A ilha do Dr. Moreau

A ilha do Dr. Moreau H. G. Wells

Resenhas - A Ilha do Dr. Moreau

Gladis 12/05/2020

"Tenho esperança, porque sem ela não conseguiria viver. E assim, entre a esperança e a solidão, dou por encerrada a minha história."

VâniaAkira 20/12/2023

Um livro interessante
Eu peguei ele pra ler, motivos ?? Não tinha!!
Não vou dizer que essa leitura foi massa, até por que pra mim não foi, diria que ela foi o desafio, uma linguagem diferente do que estava acostuma, e as vezes era até difícil imaginar o perigo que o personagem passava ...

Não vou dizer que foi a melhor experiência, mas finalizei ele !!

Albert Lucas 03/07/2020

Um livro crítico
H.G. WELLS nasceu em 21 de setembro de 1866, em Bromley, Kent, e morreu em Londres, em 1946. Filho de um pequeno comerciante, teve de trabalhar desde cedo para ganhar a vida. Em 1883, conquistou um posto de aluno e professor-assistente na Midhurst Grammar School e, em seguida, obteve uma bolsa para estudar com o cientista e humanista Thomas Huxley. Chegou a dar aulas de biologia antes de se tornar jornalista e escritor profissional. Wells escreveu mais de uma centena de livros, entre romances, ensaios e textos educacionais. Nos últimos anos do século XIX, publicou obras que se tornariam pioneiras da ficção científica: A Máquina do Tempo (1895), A Ilha do Doutor Moureau (1896), O Homem Invisível (1897) e A Guerra dos Mundos (1898). No início do século XX tornou-se um defensor do socialismo e do progresso científico, além de um incentivador da igualdade de direito entre homens em mulheres.

De longe a ilha do Dr moreau é o melhor de todos os livros do HG Wells. E nessa história somos apresentados a vivissecção o que me deixou traumatizado. Recomendo a todos que após essa resenha pesquisem vivissecção no Google e olhem as imagens.

O enredo deste livro em si é bem fraquinho, o que torna a Ilha do Doutor moreau um livro atemporal são as discussões que ele traz sobre vários assuntos como críticas à religião, ao imperialismo inglês, a bioética e os limites onde a ciência pode ir. O livro também aborda tortura aos animais e discute sobre o que faz de fato um homem ser racional, e se dependendo das circunstâncias ele pode chegar ao seu lado animalesco. Adianto que o final é trágico e a humanidade não alcança redenção.

Não dá pra comentar muito sobre a história sem revelar algum spoiler mas a trama tem seus mistérios, não é a obra prima do terror e suspense, porém se você pescar as críticas levantadas pelo autor, sua experiência com a leitura será beeem melhor. Recomendo.
Nota:4.

Rafael.Lopes 09/10/2020

Incrível!
O livro é incrível, desde o começo ja te prende com os infortúnios em que o personagem se encontra e com a introdução ao misterio que o aguarda. As partes de perseguição dentro da floresta são muito envolventes e empolgantes. O livro mantém sempre um bom ritimo deixando esfriar um pouco no final. Ao final temos ótimas reflexões sobre a natureza humana e sobre a solidão! Simplesmente ótimo, rápido e envolvente!!

Thiago.Moretti 26/12/2021

Uma das características que mais admiro em um escritor é a capacidade de utilizar sua história fantástica, como pano de fundo para expressar o que pensa sobre certos assuntos.
Assim vejo a obra escrita em 1896 por H. G Wells, em que ele se utiliza da ficção científica de uma ilha habitadas por homens-animais para discutir sobre humanidade, ritos, hierarquias e solidão. Um dos melhores livros que tive o prazer de ler.

Arabe Sol 25/04/2022

Ruuuuim
Ooooo livro chatiiiinho! Pode ser que eu não esteja na verdade no clima pra ele! Mas olha, não gostei!!!!

Carol 02/05/2021

Livro maravilhoso.
Acho que esse livro e um daqueles que todo leitor deveria ler...
Esse livro e uma misturar de ficção e realidade.
"Dele é a Casa de Dor.
Dele é a mão que faz.
Dele é a mão que fere.
Dele é a mão que cura." Ilha do Dr. Morau.

Larissa 08/07/2021

Levemente assustador
Nessa obra, acompanhamos a trajetória de Prendick até descoberta de assustadoras experiências realizadas por doutor Moreau, numa ilha deserta, cheia de mistérios e de difícil acesso.

LUNII 12/07/2021

Esse livro aqui é muito bom, curtinho, leitura rápido e terrivelmente assustador, o H.G me mostrou por que fez o nome dele no gênero e com certeza vou procurar os outros livros.

GuruNeko 16/07/2021

como pode um livro com mais de 1 século trazer à tona questões tão atuais? o cara era um gênio ou estamos regredindo?

Mateus 26/08/2021

entre o homem e o animal
o romance científico descreve uma linha tênue entre o que é homem e o que não é. por vezes, essas configurações confundem-se e são nada mais que a nossa prática e convivência. o homem então seria nada mais que um animal prestes a regredir a seu estado gutural, ou os animais seriam o ápice e trazer a eles a humanidade é nada mais do que uma prática cruel de desnaturalização e tortura? são questionamentos que vem a tona na curta porem grandiosa obra de wells.

André 05/12/2023

A base do bio horror
A Ilha do Dr. Moreau é a história arquetípica de "cientista maluco" conduzindo experimentos anti éticos com cobaias vivas - o fundamento de um horror sci fi amparado na biologia. No contexto do fim do século XIX, em lugar da manipulação genética e dos organismos transgênicos, temos como controvérsia socio-científica que fornece a base da história a prática da vivisecção - a autópsia de animais, selvagens e domésticos, ainda vivos de maneira a estudar in vivo o funcionamento de órgãos e tecidos, quase sempre sem substância anestésica, causando dor e sofrimento ímpar ao animal - comum na Fisiologia até o início do século XX, quando campanhas amparadas em um crescente reconhecimento da existência de vida consciente independente nos animais conquistaram direitos básicos para a vida animal, e assim a proibição da vivisecção.
Na narrativa, o fisiologista Moreau, isolado da comunidade científica em uma ilha remota, realiza prodígios científicos a partir da matéria base dos animais que obtém de navios com os quais negocia, e a extensão e permanência desse prodígio é questionada até o limite do próprio ser humano através das desafortunadas aventuras do náufrago Edward Pendrick.
Para além da controvérsia socio-científica, o livro questiona os limites da civilidade humana e o papel das instituições - como a lei e a religião - em coibir o nosso instinto animal. É o modelo para qualquer história de horror envolvendo experimentos científicos com cobaias animais e humanas.
Vale destacar a influência direta em outras obras da literatura fantástica, em especial A Invenção de Morel, de Bioy-Casares, e o personagem Alto Evolucionário, da Marvel Comics.