Chicote

Chicote Nuno Rebelo

Resenhas -

Evy 17/03/2021

Primeiro contato que tenho com a escrita do autor Nuno Rebelo e gostei da sua narrativa clara e bem desenvolvida. A história é contada pela visão de vários personagens diferentes, uma técnica que me agrada bastante e sempre me prende à leitura, sem contar que é possível ter diversos pontos de vista sobre um mesmo tema, de acordo com a bagagem pessoal de cada um.

O protagonista da história, Felipe Xavier, se encontra num momento da vida em que questiona suas escolhas, começando pelo casamento de fachada com Paula e sua carreira como advogado que, apesar de lhe dar tranquilidade financeira e status por atender clientes como o prefeito de Belo Horizonte, não lhe inspira. Numa festa social, Felipe conhece Tatiana com quem acaba tendo um encontro casual que irá mudar o rumo da sua vida para sempre, já que a moça acaba cruelmente assassinada na mesma noite.

Na investigação, feita pelo detetive Romano e seu colega Grego, encontram o cartão do advogado dentro da bíblia no criado mudo do quarto e Felipe passa a ser um suspeito potencial desse crime. Outras mortes se seguem, e o cartão do advogado é sempre encontrado marcando passagens da bíblia nos locais em que acontecem. Além disso, as mulheres assassinadas estão sempre com marcas pelo corpo como se tivessem sido chicoteadas, o que acaba dando nome a investigação: O Caso do Chicote.

Na busca de Romano e Grego para desvendar esses crimes e ter a certeza de quem é o verdadeiro assassino, nos tornamos expectadores de violências cotidianas que acabam se tornando banais e esquecidas. A essência humana é trazida a tona e a narrativa é muito da vida como ela é, o que costuma me agradar muito, no entanto, devo acrescentar que fiquei bastante incomodada com o tom com que várias cenas claras de violência foram retratadas, trazendo erotismo e sexualização para o crime.

A importância de abordar o assunto e trazer a reflexão é real, porém é preciso cuidado em expressar o verdadeiro teor dessas situações que muitas vezes acontecem dentro do silêncio do lar: é hediondo, nada mais. Afora essa parte que realmente trouxe bastante incomodo à minha experiência de leitura, o livro abre caminho para algumas reflexões sociais e até políticas, o que é um ponto positivo e também cria um clima de suspense com um desfecho inesperado, dando gancho para o próximo livro do autor.

Silvjenn 28/08/2018

[ RESENHA ] Chicote
Antes de começar a resenha, eu tenho que confessar que eu estava mega curiosa para conferir esse livro desde que eu soube que a Editora Letramento iria me enviar um exemplar, principalmente por se tratar de um suspense policial e ainda por cima ser de um autor nacional. E conforme eu lia, descobri que esta obra é muito mais intensa e intrigante do que eu imaginava. Agora vamos à resenha!

“Seu corpo estava paralisado, seu coração em disparada. Seus olhos molhados, sua garganta seca. Não conseguia entender o que estaria acontecendo. Aonde estaria seu filho. Quis olhar em volta, mas não teve tempo. Foi tudo muito rápido. Sentiu algo lhe apertando pelo pescoço, uma corda talvez. Tentou lutar, mesmo mais fraca e de costas para o agressor. Suas mãos tentavam bater naquele homem. Puxou-lhe o capuz, os cabelos, tentou chutá-lo, tentou gritar. Suas forças a estavam abandonando. Primeiro, foi levantada até perder o contato com o chão, depois, quando cedeu, foi caindo ao chão de joelhos.”

A história se passa em Belo Horizonte, cujo primeiro personagem a surgir é Felipe Xavier, um estimado advogado que, apesar de ter uma vida regada de posses e prestígios sociais, ele era infeliz em seu casamento com sua esposa, Paula. Mesmo que sua família sempre tenha sido rica, Felipe não precisava da ajuda deles quando era jovem. No dia a dia ele se habituara a viver com pouco, pois apenas a sua liberdade importava, onde ele tinha envolvimentos de apenas uma noite, vivia sem rumo e não tinha que dar satisfações a ninguém. Mas sua família não aprovava suas decisões e logo exigem que ele devesse se casar.

Por terem educações e valores assemelhados, ambos de boa aparência e sem sorte em relacionamentos, Felipe e Paula têm seus destinos unidos por suas famílias onde a relação dos dois seria benéfica e conveniente para ambas as partes. E mesmo que o seu casamento não tenha ocorrido do jeito que ele imaginava, Felipe acreditava que seria feliz com sua esposa. Infelizmente, a realidade era bem diferente.

O casal vivia de aparências e pelos costumes, as brigas e desavenças a cada dia enfraqueciam mais a relação. Não havia mais respeito entre eles, era como se fossem dois estranhos morando juntos. Com isso, Felipe se entregara ao trabalho como advogado, porque não tinha mais vida pessoal.

Enquanto tomava um café em um estabelecimento próximo do seu escritório, uma bela jovem lhe chama atenção. Ela era tão bonita com o seu ar sedutor e ao mesmo tempo inocente que, rapidamente, o faz lembrar-se de um grande amor do passado. Felipe estava tão atraído pela jovem misteriosa que decide segui-la, mas não é rápido o suficiente e a perde de vista na rua. A partir deste dia sua vida começa a mudar.

Pensando que nunca mais a veria, Felipe a reencontra no famoso Automóvel Clube de Belo Horizonte, um luxuoso salão onde pessoas importantes e a imprensa estavam reunidas. Felipe descobre que o nome da jovem era Tatiana e após uma breve conversa, os dois marcam de se encontrar no dia seguinte para um jantar.

Mesmo sendo casado, Felipe vai ao encontro e acaba descobrindo que tem muito em comum com Tatiana. Tudo estava indo bem, até que Felipe decide levar Tatiana em casa e ela tem um surto em pleno restaurante. Ela parecia assustada e mesmo tendo gostado de Felipe, estava dividida se deveria deixá-lo acompanhá-la até o seu apartamento. Depois de acalmá-la, Felipe é convidado para entrar no apartamento da jovem, e é a partir daí que as coisas começam a ficar bizarras.

“Usar o corpo de alguém para satisfazer seu próprio corpo. Encostar sua pele na pele de alguém, permitir a fusão e a mistura das carnes não lhe parecia tão grave. Ter intimidade com uma estranha era menos perigoso do que a superficialidade das relações com as pessoas que se conhece. Preferia quem não veria nunca mais. Embora preferisse também sempre as mesmas garotas. Isso gerava afinidade sexual, nunca responsabilidades de relacionamentos. Não sabe explicar, mas simplesmente, não precisa de explicação.”

O que poderia ter sido apenas um sexo casual torna-se algo bem intenso, cru e brutal quando Tatiana começa a dar ordens a Felipe, onde ele deveria lhe infligir a dor com um cinto, algo totalmente diferente do que ele estava acostumado, mas que o fez se sentir totalmente poderoso. Após o sadomasoquismo, Felipe se sente estranho e sujo pelo ato e decide ir embora, mas não antes de ver Tatiana usando cocaína, (acho que nesse momento ele decide nunca mais iria vê-la rs). Depois da insistência da jovem, Felipe deixa o seu cartão de visitas, e vai embora.

No dia seguinte o Detetive da Polícia Civil, Marcelo Romano, e seu parceiro, Marco Grego, recebem uma ligação para irem de encontro a cena de um crime. Uma jovem estava estendida na cama como se tivesse sido crucificada, com as costas e o pescoço marcado, como se tivesse levado chicotadas e depois fora estrangulada. Ao lado da cama, os policiais encontram algo ainda mais intrigante, uma bíblia aberta com um cartão que continha o nome e telefone de ninguém mais, ninguém menos que Felipe Xavier.

A partir desse momento, Felipe se torna o suspeito número um do caso. Seria ele o assassino? Mas por que ele iria deixar o seu cartão na cena do crime? Ou alguém está tentando incriminá-lo? Se Felipe não é o assassino seria ele a peça chave para desvendar esse mistério?

“-Tire a roupa. -repetiu aquele homem.-Você é o taxista?-ele não respondeu; manteve-se firme à sua frente. Era bonitão; ela observou. Com o quarto na penumbra, não conseguia ver bem o rosto dele. Gostou do ar de mistério.-Eu cobro, viu?-sentou-se na cama e começou a tirar as botas.-As botas não. Só a roupa.-Mas todo homem tem tara com essas botas, hein? Não é possível.-quase que resmungando. O homem permaneceu parado, nada disse, nada fez; só observou. Ela ficou nua.- Pronto!-Pode vir.-sorriu.-Você não vai tirar a sua roupa?-Cale-se!-ordenou.-Vire-se. Ela obedeceu entusiasmada com aquele homem; afinal, ela gostava de ser submissa. Gostava de homem bravo que a pegava e a conduzia. Virou-se e chamou-o: -Vem...vem! Ele a olhou.-Você está toda marcada nas costas. –Hum, hum... dois homens acabaram de me dar um trato. Vem você agora, vem! Mostra que você é mais homem que eles, vai!-Ponha isto.-atirou um par de algemas. Ela se prendeu à cama; gostava dessas brincadeiras.-Vem logo, vem! Mal terminou a frase, sentiu aquele homem pular para a cama rapidamente, pegar-lhe pelo pescoço e apertá-lo. Sentiu uma penetração bruta, mas prazerosa. –Devagar...-tossiu.-Você está me machucando...-reclamando do aperto no pescoço e da invasão. Ele sussurrou palavrões na sua orelha. Depois, fez orações. Ela reclamou da dor e ele a mandou calar-se. Ela sentiu seu pescoço apertando cada vez com mais força. Começou a faltar-lhe a respiração. Tentou livrar-se dele, lutou como pode, mas não conseguiu. Suas mãos continuaram presas pelas algemas. Quis gritar, mas ele lhe tampou a boca. Percebeu que a força de seu corpo desaparecia devagar. Chegara ao seu final. Fixou, com aquele resto de vida, a memória na imagem de sua mãe; até que tudo desapareceu...”

Muitas perguntas irão surgir a partir deste assassinato, assim como a morte de mais mulheres cujo cartão e a bíblia sempre estarão nas cenas dos crimes. Conforme a história avança, o leitor irá perceber que cada personagem esconde um segredo e que tudo é um jogo em prol do poder. Um serial killer frio, calculista e incrivelmente sedutor que acredita que todas as mulheres são pecadoras, e que só podem ser perdoadas através da fé. Contudo, se elas não tiverem fé; então merecem morrer. Antes de matá-las, ele as tortura do modo mais cruel e sádico possível, e como último ato de “purificação” de suas almas, ele as estrangula com um cinto ou às vezes com suas próprias mãos.

Além de conter uma trama envolvente e muito bem construída, a proposta do autor é bem interessante, pois contém uma crítica social em relação a essência humana. Onde o leitor irá perceber que o homem é capaz de praticar atos de extrema maldade, pelos motivos mais fúteis sequer imagináveis. Através do suspense e dos personagens carismáticos e intrigantes, o autor cumpre com o seu objetivo de nos fazer refletir não apenas sobre as violências cotidianas que se tornaram banais, mas também sobre os valores distorcidos, o egoísmo, a traição, a superficialidade do sexo, o amor, a fé e a morte.

Confesso que o final foi surpreendente, me deixou com algumas perguntas em minha mente e super curiosa para saber como será a continuação dessa série que contém CINCO livros. Não vejo a hora de conferir o livro dois, que se chama O Mergulhador, que trará os detetives Romano e Grego de volta. Tenho que dizer que esses dois são muito divertidos juntos, enquanto Romano tenta analisar os casos de uma maneira diferente, refletindo sobre tudo que ele descobriu, Grego é um pouco mais limitado e não tem muita paciência em ficar pensando, preferindo agir o mais rápido possível.

O livro é narrado em terceira pessoa, então podemos conferir a perspectiva de todos os personagens. As cenas de tortura anteriores a morte de cada vítima são bem angustiantes, então preparem seus corações haha. Não encontrei nenhum erro de ortografia e a diagramação está muito bonita. Gostei bastante da capa, pois deu um ar de mistério ao livro.

Então indico essa obra não apenas aos leitores amantes de um bom suspense, mas também aqueles que gostariam de se aventurar nessa trama envolvente, intensa e cheia de reviravoltas. Vale à pena conferir!

site: http://colecoes-literarias.blogspot.com/2018/08/resenha-chicote.html

Mila | @milaeoslivros 04/04/2021

A capa engana!
Achei a história boa, a capa dá a entender que o conteúdo do livro tem teor sexual mas na verdade discute diversos temas como política, corrupção, prostituição e outros. Acompanhamos a investigação de Grego e Romano para descobrir quem é o assassino do Chicote e o final tem um plot muito bom!

Sparr 28/04/2023

Final surpreendente.
Chicote traz a história de Felipe Xavier, um renomado advogado de Belo Horizonte, que cuida de clientes e contas de renome e vive a vida dos sonhos, mas é tudo fachada. Seu casamento por conveniência, não envolve amor, por isso Felipe acaba se envolvendo com Tatiana. Logo no primeiro encontro ele descobre que a mona gosta de coisas mais pesadas, de um SD, se me entendem d gosta de drog@s pesadas. Ele decide que para ele não dá, mas para não sair feio na foto, deixa o seu cartão de contato com ela, antes de partir, e esse é o seu maior erro. Tatiana aparece ass4ssin4da e o cartão o coloca na cena do crime. Pior que isso, outras mulheres começam a aparecer mort4s, o modus operandi é o mesmo.
Só daqui você já se rói para entender o que está acontecendo, se Felipe é um serial killer ou se estão tentando incriminá-lo, mas adicione a isso Romano e Grego, a melhor dupla de investigadores possível, adicione também uma construção narrativa que escancara o quanto normalizamos crimes hediondos, o quanto a sociedade culpabiliza vítimas, o quanto o dinheiro move a corrupção e o litígio, mais do que isso, o quanto somos cruéis na vida urbana. As críticas contidas no enredo são como socos na nossa consciência e moral. Nuno aborda em seus personagens as pequenas diferenças sociais que nos impactam na perspectiva que temos sobre a vida dos outros.
Deixo a firme recomendação de uma boa leitura e soube que há continuação para as investigações de Grego e Romano. Já quero continuar a leitura e saber o que mais virá. O livro é narrado em terceira pessoa, sem intromissão, isso permite ver mais dos personagens e fazer nossos próprios julgamentos de valor. Quero agradecer ao Nuno pelo livro, por me apresentar seu trabalho e me permitir ter contato com um enredo tão bom.

Marjory.Vargas 16/07/2023

“A culpa é sempre de alguém. As pessoas são assim, não assumem suas culpas. Na maioria das vezes, procurar o culpado é mais importante que resolver o problema.”

Chicote nos apresente Felipe, um advogado de sucesso que vive sua vida de forma automática. Advogado do prefeito, ele mantém um casamento de aparência com Paula. Porém, tudo muda quando ele conhece Tatiana: após uma noite intensa, a jovem é encontrada assassinada na manhã seguinte, e Felipe passa a ser suspeito.

Os policiais Grego e Romano entram na história, na busca de resolver o assassino. Porém a história sofre uma reviravolta quando outra mulher é encontrada assassinada, levando a uma nova conexão à Felipe. E logo os policiais descobrem que não são assassinatos isolados, e que estão à caça de um assassino em série, que deixa marcas de chicote nas suas vítimas.

A trama é cheia de reviravoltas e mistérios. Os personagens são complexos, e não dá para confiar em ninguém. O mistério de quem é o assassino só é revelado – literalmente – na última página, o que mantem o leitor fissurado na obra, tentando descobrir quem está por trás desses assassinatos.

Além do suspense policial, que nos conquista logo de início, também merece destaque as profundas críticas que o autor faz à sociedade durante a leitura. Explorando a natureza humana, as angústias que afligem o ser humano, as frágeis relações pessoais, a violência – a que vemos e a que se esconde nos lares de várias famílias –, o autor nos leva a pensar e refletir sobre a nossa sociedade, cercada de mentiras, trapaças e corrupção.

Para um bom leitor de suspense, e para quem gosta de obras que trazem críticas à nossa sociedade e ao ser humano, Chicote é a indicação perfeita. Lembrando que o livro é primeiro volume de uma série – e já estou ansiosa para a leitura do segundo volume!

Má Powzum- @entrelinhaslivros 19/07/2023

Um policial incrível!
Preciso falar a vocês que eu amo um bom suspense e tinha vontade de conhecer a escrita do Nuno fazia um bom tempo, todas as resenhas que havia lido sobre suas obras me deixam mais curiosa. O autor realmente nos brinda com um thriller muito bem construído e desenvolvido que não fica devendo em nada para os thrillers gringos. Nuno inseriu muita ação na trama, mas principalmente muitos mistérios que me enganaram direitinho.

Também adoro o fato de a trama ser narrada sob o ponto de vista de vários personagens, principalmente em suspenses, isso nos deixa por dentro de várias versões e criando várias teorias. Preciso alertar que a trama é muito n*a e crua, por isso cuidado com os gat!lhos, o autor trabalha aqui temas bem pesados. Destaco que adorei os detetives da investigação, acho que foram meus personagens favoritos, eles eram muito humanos.

E o final da obra é realmente surpreendente! Estou ansiosa para ler mais coisas do Nuno! E quem ama um bom suspense fica a dica!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 25/03/2023

Olá queridos amigos leitores! Essa semana recebi de presente do autor @nunorebello um exemplar lindíssimo de Chicote publicado pela @editoraseteautores , e é claro que já devorei e estou ansiosíssima pelo segundo volume!

Em Chicote conhecemos Felipe, um famoso advogado que tem como clientes famosos políticos, ele é casado com Paula, mas se envolve com a sedutora Tatiana. Após uma noite de s3x0 violento entre eles, Felipe amanhece com a notícia de que ela havia sido assassinada, e logo percebe as evidências apontando para ele.
Outros assassinatos de mulheres vão ocorrendo, e em todos eles uma das únicas pistas é uma bíblia aberta com o cartão de Felipe em cima.

??????????

Que suspense intenso! Passei a maior parte da leitura sem fazer ideia do que poderia ser o desfecho, de quem era o culpado ou quem poderia estar incriminando Felipe.
É incrível como o autor construiu uma grande gama de personagens que tem caráter duvidoso, e que nos fazem desconfiar de todos.

Ao mesmo tempo que envolve no mistério, a trama nos traz grandes críticas sociais , principalmente as formas de governo e a corrupção dele, e as injustiças e crueldade humana.

Em todos os crimes há também um teor religioso, portanto também há questionamentos sobre fanatismo e distorções das palavras escritas no livro sagrado dos cristãos.

É claro que eu não poderia deixar de falar de Greco e Romano, os dois responsáveis por resolver o caso, dois homens tão diferentes que acabam por discordar de quase tudo, gerando momentos de alívio cômico.

O livro termina com um plot twist gigante que eu não poderia prever nem nos meus sonhos.

Chicote está disponível em formato físico no site da editora, livrarias online, e direto com o autor autografado.

@leituras.da.cah 03/09/2022

Chicote
Felipe Xavier é um advogado e casado com Paula. Mas seu casamento já não é o mesmo de antes. Eles mantêm distância quase como estranhos e já certa hostilidade ali.
Felipe ao conhecer uma mulher acaba ficando atraído e tem uma noite de paixão com ela, até um pouco violenta, pois a mulher pede que ele bata nela e até use um cinto como chicote para lhe dar mais prazer.
Feliz só não esperava que no dia seguinte visse no noticiário sobre a morte dessa mulher, porém quando ele foi embora ela ainda estava viva.
O que será que aconteceu?
Os policiais, Grego e Romano, são designados para o caso e encontram uma Bíblia ao lado da vítima junto com um cartão de identificação do advogado Felipe Xavier.
Depois há uma outra mulher encontrada morta, com um cartão do Felipe dentro de uma Bíblia.
Grego e Romano estranham, afinal, os dois que estiveram em uma noite de sexo com a mulher que foi encontrada morta.
Mas Felipe se torna o principal suspeito do caso, que ficou conhecido como o caso do assassino do chicote.
Outras mortes voltam a acontecem, algumas com o mesmo padrão com a vítima tendo marcas de chicotadas, outras acabam fugindo desse padrao, confundindo os policiais. Mas sempre com a Bíblia e o cartão de identificação de Felipe.
Felipe será inocente ou culpado?
Os policiais serão capazes de descobrir a ligação entre as vítimas e pegar o culpado?

Esse é um suspense policial instigante e que te prende do início ao fim.
Gostei que aqui não temos somente um ponto de vista.
Ao longo do livro o autor traz a narrativa e pensamentos, não só de Felipe e dos policiais Grego e Romano, como também de outros personagens que podem a vir a se tornar vítimas, ou podem ser na verdade o culpado dos crimes.
Aborda temas como fanatismo religioso e política.
Uma trama onde todos os acontecimentos relatos terão importância para se entender todos os eventos relatados no livro.

Recomendo a todos que procuram uma obra impactante.