Nas montanhas do Marrocos

Nas montanhas do Marrocos Luisa Bérard

Resenhas - Nas Montanhas do Marrocos

1 | 2 | 3 | 4

Aletheia (@almaletrada) 16/02/2020

Livro maravilhoso! E literatura nacional!
Esse estória transita entre a Inglaterra e o Marrocos em meados do século XIX. No enredo conhecemos uma família aristocrata inglesa que passa pelo dilema de fazer bons casamentos para suas filhas. Duas delas já casaram, mas Elizabeth Hartington, a caçula, não acredita no amor, nem que as mulheres precisam dos homens para resolver seus interesses. Em um mundo regido por homens e esse jeito meio subversivo, encontra na sua tia Margareth, apoio e ensinamentos necessários a tão sonhada liberdade.
No outro lado da trama, encontra-se Fahyd, um príncipe marroquino que teve educação europeia e transita livremente entre dois universos de culturas tão distintos. Filho do príncipe Taufik, Fahyd foi prometido, ainda criança, a um casamento de conveniência, através de um acerto político feito por seu pai.
De repente, os destinos de Elizabeth e Fahyd se cruzam em uma trama repleta de dramas, viagens, amor, encontros e desencontros! Será que eles conseguirão enfrentar todas as barreiras de culturas tão diferentes? Será o amor capaz de sobreviver a tudo?
@luisa_berard nos transporta para um universo de cores, sons, paisagens, cheiros e intrigas que, de tão bem retratados, são quase palpáveis. O coração dispara (ou para) e você não consegue desgrudar da leitura com tantos ganchos que a autora coloca no texto.

Carla Sarmento 27/05/2022

Uma grande surpresa
Um romance histórico de uma escritora brasileira.

Encontrei este livro nas recomendações do kindle unlimited e foi uma grande surpresa.

Inicialmente o livro tem como cenário a Inglaterra na era vitoriana e depois segue para o Marrocos.

Uma trama repleta de emoção. Escrito de maneira formal e com um vocabulário riquíssimo. Com certeza, sua pesquisa para fazer este livro foi muito ampla porque o resultado ficou belíssimo.

O que esperar durante a leitura? Um mundo de cores, aromas, sabores, bailes, educação requintada, sonhos, paixão, montanhas e lindas paisagens. A autora é tão precisa nos detalhes que as vezes eu me sentia dentro da história. Um livro que, facilmente, seria transformado em filme ou série.

Não vou dar nenhum spoiler. Mergulhe na leitura porque vale a pena!

Cheirinhodelivro 03/11/2021

Maravilhoso!
Ambientado inicialmente na Inglaterra vitoriana, vamos conhecer a jovem e impetuosa Katherine Hartington, filha mais nova de uma família abastada. Ela é o tipo de mocinha que admiro: forte, determinada, que luta por sua independência, aspirando uma vida que vai além das imposições sociais atribuída às mulheres: o casamento.

Dentre tantas coisas que poderiam acontecer, o que menos imaginava é que uma viagem fracassada a levaria para uma jornada até as incríveis e exóticas paisagens do Marrocos, onde bateria de frente com o amor. Super recomendo!

Sandra Rosa 09/11/2020minha estante
Passada! Ninguém falou isso nas resenhas

Daniela 10/11/2020minha estante
Pois é! Muita pouca gente falou e sinceramente não sei o motivo.

Luara 24/03/2021minha estante
obrigada por essa resenha, nem quero chegar perto desse livro agora!

@bibliotecadedramas 06/06/2023minha estante
eu vim aqui nessa resenha pq fiquei curiosa com a classificação e muito obrigada por avisar pq já desisti dessa leitura. É isso que as vezes eu não consigo entender em alguns escritores brasileiros sabe, mesma coisa qdo li "procura-se um marido" de uma escritora brasileira tbm, cuja protagonista só ia ter a herança do avô e tomar jeito qdo ela se arrumasse um marido (por favor, né?), sei lá, é o tipo de história que não tem o que defender.

laira.myrele 21/03/2024

Arrebatador!
Como a história desse livro é dividida em 3 partes, eu também preciso detalha-lá em partes.
a 1 parte eu achei muito tediosa (foi um saco, sinceramente). muitos diálogos fúteis, muitos detalhes? é basicamente mais uma versão de bridgerton. mas isso é particular >meu< pq eu não sinto mais nenhum entusiasmo de ler romance de época que se passa na Inglaterra. tive que ter MUITA força de vontade pra enfrentar em torno de 150 páginas disso.
a 2 parte é onde as coisas começam a acontecer! onde você sente emoção, medo, raiva? um turbilhão de sensações! a forma que Katherine chegou no Marrocos foi sensacional. porém a forma que ela foi introduzida na vida do Fahad, seu par romântico me incomodou demais pois foi através do tráfico de mulheres. talvez se a autora tivesse trazido esse assunto de forma mais criteriosa, dava pra relevar alguns pontos. PORÉM É SEM NOÇÃO VC SE APAIXONAR POR ALGUÉM QUE TE ?COMPROU?.
mas se a gente passar um pano cego por esse detalhe que não é nada pequeno, o desenrolar do romance deles é bonito. a química entre eles é muito boa.
e outra coisa que me incomodou também foi a personalidade de Katherine, que na 1 parte ela é uma pessoa determinada, tem seus próprios ideais, pensamentos únicos e na 2 parte ela meio que perdeu quem ela é em nome do amor. (uma dependência emocional gigante)
e a descrição dos locais é ótima, consegui me sentir dentro de todo o universo.
e a 3 parte foi a unificação de toda a história, com um lindo final feliz.
ademais, gostei bastante da leitura. esse livro é de uma autoria nacional, daqui do meu estado Pernambuco. e esse livro foge dos nacionais que estava acostuma e cansada de ler (hot de adolescente). esse nacional é profundo e com mais significado.

Bi Faria 09/03/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura que me prendeu do início ao fim, com cenários deslumbrantes e um amor além da vida e para sempre. É favorito de 2019!
O ano é 1847 e Katherine vive sua penosa realidade de ser apresentada para a sociedade, para arranjar um bom casamento.
Sempre muito inteligente, astuciosa e sonhando com sua liberdade, ela não tem os mesmos pensamentos e sonhos que suas irmãs e mãe. Ela quer mais do que um marido e um nome.
Sua tia Margareth, Duquesa de Melbourne,lhe insere nos afazeres de relatórios e comando de suas propriedades, e é a melhor parte do seu dia.
Mas como não pode fugir de sua realidade, participa de todos os compromissos sociais que a mãe lhe impõe.
Ela tem uma grande amizade com Lorde Etham Huntley, mas nunca passou disso, ela não experimentou o amor, mas também não ligou para tal fato.
Quando ele quer propor casamento, ela diz que fará uma viagem a Grécia com o casal Lutyens e na sua volta eles conversarão a respeito.
O que ninguém imaginava era que um ataque com consequente naufrágio faria a vida dela mudar totalmente.
Na Inglaterra acreditavam na sua morte, enquanto ela estava em um mundo totalmente diferente, Marrocos.
E nunca imaginou conhecer o amor de sua vida, o príncipe Fahid Ahmed el-Mansour Saadi.
O que a assustou deliberadamente, pois sempre acreditou em sua liberdade, queria retornar para seu país, mas ele já a conhecia de um baile inglês e se apaixonou perdidamente.
O convívio fez com que os seus corações se entrelaçassem para sempre. E a cultura de lá encantou Katherine de uma forma irreversível.
Mas como o pai de Fahid já tinha planos para ele, tudo desmorona com o anúncio do casamento dele com Amira, e uma aliança política entre as famílias .

A autora com uma escrita impecável, te transporta para os mais belos cenários e costumes da época. A cada descrição você se vislumbra naquele momento. E as montanhas do Marrocos' com seus mistérios e costumes te fazem querer conhecer aquela imensidão de cor, palácios e tamanha beleza. O romance vem para fechar com chave de ouro, um amor inesperado, inevitável e inesquecível. "Para protegê-la sou capaz de sangrar meu próprio coração."

Geisiany 14/05/2020

Maravilhoso
Li por indicação e sem saber nada a respeito. Que surpresa agradável! Protagonista muito forte e carismática, muito a frente do seu tempo, o que torna a leitura ainda mais intrigante. Confesso que me incomodei um pouco com alguns detalhes do romance, mas nada que me faria desgostar do livro em si. Isso tudo sem falar no cenário, desperta um desejo enorme por conhecer novas culturas.

Reniére 23/04/2018

Um encanto de leitura!
Na Inglaterra do século XIX, uma moça não mais cabe em seu tempo. Katherine, uma jovem determinada e de opiniões formadas, só não é completamente independente porque as amarras sociais de sua época ainda a reprimem. Criada em uma família aristocrata, a jovem é constantemente pressionada por sua mãe a conseguir um bom casamento, agora que sua fase de debutante na sociedade londrina teve início. Porém, Katherine descobriu ao longo de sua curta existência, coisas que são infinitamente mais atrativas a seus olhos do que um simples casamento. Por isso, ela deseja ser livre, fazer suas próprias escolhas e casar somente quando desejar – isso se vier a ter esse desejo em algum momento.

Graças à sua tia Margareth, uma importante duquesa viúva, Katherine desde cedo foi apresentada à vida administrativa e burocrática do ducado. A rotina de auxiliar da tia fez com que a jovem desenvolvesse, acima de tudo, senso de responsabilidade e administração surpreendentes. Mas apesar da incógnita sobre seu futuro e da única certeza de que não deseja encontrar um pretendente, o destino parece já ter traçado seus caminhos. Para o Marrocos.

De forma abrupta e inesperada, Katherine se encontra no misterioso país africano, imersa em uma cultura, um clima e um povo completamente diferente dos seus. O choque dos dois mundos se estende ainda mais quando Katherine se vê presa ao príncipe Fahid de maneira tão rápida e revoltante quanto às circunstâncias que a levaram até aquele longínquo país. Desesperada para retornar ao seio familiar em seu amado país, a jovem tentará com unhas e dentes se libertar dessas novas amarras. Porém, inúmeras reviravoltas surgirão para ensiná-la que até mesmo suas maiores certezas podem ser postas em questionamento.

Livro de estreia de Luisa Bérard, Nas Montanhas no Marrocos é uma obra prima dos romances de época. Tornando a leitura extremamente imersiva a partir das descrições riquíssimas de cenários e situações, a autora prende o leitor de maneira inegável ao enredo desenvolvido com maestria. Em minha experiência de leitura, senti que as primeiras 180 páginas foram de um ritmo mais lento de leitura. Talvez pelo fato de essa primeira parte do livro nos apresentar exclusivamente à nossa heroína, seu contexto de vida e suas aspirações futuras, porém a partir do momento em que Katherine desembarca no Marrocos, toda a leitura foi uma sucessão frenética de acontecimentos que me impossibilitavam de largar a leitura.
Sobre a imersão na história, eu diria que se dá não somente pelas diversas descrições - feitas com base no vocabulário riquíssimo de Luísa, embebidas em muitos sinônimos e frases bastante bem elaboradas -, mas também pela aproximação que a autora faz entre leitor e personagem. Sempre que abria o livro para mais uma série de leituras, eu me sentia tão conectada com as personagens ao ponto de me importar e me preocupar com o desenrolar da trama para elas. Sobre as descrições, me sinto na obrigação de salientar que a autora produz descrições tão precisas e bem feitas dos locais, que senti como se eu estivesse de fato presente naquele tempo, naquela região, junto com as personagens. Absorvendo todas as paisagens, os sons e os cheiros. Fui quase literalmente transportada.
Sendo bastante justa, Luísa desenvolveu diversos pequenos conflitos na jornada de Katherine, todos resolvidos ao longo da trama, e deliciou o leitor com elementos como a aventura, a ação, o suspense e o romance, de forma que eu, enquanto leitora, me descobri sempre muitíssimo entretida à história. Torci para que tudo desse certo para Katherine no fim das contas, torci pelo romance desse casal, que se inicia de maneira muito complicada, bem como torci para que os vilões da história tivessem um destino condizente às suas ações. E Luísa superou todas as minhas expectativas.
Ser uma leitora assídua tornou Luísa em uma escritora nata. Não foi por acaso que passou a ocupar a 19ª cadeira na Academia Maceioense de Letras. Espero muito que esse livro de estreia tenha sido apenas o primeiro de muitos outros da autora, que veio para trazer mais um nome de destaque para a literatura contemporânea brasileira.
Cássia | @procureiemsonhos 23/04/2018minha estante
To doida pra ler esse!

Ana @estantedosgatos 23/04/2018minha estante
Quero mt ler esse livro!

Teresa.Paiva 06/05/2018minha estante
Reniere, adorei a sua descrição. O livro é exatamente o que você comentou! Eu senti as emoções de Katherine, torci como você torceu... Ao chegar na terceira parte todas as emoções estavam em torvelinho... me emocionei, me encantei, suspirei, fiquei exultante, fiquei chateada... E no fim senti saudade dos personagens quando terminei o livro. Amei as descrições, a forma de escrever, o linguajar... tudo me transportou para o passado. Eu comentei com minha irmã que eu vejo uma minissérie do livro bem feita como a BBC fez de Jane Austen ou com Downton Abbey. É tudo tão visual que eu me senti em um filme dentro da imaginação criada pela autora. Só tenho elogios! Soube que ela já tem o manuscrito do segundo livro e não vejo a hora de ler outro livro de Luisa.

Jane 27/02/2018

Nas Montanhas doMarrocos
Livro incrível. Enredo muito bem elaborado. história envolvente e encantadora, difícil de resistir! Viajei pela Inglaterra e Marrocos!!

site: http://aphroditejane.webnode.com/news/nas-montanhas-do-marrocos/

Ricardo.Faria 04/05/2018minha estante
Nunca pensei que iria gostar tanto de uma obra de uma escritora iniciante. Luisa Berard tem uma escrita admirável, perfeita, envolvente. A história é extraordinária. Não preciso acrescentar nada ao que já foi dito aqui. Só digo uma coisa: quem ainda não leu está perdendo tempo... vai correndo, compra o livro e o devore, como eu devorei! E quero mais!
Ricardo de Moura Faria

Elika 29/11/2020

Boa história, porém muito cansativa em vários momentos.
Um romance de época cujo cenário fosse o deserto, li poucas vezes.
Gostei da história em si, porém em alguns momentos a narrativa se torna cansativa e massante, por exemplo os 7 primeiros capítulos a autora se prende muito em detalhar coisas muito relevantes, que não trouxe algo de valor para a história, como descrever as xícaras, pratos, biscoitos e temperatura da água em um lanche da protagonista com sua irmã, assim como tantos outros momentos da história. Se não fosse isso, seria um bom livro.

Karina.Lila 25/01/2021

Uma linda história de amor...
Hoje finalizei esta história!

Lutei, relutei, briguei, desisti, persisti. Fui envolvida num turbilhão de emoções na enrolada narrativa deste livro inesquecível!!

Sinceramente, joguei-o num canto algumas vezes! Senti raiva, tédio e desprezei-o com vigor! Mas eu queria saber o desenrolar da história... a curiosidade venceu! E quando cheguei na metade do calhamaço de 560 páginas, não consegui mais parar de ler! Ele simplesmente me prendeu de tal forma que o ódio se transformou em paixão e uma ânsia por saber mais e mais o desenrolar de uma história surpreendentemente linda!

Amei este livro um tanto quanto enrolado, no início principalmente, mas amei de verdade! É uma história de amor lindíssima!

Recomendo que leiam e, quando cansarem, persistam! Não desistam! Eu garanto, vale realmente a pena!! Estou em lágrimas, tocada por esta história de um verdadeiro amor...

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 05/01/2021

Resenha para o Blog Pétalas de Liberdade
Katherine Hartington era uma jovem lady inglesa que, contrariando os planos da mãe, não queria pensar em casamento, preferindo ajudar a tia na administração do ducado.

Eis que, em uma viagem de navio, uma tragédia aconteceria e Katherine acabaria sendo vendida como escrava no Marrocos. Fahid, um príncipe marroquino, seria seu "dono", e a convivência com Fahid mudaria as concepções de Katherine sobre relacionamentos.

"Nas montanhas do Marrocos" tem uma linguagem um pouco mais formal que os romances de época que costumo ler, além de mais descrições, o que é necessário por causa da ambientação no Marrocos, um cenário diferente de outros livros do gênero.

Isso de mocinho que compra a mocinha e obriga ela a ficar ao lado dele é algo que me incomoda muito! É um tema sensível para mim e creio que, por isso, eu não seria o público-alvo da obra.

Se Fahid encarava o encontro com Katherine como um sinal dos céus para que eles tivessem uma chance, a forma como ele agiu não me agradou. Eu até o teria perdoado se, por exemplo, ele mentisse para Katherine dizendo que não tinha como mandá-la de volta para a Inglaterra imediatamente, na tentativa de ganhar tempo para que ela o conhecesse e quisesse ficar com ele. Mas Katherine não teve escolha, mesmo falando que queria voltar para sua família, Fahid insistia em mantê-la no Marrocos, inclusive impedindo suas tentativas de fuga. Então, eu não conseguia torcer pelo envolvimento do casal.

O comportamento de Fahid poderia ser justificado pelo fato de ele ser um príncipe marroquino do século dezenove, mas em termos de veracidade histórica, não tenho certeza se, por exemplo, Katherine poderia herdar um ducado sendo mulher.

"Nas montanhas do Marrocos" pode ser uma boa leitura para os fãs de romances de época que gostem de histórias ambientadas em cenários diferentes dos habituais, com um toque de aventura e mistérios, onde casais enfrentam muitos desafios até o final feliz. Infelizmente, acabei tendo esse problema com o comportamento do Fahid, mas sei que outros leitores podem não se sentir incomodados com a atitude do protagonista e curtir mais a leitura do que eu.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2020/12/resenha-livro-nas-montanhas-do-marrocos.html

1 | 2 | 3 | 4