A colonização explicada a todos

A colonização explicada a todos Marc Ferro

Resenhas - A colonização explicada a todos

Alipio 07/05/2020

A Colonização explicada a todos
A Escola dos Annales é um movimento históriográfico impactante e renovador, fundada na França em 1929 pelos historiadores Lucien Febre e Marc Bloch mudando a maneira de compreender a história.
Marc Ferro é um historiador francês da terceira geração dos Annales e um dos principais responsáveis pelo uso do cinema como agente histórico.

Alicerçados nos domínios da História, Marc Ferro laça luz sobre eventis políticos, sociais, econômicos e culturais que sustentavam o colonialismo.
O livro foi escrito com oito capítulos em forma de perguntas e respostas.

Entre elas, apresento algumas : - O que é colonização? Como defini-lá?
- Os portugueses são os primeiros nessa aventura. Por que eles?
- No século XVI, Portugal foi a maior potêcial colonial ( ou foi a Espanha?)
- N América, as primeiras indepêndências de territórios colonizados são obras de colonos?
-Na África subsaariana, a descolonização foi pacífica?
- Qual a ligação entre a colonização e a escravatura?
-- A História da colonização terminou?
- O que resta hoje do passado colonial?

Nesta didática entre perguntas e respostas, Marc Ferro vai destrinchando ao grande publico de leitores, um tema complexo e atual.

Thiago 02/11/2017

Marc Ferro nunca decepciona
Excelente Obra de Marc Ferro, onde ele faz um apanhado geral do Colonialismo, seja o do século XVI e XVII, ocorrido sobretudo na América, como o do século XIX e XX, também chamado de Neocolonialismo, que teve a África e Ásia como principais teatros. Estruturado num texto de perguntas e respostas, ambos feitos pelo próprio autor, o livro nos dá uma visão panorâmica do assunto, ainda que não aprofunde muito (o livro é pequeno), ele não entrega algo raso, vai mais além do que um mero manual do assunto. Por sinal, exige um certo conhecimento prévio por parte do leitor, mesmo o título dado a entender que possa parecer uma obra para leigos.

Marc Ferro é um autor veterano, mas que parece estar longe de perder o fôlego. Obra mais do que recomendada, ainda mais que este é um tema em que ele é profundo conhecedor.

Gerônimo 30/08/2020

Ótimo
A melhor forma de caracterizar esse livre é como "uma excelente aula sobre colonização". Para estudantes de história, o livro serve muito bem, pois traça um panorama sobre o assunto. Muito recomendado também para professores, até porque, no final, há bibliografia e filmografia indicada sobre os assuntos tratados.

MarcusASBarr 20/08/2023

Essencial!!!
Uma obra como está é leitura obrigatório para quem ousar adentrar ao debate a respeito do mundo atual... seria o fim de tanta afeição cega ao ridículo ponto de vista da suposta partição do mundo entre "direita x esquerda", e seus rasos fundamentos.

Jansen 23/10/2018

Gostei. Faz um relato do processo de colonização e posteriormente do imperialismo. Na Ásia, Africa e Américas. Mostra que algo que poderia ter sido útil descambou para a apropriação das terras e riquezas naturais das colônias e posteriormente de sua pessoas, com a escravidão. Um dos últimos países europeus a libertar suas colônia foi Portugal, com a revolução dos Cravos em abril de 1974. A libertação acabou partindo da Metrópole, apesar de que suas colônias já lutavam para a liberdade.

Prof Kaique 11/05/2024

Introdução mais que bem feita sobre colonização
"A colonização explicada para todos", mas todos quem?
Já adianto que não achei o livro popular como o titulo sugere, mas sim uma introdução acadêmica a um tema tão complexo e que ainda se faz presente como a colonização.
Através de um texto em forma de entrevista (os mais novos podem fingir ser um podcast se isso ajudar a ler kkk) o autor analisa diversos contextos tanto geográficos como temporais com relação aos processos de colonização e mais tarde no texto os processos de independência.
Talvez essa seja a primeira derrapada. O livro tem muitas curvas e voltas, como disse, não achei esse livro tão "para todos" como o livro sugere. Mesmo que ele possa sim ter um caráter introdutório, ele cita muitos países e realidade diferentes esperando que o leitor possua uma bagagem básica sobre elas e consiga transitar pelo mundo com ele enquanto as analisa e por vezes até compara.
Marc Ferro faz inúmeros apontamentos pertinentes e reflexivos, como o fato dos Estados Unidos terem posturas colonizadoras, mas terem sido um País que se originou da luta contra colonizadores ou de como atentados de grupos radicais Islã tem raízes no sentimento de revanchismo a colonização.
Recomendo esse livro principalmente para historiadores que desejam ampliar mais seu conhecimento sobre o assunto e refletir sobre como o mal que a colonização causou no mundo ainda afeta a vida de todos.