Rust & Stardust

Rust & Stardust T. Greenwood

Resenhas - Rust & Stardust

Erica 27/09/2019

Emocionante, perturbador, claustrofóbico, triste e doentio! A real história de “Lolita”
Esse livro merece +5 estrelas só pela sensibilidade da escrita da autora em relatar de forma tão humana, uma história extremamente pesada, o livro não precisou expressar de forma gráfica as partes nauseantes da dinâmica entre a pequena Sally de 11 anos e o seu sequestrador Frank La Salle para o leitor entender o que estava acontecendo nas entrelinhas, o relato foi bem respeitoso com a memória da vítima, embora seja inevitável não ficar atordoado e não julgar a ingenuidade da mãe da Sally.

Eu fiquei tão impactada com esse livro que antes de termina-lo eu tive que pesquisar a veracidade dos fatos na internet, pra quem não sabe essa é a história real que inspirou o livro polêmico e controverso “Lolita”.

A história se passa em 1948, quando Sally pressionada pelas colegas de escola, resolve furtar um caderno em uma loja como um teste pra entrar no grupo delas, acontece que um homem que estava a espreita a aborda dizendo ser do FBI e que irá prende-la e julgá-la por roubo, parece até absurdo se você não considerar a completa inocência da mente de uma criança sobre a maldade do ser humano, a partir daí acompanhamos toda jornada dela pra se livrar do seu agressor.

Pra mim essa leitura foi extremamente angustiante e revoltante porque você sabe que Sally ficou cativa durante 2 malditos anos e passados somente 2 meses do sequestro, eu já estava sem ar e querendo gritar socorro, pois o desespero e sofrimento dela é tão grande que parece palpável, eu como mulher não tive como não voltar aos meus tempos de menina e imaginar passar por um inferno desses na terra, a sensação foi horrível e ela piora quando você se coloca no lugar dos familiares. Como proteger seus filhos de um mundo onde existe pessoas tão podres? É bem perturbador a facilidade que pedófilos tem em destruir o psicológico infantil, fazendo com que as crianças tenham medo até de pedir ajuda, é como se eles estivessem na mente delas, o terror que a Sally tem em ser pega tentando fugir é similar ao da Natascha Kampusch no livro “3096 dias”, é de arrepiar a pele, na verdade é sufocante.

O final desse livro foi um dos mais emocionantes que eu já li, depois que eu entendi o significado da fita vermelha na capa, eu desabei... foi muito comovente e triste a luta da família para reencontrar Sally e a ajuda das pessoas que ela encontrou no caminho, eu amei a Ruth de todo meu coração (só lendo pra entender).

Pra quem leu “Lolita” ou assim como eu, ainda não leu e se interessa em conhecer o drama real, fica aí a dica. Só separe um lenço antes porque você vai precisar!
Lilly Oliveer 15/07/2020minha estante
Só tem ele em inglês?? Não consigo encontrar em português

Erica 16/07/2020minha estante
Não tem edição em português ainda :/

Lilly Oliveer 16/07/2020minha estante
Que pena... muito obrigada ??