos meus suspeitos. Finalmente!!!

?Mas de certa forma, estar fisicamente presa dá a você muito espaço para expandir seu pensamento. Fica-se sempre livre para pensar, e sempre tive uma agradável sensação de liberdade mental.?

Maris 04/01/2010

Agatha Christie escreveu mais de oitenta livros. Eu me pergunto se ela conseguiu a proeza de fazer com que todos eles fossem tão surpreendentes quanto os que li até agora. Este aqui, claro, não é uma exceção. Tanto que, como quase sempre nas obras dela, não consegui prever o final. Infelizmente não posso falar muito sobre a trama sem estragar surpresas, mas creio que nada me impede de falar sobre a estética dele, que por sinal é um de seus pontos fortes. Os romances policiais de Agatha são bons quando ambientados em qualquer lugar, com quaisquer personagens, mas é sempre mais empolgante quando ela faz escolhas interessantes esteticamente, como em A Noite das Bruxas e todo o clima de Halloween num vilarejo afastado, e agora neste com milionários russos, dançarinas russas, jóias russas, ladrões russos, tudo criando uma atmosfera de frieza, arrogância, ganância... Onde um assassinato parece até... inevitável.
Gra Sivrenhofre 20/08/2014minha estante
A eterna rainha do crime sempre me surpreende, e não tem um livro dela que eu tenha lido que acertei o assassino, uma escritora como esta deveria viver eternamente. Jane Marple e Hercule Poirot, são imbativeis!!!!

Tatiana 04/08/2022

A vida é como um trem...
"A vida é como um trem, mademoiselle. Ela continua. E é bom que assim seja.
- Por que?
- Porque uma hora o trem chega ao fim da viagem."

Muito intrigante e bem construido, personagens bem autenticos!É de devorar rapidamente!

Déb 17/10/2021

Eu desconfiei em algum momento...
...mas a autora foi inteligente o suficiente para fazer com que a ideia se perdesse dentre tantos personagens.

Enfim, minha primeira leitura de Agatha Christie, a primeira de muitas.

Ao contrário do que dizem, essa história foi muito bem amarrada, e nada ficou no ar, apenas um pouco de atenção de quem estiver lendo é o suficiente.

9/10

viieiraalicee 15/01/2021

Surpreendida
Eu tava com um pouco de receio pq li Assassinato no Expresso do Oriente que também se passa em um trem, mas fiquei muito surpresa.

Como raramente acontece gostei bastante do romance.

E Poirot sempre sendo o melhor!!!!!!

Amanda.Cristina 05/02/2020

Como sempre Agatha Christie apresentar um bom mistério
Nesse livro o detetive belga investiga um roubo seguido de assassinado em um trem de alta classe

Sophia1534 28/12/2020

Não é um dos melhores
De todas as obras que já li de Agatha, essa com certeza não se destaca. A história é interessante, mas me incomoda que o leitor, apenas lendo o livro, não consiga desvendar o crime porque a autora omite fatos cruciais apenas para dar impacto na revelação final. Em alguma de suas obras, esse artifício funciona muito bem, mas nesse não. Poirot teve muita participação, o que eu adoro, pois ele é um personagem muito interessante e caricato.
Tuts 25/03/2021minha estante
Concordo

Tenshin0 11/12/2023

Agatha Chata???
Quase que não acabo esse livro, mano do céu, que livro arrastado, não acontece quase nada, só no final, nas últimas 13 páginas ela joga oq aconteceu e pronto. Sinceramente, esperava mais pelo que o povo fala dela. Pelo menos o crime foi meio inesperado quem foi o assassino, mas ainda assim não me envolveu.

MArian.Thalia 11/01/2022

Gostei
Senti falta do Hastings, a história sempre fica melhor com ele, mas, gostei bastante do desfecho, e mais uma vez não consegui descobrir quem era o assassino.
Bruna.Portoghese 11/01/2022minha estante
Não descobrir quem é o assassino é o melhor dos livros da Agatha...acho incrível!

MArian.Thalia 11/01/2022minha estante
Realmente esse livro é muito bom. Me surpreendi.

Beto | @beto_anderson 13/05/2020

Projeto Lendo Agatha Christie - Livro 9
Foi a minha primeira história de Agatha Christie. Me lembrava de algumas cenas, mas muitas fui redescobrindo. É um bom livro.