O Mistério do Trem Azul Agatha Christie
Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

Suzy 02/08/2023

Mais uma obra bem feita.
Nesse livro, Agatha faz com que existam 2 suspeitos, mas ao decorrer da história vai nos mostrando conversas, pistas, e que só o Hercule Poirot consegue perceber. No geral gostei da trama e o famoso "Plot Twist". Personagens com carismas e interessantes.

Fernanda631 31/07/2023

O Mistério do Trem Azul
O Mistério do Trem Azul foi escrito por Agatha Christie e foi publicado em 29 de março de 1928.
A rainha do crime sempre consegue me enlaçar em suas histórias, e sou completamente apaixonada pela genialidade do nosso detetive Hercule Poirot que mais uma vez me fez ficar vidrada em toda a trama, que sempre é bem elaborada.
Já pensaram na herança maligna que uma joia famosa carrega?
Logo no início, Ruth Kettering, uma americana linda e mimada, ganha o Rubi "Coração de Fogo" de seu milionário pai, Rufus Van Aldin. Ruth não é feliz no casamento onde só o fez por obrigação, seu marido Derek que só se casou com ela pelo dinheiro e que não largou o lado aventureiro, atualmente para ajudar arrumou um amante.
Assim como outras pedras preciosas, o "Coração de Fogo" carregava uma história de tragédia e violência. E desta vez não foi diferente.
O pai de Ruth inconformado com tudo isso propõe a filha que ela exija a separação, mas para Ruth não seria fácil, pois ela tem um amante, seu antigo amor de adolescência que foram separados pelo pai por ele ser um trapaceiro, porém seu marido sabe e poderá usar essa informação.
Na viagem do famoso trem azul Ruth é assassinada e vários personagens importantes são inseridos nessa etapa. Além do assassinato os rubis foram roubados e as suspeitam caem em cima do amante e do marido já que ambos sairiam ganhando com o ocorrido.
Todo o plano estaria bem formulado se nosso Poirot não estive na mesma viagem e a pedido do pai de Ruth começasse a investigação.
Paralela a história de Ruth, também conhecemos a doce e tranquila inglesa, Katherine Grey, que sempre teve uma vida simples até receber uma herança generosa de sua antiga patroa. Com a ideia de aproveitar a um pouco mais a vida, Katherine embarca no luxuoso Trem Azul onde terá seu destino selado por um encontro que mudará sua vida para sempre.
Um misterioso assassinato seguido de roubo do "Coração de Fogo" chega ao alcance do já aposentado Hercule Poirot, e ele simplesmente não consegue ficar de fora das investigações.
Poirot inicialmente está no caso como um acompanhante da polícia francesa, mas logo entra no caso como um investigador particular, sendo contratado por Van Aldin para descobrir quem matou Ruth. Como sempre, a lista de suspeitos vai aumentando ao longo da narrativa e a maneira como a escrita ergue os álibis e os possíveis motivos para cada um garantem uma enorme diversão para o leitor, que também consegue aproveitar uma camada romântica se desenvolvendo paralelamente à investigação. Outra discussão explorada aqui é a cobiça em diversos grupos sociais e como ela se manifesta ou é alimentada por diferentes tipos de pessoa. Em última análise: o que cada um desses indivíduos é capaz de fazer para conseguir integrar um ciclo social influente ou colocar as mãos em muito dinheiro?
Eu senti o início da história bem lento. A narrativa continua com uma escrita fácil e gostosa de ler.
O desfecho acabou ficando bem emocionante e senti aquele gostinho de indignação que sempre sinto ao ser feita de boba com os livros da Agatha.
Essa trama é mais leve, porem contém muitos personagens o que é ideal para confundir as teorias, eu tive várias suspeitas e uma delas estava correta, mas a desenvoltura que a rainha tem em escrever sempre torna o desfecho surpreendente.

mariadsena 21/07/2023

O mistério do trem azul
Gostei muito! assim como os outros da agatha, traz um mistério bem desenvolvido e interessante. apesar de lento no começo, tem um ritmo bom e que não cansa, muito pelo contrário. recomendo muito, esse realmente me fez de boba (e ja to especialista em agatha christie hahaha quase um poirot ???????????????)

NINAZEN1K 13/07/2023

Amor, riqueza e morte à la française
Em mais uma narrativa envolvendo trens (que, surpreendentemente, não se mantém apenas no trem), Agatha Christie redige outro fantástico mistério.

Os elementos constroem uma história regada a dinheiro e luxos, com personagens com segredos no oculto e motivações que só são reveladas no último instante, que (confie!) vão surpreender.

Num suspense que se liga a comédia e diverte ao passo que instiga, Christie novamente se consagra e presenteia-me com uma obra que se torna parte dos meus favoritos.

Quem curtiu The White Lotus, Knives Out e narrativas do gênero vai gostar. Eu gostei.

marie67 09/07/2023

ÁGATHA CHRISTIE
Primeiro livro da Agatha q é lido pela minha humilde pessoa, e pense em um livro bom realmente agatha era uma escritora de mão cheia pq porrah.

o final jogou na minha cara como eu sou burra e q não presto atenção nos detalhes, é um livro muito bom gostei bastante da maioria dos personagens mas é aquele tipo de livro q não marca muito mesmo sendo bom, q quando fecha o livro vc esquece todos os personagens.

Rayene2 06/07/2023

Amo os livros da autora e amo o Poirot simplesmente apaixonada pela história e a resolução gostei demais

Lidiany.Mendes 03/07/2023

Engenhoso
Um mistério engenhoso repleto de reviravoltas e protagonizado pelo incomparável Hercule Poirot.
O mistério gira em torno da morte de uma rica herdeira e do roubo de um colar muito valioso que ostenta uma famosa pedra de rubi.
O crime ocorre do trem azul, um trem de passageiros com destino à França e que leva os mais ricos e aristocráticos da Europa.
São inúmeros os suspeitos. Não acertei quem era o assassino, mas acertei quem era o cúmplice.
Adoro ser enganada pela Rainha do Crime.

vitoraprado 26/06/2023

O Mistério do Trem Azul - 3,5/5
De forma geral, um bom mistério vindo da Gata Triste, mas um pouco decepcionante no final, meio que falta aquela essência da surpresa, apesar de estar presente. Não é o melhor dela, mas um bom livro.

Mayara 17/06/2023

Eu amei este
Já li tantos livros da Agatha que desta vez consegui um bom palpite do assassino, e no fim estava certa. Embora não tenha conseguido adivinhar mais nenhum detalhe. Mas não importa, Agatha Christie maravilhosa e ler os livros dela sempre me fazem bem.

Aline 15/06/2023

O Mistério do Trem Azul
"... aqueles que muito ouvem não acham fácil falar; mantêm suas dores e alegrias para si próprios e não as contam a ninguém."

"- É difícil, Knighton, perceber o quão pouco alguém pode fazer por aqueles que ama."

Pedro4041 23/05/2023

Bom pra passar o tempo.
Já havia algum tempo que tinha lido Agatha christie,aqui acompanhamos outra aventura do detetive Poirot juntamente com alguns personagens no mínimo interessantes embora típicos pra quem já está familiarizado com a autora a história não traz muita inovação,embora tenha um tom mais noir que os outros livros.

alice 15/05/2023

Foi o primeiro e melhor livro da Agatha que eu li.
A escrita é tão boa, da vontade de ficar lendo para sempre.
O jeito que os capítulos são divididos contando a história de cada passageiro e se entrelaçando é incrível.
amei!

Vanessa 12/05/2023

Um leitura leve que nos te.ete a tempos de ouro e ao clássico da i investigação intuitiva e dedução o livro tem enredo e plot twist
Nao e meu primeiro livro da autora mas gosto dessa atmosfera do livro e o requinte da escrita

Beatriz 07/05/2023

Em nenhum momento desconfiei de quem era o verdadeiro assassino! Fui surpreendida com o desenrolar dessa história! Poirot é demais!