A Fronteira

A Fronteira Guilherme Maia

Resenhas -

Arca Literária 02/08/2018

resenha disponivel a partir do dia 11/08 no link http://www.arcaliteraria.com.br/a-fronteira-guilherme-maia/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/a-fronteira-guilherme-maia/

Vinicius609 08/10/2017

Comovente
Mais um livro da nossa literatura nacional que adorei, Guilherme Maia lançou seu segundo livro de forma independente, que mostra uma incrível evolução na sua escrita, que falo melhor durante a resenha, confiram.

Vamos conhecer o sofrimento de Rute e Matias, que foram enganados por Renan no começo da história, e já digo: Que sofrimento! Um ponto positivo para a obra, é que me comovi com toda a angustia apresentada pelo autor. Existe um momento que nossos protagonistas iram se separar, e quando lemos os perrengues que Matias irá passar, voltamos para o de Rute e não consegui deixar a emoção de lado entre as angustias vividas pelos personagens.

O que acontece é que Matias tem uma vontade muito grande de se mudar para o Estados Unidos, e, por ser demitido e com a ajuda de sua mãe, ele consegue essa oportunidade, mas a inocência e falta de conhecimento, Matias foi passado para trás. Do outro lado, temos sua mãe que não fica sabendo do ocorrido e pensa que algo terrível aconteceu com o filho, ela pode ter acertado uma parte, mas não imagina o que o filho está passando.

Sem deixar de citar que essa mulher terá que viver sozinha após a ida do filho para um outro país e mostrará para os leitores que é uma tremenda guerreira e luta pela sua sobrevivência. Eu não consegui mensurar quem sofreu mais. O livro nos apresenta também, vários outros núcleos de personagens e um deles é um personagem chamado Coiote que pelo amor de Deus, eu queria entrar no livro e mata-lo, até suas falas me irritavam.

Mas o foco principal do livro é nos mostrar os desafios que as pessoas enfrentam para atravessar a fronteira entre Tijuana e San Diego, tudo trazido pelo autor me trouxe à tona uma série de problemas que essas pessoas enfrentam de uma forma incrivelmente real, esse contexto o autor explorou com louvor e cumpri aquilo que ele quer apresentar com o livro.

Porém durante a leitura, ao se aproximar da reta final eu senti que a história poderia ser encurtada e partir logo para o fim, isso contribuiu para diminuir uma estrela no Skoob, mas talvez pode não atrapalhar outros leitores, outro detalhe foi o clima para o reencontro entre mãe e filho, que já achei esperado, além de já ser usado por exemplo em filmes. Mas não deixou de me agradar e me senti feliz em saber que é uma história de um autor nacional.

Eu li o físico, e está bem diagramado, onde os capítulos são curtos e seguidos sem pular para outra página, onde trouxe uma dinâmica excelente para o livro, tem 337 páginas e foi lançado de forma independente pelo autor, torço muito para que esse livro ganhe o mercado editorial brasileiro. Já li outro livro do autor e senti uma evolução incrível na escrita, principalmente na forma de passar o sentimento vivido pelos seus personagens. Dei 4/5 estrelas no Skoob, pois o livro cumpri com o que é proposto, porém não me agradou nos detalhes já citados. Mas a leitura ainda assim vale muito a pena.

Udirlei 28/10/2017

A fronteira
Um livro instigante que aborda diversos temas polêmicas partindo do desejo ardente pela entrada ilegal nos Estados Unidos. A trama nos prende a cada página como uma linguagem simples e objetiva.

Hellen.Flavia_esc 31/07/2019

Resenha em video