O Rio da Consciência

O Rio da Consciência Oliver Sacks

Resenhas - O Rio da Consciência

Letty 31/05/2020

"A consciência é ativa e seletiva"
O primeiro livro que li de Oliver Sacks foi "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu", e confesso que não consegui terminar de ler, sem antes dar uma chance para "O rio da consciência". O autor passa por várias áreas do conhecimento com extrema maestria e delicadeza, como biologia, neurociência, psicologia, entre outros temas, trazendo à tona reflexões muito interessantes para qualquer amante da ciência. Uma ótima obra para quem quer começar a leitura em Oliver Sacks. Minha vontade de ler os outros livros do autor foram muito renovadas. :)

Perigor 22/05/2021

Conversas de bar com um neurologista
Tem resenha nova no IGTV do meu instagram @_perigor_ !!

site: https://www.instagram.com/tv/CPLqMQrnUUe/?utm_source=ig_web_copy_link

Biblioteca Álvaro Guerra 23/07/2019

Livro reafirma duplo talento de Sacks: cientista e escritor
O último livro concebido pelo neurologista Oliver Sacks, traz mais uma vez suas brilhantes reflexões sobre evolução, criatividade, tempo, consciência e experiência.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535930023

nyeeth 02/03/2022

O ponto em que este livro brilha é em como, através de uma escrita apaixonada pela observação e pelo conhecimento, uma pessoa pode atrair outras pessoas a se apaixonarem por temas complexos. Oliver Sacks consegue escrever de maneira que as investigações acerca da mente, percepção e consciência se tornem assuntos acessíveis para quem não tem o nível de conhecimento específico do autor.

Charles 02/08/2019

Nesse livro o autor traz a ideia do que seria consciência, mas não de uma forma direta e descritiva, ele começa a abordar algumas histórias que são incomuns de serem pronunciadas como os estudos de Darwin sobre botânica e a ligação da psicanálise de Freud com a biologia, ele também vai abordar a noção de percepção através de analogias e análises de patologias. O autor também vai elucidar algumas limitações no meio científico.

Achei um livro bom devido o domínio intelectual mostrado, porém depois de chegar no capítulo quatro ele começa ficar um pouco técnico e os capítulos começam a ficar com temas mesclados entre si, o que inicialmente parecia ser capítulos distintos uns dos outros se tornam uma mistura dos três primeiros capítulos com alguns acréscimos.

Recomendo esse livro a pessoas que tenham interesse em entender o que é a consciência e como ela se formou.

Raphaella39 02/02/2021

A união de universos aparentemente díspares
É um livro voltado a questões científicas e como tudo ao nosso redor se relaciona a esferas como a química, a física e a biologia. Para quem gosta da temática, cada capítulo traz conhecimentos únicos.

Re Vitorino 04/06/2023

Fascinante
Meu primeiro livro do autor e, para minha triste surpresa, o último publicado, de forma póstuma. É uma leitura rápida, não pelo número de páginas, mas principalmente pela característica do autor, que costura informações técnicas e reminiscências em uma linguagem clara e fluída.

Debora411 18/02/2024

Esse é sem dúvidas o melhor livro de não-ficção que eu já li na vida. Oliver Sacks discorre e elucida sobre variados assuntos que o interessavam, de uma maneira muito acessível. Eu me sentia sentada numa sala batendo papo com o autor, ouvindo ele me contar sobre as coisas pelas quais ele tinha fascínio (um tipo de conversa que me agrada bastante). É nítido o quão profundo era o conhecimento e o interesse dele pelos tópicos. Acho que não poderia ter escolhido um livro melhor como porta de entrada. Já tinha alguns outros livros dele no meu radar e agora pretendo ler todos.