Exu Caveira

Exu Caveira Maria Célia Dias da Silva

Resenhas -

Davi L. 16/08/2023

Razoável
Achei que amaria esse livro pela identificação com esse grande guardião, mas no final das contas acabei um pouco decepcionado com uma narrativa pouco complexa e parecidíssima com tantos outros romances mediúnicos publicados pela Madras, além de questões que sabemos ser altamente problemáticas hoje em dia, e que mesmo levando em consideração o contexto histórico da época em que supostamente a história aconteceu, não deixa de causar grande desconforto.

De maneira geral o livro pode ser atrativo pra muita gente, conta uma história cheia de conflitos e reviravoltas típicos de romances espiritualistas que se propõem à nos elucidar com relação ao plano espiritual, alguns de seus aspectos, e como nossa vida em terra se relaciona com tudo isso. Mas não era o que eu esperava.
rebkkkas 07/04/2024minha estante
Concordo. A parte da diferença de idade foi algo que eu achei bem assim.... Sabe, meu brilho sumiu lendo

Artur.Navarro 13/03/2021

Sr Exu caveira
O livro conta a história desde a vida encarnada até sua vida desencarnada do Exu caveira!
Na história ele conta como foi sua vida todos os sofrimentos passados durante a infância e adolescência. Que levaram a ser padre, e como sendo padre ele sucumbio a raiva, amor e ódio. Que o fizeram morrer de forma aguniante e horrível.
Depois conta todo seu caminho no umbral onde ele inicia seu processo de desenvolvimento espiritual até se redimir e se tornar o senhor da calunga.

Macsi 01/05/2020

Maravilhoso
Leitura rápida e envolvente. Aprendi muito com o livro sobre este grande guardião Exú Caveira.

Cíntia 25/11/2020

Comecei a ler e não consegui para ate a última página, queria sabe o que ia acontece, muita reflexão, quanto aprendizado, com texto leve, de fácil entendimento.

Pêssego 13/04/2023

Eu estou sem palavras até agora, sinceramente o livro é perfeito é uma escrita boa e envolvente
Me prendeu do começo ao fim, você se indigna com algumas situações mas ver que é preciso aquilo acontecer pra poder ele evoluir.

Ogando 04/09/2022

Exu Caveira de Padre a Chefe da Calunga
Conhecer a história de seu Exu Caveira foi uma inversão inimaginável pra mim. Tive tanto preconceito e medo por quase toda a minha vida e nunca sequer parei pra levar que por traz de tanta informação errônea e muitas vezes escondida por trás de falsos testemunhos, pudesse haver uma história tão profunda e esclarecedora.
Entender que mesmo no mal há ensinamento, é uma coisa que eu nunca irei esquecer.
Leiam, conheçam e abracem o chefe da Calunga, Exu Caveira.

Lucy 30/01/2023

Exu Caveira, Guardião da Calunga
Ao decorrer do livro, vemos o quanto o desenvolvimento da história se torna justa, com pessoas se arrependendo, aprendendo e pagando pelos seus erros cometidos e vemos também o quanto somos falhos em nossas escolhas e o quanto precisamos um dos outros.

E sobre os ensinamentos da religião; É muito leve e tranquila a forma que o livro ensina sobre a umbanda. Como é relacionado aos acontecimentos do livro, fica ainda mais fácil de aprender, para quem é livre de preconceitos e quer conhecer a religião, esse é um ótimo livro!

Importante relatar aqui, que eu já sabia sobre a história desse livro pois alguém (muito especial) de quem peguei o livro emprestado, se empolgou e contou todinha pra mim e por esse motivo achei que não me surpreenderia com o livro, mas me enganei. Eu gostei demais do livro e ele não deixou de ter reviravoltas e um final inesperado.
stardust 30/01/2023minha estante
Melhor seria se trocassem a sinopse do livro por essa resenha ?

stardust 30/01/2023minha estante
Essa pessoa especial é uma sortuda ?

Lucy 30/01/2023minha estante
A, obrigada meu bem e essa pessoa é incrível demais ?

Mila 05/05/2020

Carinho
Raiva
Carinho
Amor
Esses foram os sentimentos que senti lendo esse livro.
Sim uma mistura de sentimentos, pq antes dele ser Exu Caveira, ele foi um menino que sofreu, que errou, cresceu,se apaixonou por uma escrava,seguiu o destino de ser padre, mesmo sendo Padre se apaixonou e viveu essa paixão, matou por amor e por vaidade,foi enterrado vivo, sofreu.
Por tudo ele passou e no final de tudo
E foi eleito o Guardião da Calunga pelo pai Obaluaiê.

Super indico esse livro e espero que você goste assim como eu gostei de ler ?

Eu matei....
Eu robei...
Eu amei uma mulher...
Eu era um padre ... #leituraespirita #lerfazbem #superindicoolivroí

Gustavo Rafhael 22/07/2022

Um livro bom, que poderia ser melhor. A história é boa, mas bem curta, poderia ser melhor explorada, mas daí por ser um livro inspirado não sei se seria conveniente a autora fazer complementos por conta própria. Me incomodou um pouco os erros gramaticais, faltou uma revisão ortográfica mais bem feita. Porém nada que atrapalhe a leitura ou dificulte o entendimento. Só me incomodou porque sou chato mesmo.
O livro conta a vida e a pós vida de Ramon de Bonvivary que viria a se tornar Exu Caveira. Uma história de sofrimento, dor, amor, vingança e redenção. Quando digo que a história poderia ser melhor explorada é com relação aos grandes saltos temporais que aparecem na narrativa. Contudo foi uma leitura agradável e bem rápida. Além de ser um livro curto, a escrita da autora é bem dinâmica e de fácil leitura.

Ju 11/06/2021

Laroyê
já tinha lido outra obra de Maria Célia Dias da Silva e amei a narrativa.
Exu Caveira é um lindo romance e traz uma mensagem muiro bonita!!
Para quem se interessa em literatura voltada para o universo da Umbanda eu recomendo demais...e pra quem quer conhecer também vale muito a pena!

Lilo Dias 25/11/2022

Esperava muito mais do livro.
A linha temporal foi o que mais me deixou confuso no livro, desrespeitando de maneira grosseira o espaço tempo.

Não gostei e não recomendo!

Milena 15/03/2022

Laroyê, Exu Caveira!
Sempre tive uma conexão muito forte com a falange dos Caveiras. Assim que vi esse livro, de imediato iniciei a leitura. Porém, os erros gramaticais me incomodaram muito, dificultando a leitura em certas partes. Além disso, em algumas partes fica confuso, ou muito corrido... Tinha tudo para ser um livro impecável. Mas tudo bem, é sempre um prazer aprender pelo menos um pouco sobre entidades que tanto admiro.

Vanessa.Lima 15/06/2020

Leitura simples
O livro narra a história de Ramón, tem um enredo agradável e leitura de fácil compressão. Importante ressaltar aos interessados nesta leitura que trata- se de uma psicografia de apenas um dos espíritos que compõem a falange dos Caveiras. Cada falange agrega milhares de espíritos que carregam o mesmo nome. Inclusive esse é o ponto de atenção para o livro, assim como muitos outros romances psicografados: explicar aos não adeptos da Umbanda (e alguns simpatizantes também) que cada espírito tem a sua individualidade.

Val 16/02/2021

Humano
Livro que trouxe a tona vários sentimentos humanos como vergonha, amor, ódio, culpa, castidade, bem, medo...alguns detalhes são incríveis. A leitura empolga do princípio ao fim. Aprendi muito sobre errar e voltar ao caminho certo. Um coração bom sempre tem merecimento da luz.

Iris Zattoni 11/06/2021

Tinha potencial para ser incrivelmente melhor.
Muito embora a literatura da Doutrina Espírita Kardecista seja farta e representada, em sua maioria, por excelentes obras psicografadas, infelizmente não podemos dizer o mesmo dos romances os quais têm como pano de fundo os fundamentos da Umbanda, sua liturgia, entidades e hierarquia. Infelizmente "Exu Caveira, de Padre a Guardião da Calunga" é uma dessas obras que nos empolgam pelo título e promessa de revelação da história de um dos Exus mais conhecidos e cultuados em terreiros, porém se mostra fraca e de veracidade duvidosa.

Confesso que, por diversos motivos, tive o ímpeto de largar o livro após ter lido 1/3 de sua totalidade. Primeiramente, a narrativa se baseia numa história clichê, com fatos históricos e geográficos controversos, os quais, segundo a autora, foram intuídos através da entidade e a meu ver, por essa razão, poderiam ser facilmente corrigidos ou complementados com um pouco de pesquisa. Faltou cuidado, tornando algumas passagens bem esquisitas... Outro ponto absolutamente irritante é a falta de revisão gramatical no texto: pontuação, gerundismo, concordância verbal, ausência de coesão são algumas das falhas da edição. Em alguns momentos se tem a impressão de estar lendo a redação de um aluno de Ensino Fundamental II, de tão amadora que a escrita se apresenta.

Ora, ainda hoje a Umbanda é uma religião marginalizada e frequentemente alvo de ataques preconceituosos, e o mínimo que se espera é a disponibilização de material e obras de qualidade para estudo e esclarecimento que contribuam com sua desmistificação!

Enfim, gostaria de frisar que a leitura não é de todo perdida: a partir do desencarne do Padre Ramon a narrativa melhora no que se refere aos ensinamentos da Umbanda e há um bonito aprendizado em suas páginas finais. Não recomendo a leitura em razão dos apontamentos acima, mas se o leitor não se importar com esses inconvenientes, pode ser um bom entretenimento e, dependendo do caso, o início do aprendizado sobre os Exus na Umbanda.