A Dama do Lotação e Outros Contos e Crônicas

A Dama do Lotação e Outros Contos e Crônicas Nelson Rodrigues

Resenhas - A dama do lotação e outros contos e crônicas

Jonara 23/04/2010

Nelson Rodrigues é tão espetacular que não tenho nem o que dizer sobre seus textos. Deixo que ele fale, segue um trecho:
"Por que ter pudor no Carnaval e não na praia? Aí está o biquíni, que é a forma mais desesperada da nudez. Como é triste o nu que ninguém pediu, que ninguém quer ver, que não espanta ninguém. O biquíni vai comprar grapete e o crioulo da carrocinha tem o maior tédio visual pela plástica nada misteriosa. E aí começa a expiação da nudez sem amor: - a inconsolável solidão da mulher."

Daniel 13/12/2016

A Dama do Lotação
Em seus contos, Nelson Rodrigues traz pouquíssimas inovações e novidades para a literatura brasileira. Entretanto, seus contos curtos, cujas temáticas estão relacionadas ao sexo, à violência e à mulher, revelam um autor livre da prosa engajada de sua época mas refletindo sobre o comportamento do homem na sociedade, sobretudo as suas relações e seus modos e costumes diante s situações corriqueiras. A dama do lotação é um exemplo disso. Uma prosa cheia de vícios, mas com narrativas que chamam a atenção pelas temáticas libidinosas e reflexivas do comportamento humano diante da traição e da mentira, por exemplo. Fato é que o Nelson Rodrigues da prosa nem de longe lembra o Nelson Rodrigues do teatro brasileiro que ele ajudou a consolidar, durante a segunda metade do século XX.