Estio

Estio Vauline Gonçalves

Resenhas - Estio

1 | 2 | 3 | 4

Leiri 05/10/2020

Uma leitura rápida, um livro que mostra o que a falta de comunicação em um relacionamento pode fazer com o casal.

Monica 22/06/2022

Lindo demais
O romance de época mais lindo que já li ambientado no Brasil!
Uma história em que o amor foi sendo construindo através de muitas superações e de muitos medos, numa época onde a mulher não tinha o direito de sentir nada, tinha que ser invisível.
Triana e Antônio, um casal apaixonante, se apaixonem por eles e com eles!

Giu 11/04/2020

...
A história é bem legal, bem pensada e construída porém poderia ter mais desenvolvimento em algumas partes, apesar disso, gostei bastante. Fiquei bem envolvida com a história.
Indico pra quem quer ler um romance de época bem puxado pra realidade com algumas cenas +18 mas que também mostra o desenvolvimento de um grande amor nas circunstâncias apresentadas.

Amanda 24/08/2020

Uau! Que Livro!
Sabe aqueles livros que você compra pela capa, sinopse promissora ou porque estava gratuito na Amazon?! Então, esse livro foi uma junção de todos esses! Contudo, confesso que eu não só gostei, eu ADOREI demais tudo aqui! Acho que nunca li um romance de época nacional que me emocionasse tanto, me senti lendo um livro da Maria Dueñas ou Dinnah Jeffries - e isso só prova quão brilhante estão sendo nossas autoras nacionais, estão de parabéns (palmas). Mas vamos a história...
Triana é a caçula de uma família sulista, seu pai é produtor de uvas e ela tem ainda sua mãe e dois irmãos, sendo um deles seu gêmeo. A vida dela não é fácil, seu pai é um amargurado que está sempre a culpando por seus infortúnios, assim ela foi criada sendo diminuída e descartada o tempo todo. Então quando Renato Seabra, um comerciante de Curitiba se interessa por ela, seu pai em acordo com o tio dele acerta um casamento duplo, o de Triana e Renato e de seu irmão Otelo com a prima de Renato, Domitila. Tudo está bem, Renato tenta se engraçar com ela e convencê-la a fugir , mesmo com os dias contatos ao casamento, Triana é firme e no seu grande dia, é recompensada com uma grande humilhação.
Já no interior de São Paulo, Antônio Basti é um homem odiado por seu grande sucesso. Produtor de café, algodão e outros investimentos, alem de muito inteligente, é muito rico e progressista, abrigando índios e escravos libertos, tendo-os como funcionários. Com isso, ele tem muitos inimigos e não é aceito nas rodas sociais. Assim , quando seu amigo Giuseppe surge com uma ideia de casa-lo com uma mulher do Paraná que foi abandonada pelo noivo, ele pensa e resolve aceitar a loucura do amigo, o que ele não esperava era que a sua noiva fosse ser tão... encantadora como Triana.
Humilhada e sofrendo a fúria do pai que a culpa por tudo, Triana segue o conselho de um grande amigo para se casar com um noivo do interior paulista, mesmo sem conhecê-lo. Mas ao chegar em sua nova casa, Triana não esperava conhecer Antônio e todo o fascínio que o cerca. O casamento é arranjado e agora os dois precisam escolher entre: ter um casamento frio e de conveniência ou então dar uma chance e tentar ser feliz. Infelizmente, pessoas do passado surgem a todo instante tentando separar esse casal e eles terão que ser fortes se quiserem realmente ficar juntos.
Eu adorei esse livro, a história é incrível, te cativa e te prende a ponto de não querer parar - sério, eu queria que um epílogo brotasse depois que avaliei o livro, queria muito mais, mesmo já tendo um final satisfatório. Triana e Antônio formam um casal formidável, real e intenso que te deixa com o coração na mão em vários momentos. Suas inseguranças, segredos e orgulho são tão fortes que me deixaram ensandecida para saber o final. Sério, não tem como ler e não ficar impactada, só me arrependendo de não ter lido antes, pois eu já o tinha na lista há tempos. Enfim, quero parabenizar a autora e dizer a quem tem a intenção de ler para se jogar, pois vale muitoooo a pena .

Resenhas.da.Panda 26/07/2020

Um maravilhoso romance de época nacional (um dos melhores)
Damas e cavalheiros, devo avisar que essa resenha é pautada numa opinião completamente pessoal, portanto, o que para mim pode ser uma leitura adorável, para você, leitor, pode ser uma experiência diferente.
Enfim, li esse livro há uns anos, na verdade, foi um dos primeiros livros de romance de época nacional que li no Kindle. Eu lembro de ter sido uma leitura muito boa, li em menos de uma semana e adorei os personagens, que foram moldados te tal forma que parecem reais. A história se passa no Brasil Imperial (O QUE EU ADORO), e nos apaixonamos pelo romance entre Antônio e Triana.
Triana é uma personagem que carrega o peso de ser a única filha de um pai bastante conservador e interesseiro, que via nos filhos lucro. E, de fato, num país patriarcal, a mulher realmente é mais dispendiosa que o homem, já que, por exemplo, ao se casar, o pai teria de pagar o dote ao marido. A Vauline enfatiza bastante essa estigma de ser muito e ser inferior, algumas vezes achei até um pouco cansativo, mas nada que prejudicasse a leitura.
Admito que Antônio me deixou irritada muitas vezes, ainda mais (SPOILER) depois do casamento e ainda "pular a cerca" com a amante. Fiquei com raiva, mas ele até que "se redimiu" no decorrer da história.
Se você busca um romance bem pesquisado (e isso é o que mais admiro em narrativas de época) e bem construído, eu super recomendo.
A escrita da autora é muito boa, vale a pena conferir.

Mara Regina 06/10/2020

Maravilhoso
Conta z história da Triana e do Antônio.
Triana era humilhada pelo pai por ser mulher, foi enganada pelo irmão e pelo Renato primo da namorada do irmão, abandonada no dia do casamento, desesperada e humilhada é amparada por Giuseppe um senhor de alma boa que acaba comprando ela do pai ambicioso e maldoso.
Leva Triana para casar com Antônio.
Antônio era desprezado pela sociedade onde morava porque era amigos dos índios.
Triana e Antônio se casam e se apaixonam, mas a maldade de pessoas inescrupulosas rondam e tentam atrapalhar o casal.
Recomendo a todos que desvendar os acontecimentos e desfecho dessa linda história de amor do século passado.

mimosliterarios1 04/10/2020

Romance de época incrível!
Romance ambientado no Brasil, leitura fluída, trama bem construída e personagens muito bem elaborados.

A história é narrada em terceira pessoa, assim conhecemos um pouco mais sobre os personagens principais: Triana e Antônio.

Temos personagens apaixonantes, empáticos, solidários, mas temos personagens cruéis, desumanos, que dão uma pitada única, especial ao romance.

Século XIX, conhecemos a bela, livre e sonhadora Triana,que vive com sua família no sul do país. Ela é a única mulher da família e sente na pele, o fardo que as mulheres daquela época carregam: vista como fonte de dinheiro, insignificantes, fonte de herdeiros, sem vez e voz.

Triana, a Nana, vive chria ee medo, cercada de limitações, punições, culpa, desencontros, resignação...

Antônio é um homem belo, admirável, rico, bem- sucedido, que mora no interior de São Paulo, diferente dos demais senhores da sua época. Está a procura de uma noiva.

Os caminhos de Triana e Antônio se cruzam. Eles são opostos, cheios de dores, traumas, com seus questionamentos, lidando nossas sensações e emoções, a procura do Estio.

A autora Vauline Gonçalves toca o coração do leitor profundamente, ao criar uma obra de escrita tão poética, envolvente e cheia de emoções.

Os sentimento dos personagens principais estão a flor da pele, as regras socialmente impostas. O amor pode superar tudo?

Neste romance, você irá chorar, se apaixonar, amar, suspirar... entregue-se a esse romance de época incrível!

Isa 05/11/2020

Esperava mais
A raiva que eu tenho de personagens que não se comunicammm. Todos problemas da história foram baseados nisso basicamente.
A premissa da história é bem legal, gosto de livros de época que se passam no Brasil. Mas o enredo não me pegou, não gosto da disputa dos principais com outros pares românticos e também achei a mudança da Triana muito repentina. No começo ela menos que uma mosca morta, totalmente sem ação, e chegando na fazenda ela já era uma mulher cheia de atitude e presença, deveria ser um processo muito mais gradual.

Livrospamor 23/03/2021

Resenha se encontra também Instagram livros.pamor
Uma palavra para descrever o que esta história nos causa seria: Encantamento! Sim .
A autora nos brinda com uma trama sofrida, apaixonante e fascinante.
Aqui vamos conhecer a jovem Triana( Nana) que desde de cedo assim, como tantas mulheres, ainda hoje sofrem pelo mundo pelo simples fato de ser mulher. Mas o destino tem seus meios e agentes e em meio a tantas reviravoltas , Triana encontra em seu caminho, Antônio, um homem bom , com valores e princípios. O envolvimento deles é lindo, mágico, flui de uma forma tão natural e única que nos arrebata com toda a sua paixão, emoção, coração e dor.
Nosso casal enfrentará mentiras, armações, cobiças e maldades para viver este amor em sua plenitude.
O que começou como um casamento arranjado ser torna uma grande história de amor.

site: @livros.pamor

Samantha.Baggio @leiturassa 07/10/2020

Quero ler tudo da autora!?
Nossa eu me apeguei a quase todos os personagens uns amei, outros queria socar kkkk, mas todos me comoveram e me tocaram de alguma forma.
Antônio nem existe né?! Que homem maravilhoso, mas eu queria bater nele também em alguns momentos por não saber escutar ou falar o que precisava ser dito.
Fiquei querendo bater na Triana também por não falar nada por conta de insegurança e suposições de sua cabeça, mas entendi todo o medo que ela carregava por conta do pai afinal ela sou era insegura, medrosa e não acreditava em seu potencial por conta do próprio. Falando no bendito eu queria esganar ele, mas o pior que para a época isso era muito comum de acontecer, rejeitarem as filhas mulheres, eu sofri tanto com essa personagem por conta disso que nem sei expressar.
Lorux é maravilhoso gente me apaixonei, tão atencioso, gentil e super amigo, quero muito que ele seja muito feliz, quero um livro só dele ?
Amei Justina e Giuseppe a história deles, o modo maravilhoso que tratavam todos ao seu redor, queria um conto ou um livro só deles pra explicar ainda mais detalhado a história dos dois!
Gente quero um livro pra cada um quase, também impossível não se apegar a esses personagens, o modo como foram descritos e criados não podia ser mais perfeito, um toque de conto de fadas mas muita realidade impressa também!
Breno irmão de Triana, foi o primeiro crush apresentado no livro que irmão atencioso e amoroso, fiquei encantada com ele e já queria um final feliz pra ele, quando conheci certa pessoa no livro eu pensei quero eles juntos!!!( Agora vocês precisam ler pra ter uma noção de quem é kk e ver com quem ele fica, assim que lerem me contem preciso comentar)
Vitória teve um fim merecido, mas deu uma pequena dó, bem pequena, mas apesar de não valer nada,ser manipuladora e mesquinha até ela me cativou kkk.
Renato e Otelo foram os maiores crápulas da história apesar de um ser mais bobinho e o outro mais ordinário os dois não merecem perdão pra mim e um pelo menos teve o fim merecido!
Amei que esse romance tem muita coisa real, tem todo um encantamento de conto de fadas mas muita explanação de coisas reais que realmente acontecem.
A escrita é maravilhosa eu já imaginei um filme gente!
E as cenas hots?????? As melhores que já li, tô passada.
Aí eu não sei se falei tudo que queria, mas esse livro com certeza será relido e eu super indico, vocês precisam ler!
O final fica com aquele gostinho de quero mais mas para a continuação da vida desses personagens, porque todas as questões levantadas no livro são todas respondidas, não deixando pontas soltas!

Aline 28/09/2020

Um livro de época marcado por um período de opressão as mulheres, onde eram criadas e educadas apenas para casar e procriar.

E Triana foi uma figura que retratou bem isso, além de ser humilhada e ostilizada pelo pai, também passou por uma grande decepção amorosa. Mas o destino tinha algo reservado ao lhe presentear com Antônio, um fazendeiro de posses, jovem, bonito e com ideias revolucionárias, porém rejeitado pela sociedade aristocrata da época, pois se relacionava com índios e negros, quais eramanhã livres e ainda pagava seus salários.

De um casamento arranjado muitas surpresas aparecerão, inclusive algumas bem dolorosas e muitos obstáculos a frente, será que o amor irá superar esses desafios?

Convido a você embarcar nesse Estio e se apaixonar por Triana e Antônio. Parabéns a autora pela bessima história.

kiki.marino 19/10/2020

Estio
Bom romance de época nacional, daqueles clichês da mocinha que se acha a patinho feio mas na verdade é linda de morrer rs.
Quanta a questões de "machismo" ,um incômodo,mas entendo que é o contexto da época.
Também senti a falta de desenvolvimento de personagens secundários,a questão de negros e índios ficou em segundo plano,que daria um bom subplot,assim como a zero crescimento e evolução emocional do casal protagonista. Não é perfeito mas gostei.

Biapile 07/10/2020

Um dos melhores Romances de Época que li...
Me apaixonei pela escrita da autora que relata com cuidado e carinho o amadurecimento de cada personagem e a maneira como eles aprenderam a amar um ao outro!!!

Vanessa 13/06/2020

A escrita da autora é muito envolvente e fluida, não larguei o livro até acabar. Comecei a história muito encantada e apegada aos personagens. Amei o desenvolvimento inicial do romance, mas ao longo da história fui ficando muito irritada com o "mocinho" se mostrando agressivo (atos e pensamentos), não consegui deixar isso de lado e prejudicou demais a leitura. No final estava curiosa e intrigada com o desenvolvimento da história, mas não mais envolvida com o romance.

1 | 2 | 3 | 4