O Investidor Inteligente

O Investidor Inteligente Benjamin Graham

Resenhas - O Investidor Inteligente

Paulo Henrique 29/10/2016

Introdução ao Value Investing
Um livro sobre mercado financeiro não é algo que seja fácil de ser escrito e muito menos de ser lido, para começar você tem de gostar do assunto. Livro sobre finanças que vendem, são aqueles que misturam realidade com auto-ajuda, fazem você acreditar que pode, mas não explicam como. O livro de Graham é o inverso de tudo isso, não tendo sido escrito para que você se apaixone pelo assunto, não tentando ser simplista e muito menos incentiva você a acreditar em si mesmo.
Graham é o pai do value investing, que ensina que investir em bolsa de valores requer muito estudo, paciência e conhecimento. Se quer especular, não será utilizando o value investing. E ele deixa claro no livro que se você não tiver tempo é melhor investir em fundos de investimento, mas claro em fundos que também adotem essa prática.
Aprendi muito com o livro, mas principalmente com os comentários feitos por Jason Sweig, que ajudam um leigo o que Graham quis passar em cada capítulo. Não é possível entender a dinâmica do mercado e nem sair investindo após ler o livro, para isso, você irá necessitar ler muitos outros livros e blogs, mesmo porque a técnica do value investing não é detalhada.
É um excelente livro para começar os estudos e recomendo para saber se você realmente vai querer se arriscar em renda variável.
José Redson Sena Vital 10/11/2016minha estante
Uma ótima opinião sobre o livro, são comentários assim que instigam a vontade de ler mais e mais, e já li dois livro sobre e com esse vai ser o terceiro.

Yuri.Ribeiro 03/10/2017minha estante
undefined

Yuri.Ribeiro 03/10/2017minha estante
MT bom amigo!!!

Rosane.Capistrano 16/06/2019minha estante
Olá, será que consigo baixar esse livro gratuitamente em PDF?

eliasvmiranda 21/04/2020minha estante
Ótima contribuição.

Jamile.Almeida 10/09/2020

Realmente, a bíblia do investidor
Um livro antigo, denso, com exemplos passados e ainda assim extremamente atual. Não foi uma leitura fácil, mas, ainda assim, os ensinamentos foram inúmeros.
Lições que carregarei para mim:
- A primeira regra do investimento é não perder dinheiro;
- não somos profissionais, apenas investidores querendo otimizar o seu ganho
- Existe uma diferença colossal entre ser investidor e ser especulador;
- investimento de longo prazo é o único que existe (essa é a melhor);
- para ser investidor é preciso pensar como sócio da empresa e não como dono de uma ação;
- o senhor mercado é um feirante querendo te fazer comprar ou vender, seguir apenas ele é perder o valor intrínseco do negócio em questão;
- Como é difícil definir a margem de segurança que te possa direcionar o quanto que o preço daquela empresa é aceitável ou não.

Um livro que é citado por muitos, para ser lido, relido e consultado quantas vezes for necessário.
Diogo Maciel 11/09/2020minha estante
Ansioso para terminá-lo...

Jamile.Almeida 11/09/2020minha estante
É uma leitura as vezes cansativa, mas vale a pena!

almeidalewis 11/09/2020minha estante
??? análise ( de costume ? )

Jamile.Almeida 12/09/2020minha estante
Obrigada, querido!!

Thiago.Amorim 27/08/2020

O início
Um bom livro pra quem está querendo começar na bolsa de valores te mostra um rumo no pensamentos e nas ideias

Pedro Ferrari 03/01/2024

Leia, releia, absorva o máximo que puder, mas não esqueça de fazer o mais importante, comece a aportar e a sentir o mercado.

Guilherme 18/07/2022

Em minha opinião um livro muito bom pois apesar de o assunto ser um pouco denso para mim a didática desse livro ajuda bastante. Além disso, esse volume trás uma certa atualização da versão original capítulo a capítulo em forma de comentários ao final de cada.

Dary 15/11/2021

Perfeito para se iniciar nos investimentos
Para se iniciar nos investimentos, muito bom! Explica muitos pontos e aspectos para ter em conta ao fazer escolhas, e o mais importante: "comprar na baixa, vender só se necessário" ?

Dan.Costa 25/03/2021

Vale a leitura
Livro muito bom para quem quer começar a investir. Muitos tópicos para aprender a analisar empresas.

Vinicius.Pedrosa 16/03/2020

Razoável
Fico até preocupado ao fazer está resenha e dizer que não agradei muito de um livro tão falado e famoso, mas a verdade é esta, não achei o livro muito bom dá dicas superficiais de investimentos sem muito exemplo prático e me parecem ultrapassados em alguns pontos, minha espectativa era mais alta para o que o livro apresentou.

Adilson22 09/04/2020

Um bom livro, principalmente se gostar de números.

Esther 10/11/2022

Bom, porém técnico
Não é uma leitura fácil, pois o livro é muito técnico. Os comentários do Jason Zweig ao final de cada capítulo são essenciais para a compreensão de um leigo no assunto. Para quem gosta do assunto e procura se aprofundar em value investing leitura mais que essencial!

Toiço Master 15/05/2022

O investidor inteligente. ( Ou não )...
O livro é bom trazendo a visão de um dos maiores e melhores investidores, mas é uma leitura cansativa.

Esperava um livro menos técnico e mais interativo, mas não foi bem assim o que tornou cansativo e repetitivo.

Fiquei firme e não abandonei aprendi muito e abri meus olhos para o comportamento de manada do mercado.

O livro continua atual mesmo com exemplos da época de Granham.

Uma ótima leitura mas vá com pé no chão e não desanime.
Thais 15/05/2022minha estante
Eu abandonei ele, mas antes do ano acabar pretendo retomar e concluir a leitura

Ele é abrangente de um jeito que eu não gostei, prefiro objetividade curta e simples
Adorei as partes comentadas, são mais diretas

Toiço Master 15/05/2022minha estante
Justamente, considere dois livros com a parte comentada.

A verdade é que não abandonei porque não quis dar o braço a torcer. Rsrs

htfreire 18/09/2021

Não é só investir
Excelente livro sobre investimentos. Para quem gosta do assunto e é investidor, este livro não pode faltar. Trás diversos assuntos sobre indicadores e a forma de avaliar uma empresa. Muito bom este livro.

Daniel 02/08/2020

Um ótimo livro para os investidores
Pra quem já investe com foco no longo prazo e tem certo entendimento do assunto, é um livro essencial. Norteia a orientação do dito investidor inteligente, especialmente no sentido de ter inteligência emocional para lidar com o bombardeio de informações e ?gurus? do mercado financeiro.

Claiton.Brezolin 23/01/2022

Não é para principiantes.
Comecei a ter um interesse maior por investimentos em 2019, fiz um curso de conceitos básico e desde de lá venho aprimorando meus conhecimentos, tenho muito chão pela frente, e com certeza nunca saberei de tudo.
Acabei lendo alguns livros de finanças neste período, participando de algumas palestras e assinado algumas publicações, a leitura deve ser constante para que começa a investir, nestas minhas imersões por esse mundo das finanças este livro sempre era um dos mais mencionados, o que me levou a compra-lo, vamos falar um pouco mais dele.
É uma leitura muito conceitual em algumas partes, pode parecer repetitivo, e é repetitivo, propositalmente respetivo, muitos conceitos, ideias e teorias dever ser “martelas” muitas vezes, a repetição faz com que a mensagem seja fixada na mente, este é o propósito maior da obra.
A versão do texto que li foi publicada em 1973, então alguns exemplos podem parecer antigos, e o são, são apresentadas muitas tabelas e casos reais de empresas americanas, mas a mensagem está ali, passada muitas vezes de forma direta, e muitas de forma subliminar.
Todos os capítulos tem uma parte comentada, estas escritas por Jason Zweing, jornalista econômico, estas partes trazem exemplos mais recentes, creio que até mais didáticos para nossa época, me ative mais a esta parte do livro.
De modo geral é uma grande obra, muitos ensinamentos são passados aqui, com certeza vou retornar a este livro muitas vezes, seja para uma consulta pontual ou para uma nova leitura, quanto me sentir mais “maduro” neste fascinante mundo dos investimentos, mais uma vez ressalto, se você está começando agora pode ser muito massivo, você tem que ter um conhecimento um pouco maior do que o básico pra poder usufruir das mensagem passadas pro Graham, tenho certeza que não absorvi tudo o que ele quer passar, por isso vou ter esse livro com um guia de consultas e leituras futuras, a obra vale a pena ser lida.

Gabrieal 18/12/2021

Foda... ???
Quando comecei a ler esse livro pensava que investir em ações era só abrir o homebroker e clicar em comprar as ações, mas é muito mais do que isso. FANTASTICO! Cada dia mais apaixonado pelo mundo das finanças e economia. Muito obrigado Bejamin Graham pelos seus ensinamentos.???