O Coronel Sangrado

O Coronel Sangrado Inglês de Sousa




Resenhas - O Coronel Sangrado


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Darlan 14/11/2012

Útil
O Coronel Sangrado traz uma história que é protagonizada pela própria região em que a trama se passa, a Amazônia, dando bastante espaço para a caracterização do ambiente.
Dentro disso desenvolve-se a história de: Coronel Sangrado, apelido dado ao Coronel Severino de Paiva, homem possuidor de um comportamento atípico; Miguel Faria, uma rapaz que já havia morado na cidade (Óbidos) e foi embora por desavenças com outro, o tenente-coronel Ribeiro, volta para a terra depois de cinco anos para rever sua mãe, D. Ana, e procurar seu verdadeiro amor, Rita, afilhada do tenente-coronel Ribeiro, seu arquiinimigo.
As disputas políticas entre o partido conservador e o partido liberal, também são acontecimentos que marcam o livro.
Pretendia o Tenente-Coronel Severino eleger Miguel vereador, por quem se afeiçoara e decidira fazer dele seu protegido. No entanto, os planos do Coronel Sangrado não dão certo, entre outros motivos pelas intrigas paroquiais que se desenvolvem. Morre o Coronel Sangrado e Miguel, que nunca esquecera Rita, acaba tendo a realização de sua paixão, quando Moreira também morre num acidente, casando com ela.
O Coronel Sangrado é uma obra diferente da que o estudante atual está habituado a ler, por trazer ao leitor a experiêcia de como seria a vida do século XIX nas regiões amazônicas. Surpreendentemente as semelhanças em relação a caracterização do meio externo e das pessoas comuns presentes no enredo, com obras do mesmo período como Senhora, de José de Alencar, são muitas, tendo apenas como diferenciação a linguagem própria da região e objetos como meios de condução, vestimentas, etc.
O autor tem grande poder sensitivo, produzindo, a cada capítulo, sentimentos completamente diferentes em quem lê. Como em uns onde há presença de temas políticos, pode-se observar a utilização de expressões que deixam bem claro a atmosfera que se encontra a cena, já os de casos amorosos, fazem o leitor ficar sem fôlego a cada parágrafo, pelo uso, também, de expressões específicas.
Um livro que sem dúvida deve ser tratado com toda a pompa que é usada para citar seus sucessores, O Mulato, entre outros, por sua grande importância cultural e excelente história contada.
comentários(0)comente



><'',º> 20/03/2018

O Coronel Sangrado é um relato fiel da sociedade amazônica do século XIX. Mais do que isso, escrita sob o predomínio da escola naturalista, a obra é universal com seus personagens recheados de sentimentos menores, como a inveja, a vingança, os preconceitos e as tramas noturnas típicas das cidades interioranas. Inglês de Sousa, até então conhecido sobretudo por O Missionário, usa o episódio de uma eleição municipal na pequena cidade de Óbidos, no Pará, para apresentar seus personagens e a luta pelo poder, onde os mais fortes derrubam os mais fracos, ou não...

Fonte: travessa.com.br
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR