A Velhinha de Taubaté

A Velhinha de Taubaté Luis Fernando Verissimo

Resenhas - A Velhinha de Taubaté

Tathi (@Doidosporserieselivros) 06/02/2023

Um livro maravilhoso, mas?
Comecei a ler pq como é um livro antigo achei curioso ser ?de taubate? ja que a gravida que popularizou a cidade viria só em 2012.
Eu gosto muito da escrita do Luis Fernando veríssimo, mas algumas piadas do analista de Bagé envelheceram mal pra caramba, machistas ao extremo, tem uma que achei que ate meio que incitava a pegar novinhas muito novinhas se é que vcs me entendem sei que a maioria das piadas se baseia em ditados gaúchos e sinceramente esse é mesmo um autor que evoluiu, então se vc não conhece a obra do autor talvez seja melhor começar por um mais atual que com certeza não terá tanto machismo em forma de humor

Fabi_Colaco 19/12/2021

A VELHINHA DE TAUBATÉ
Me diverti demais lendo esse livro, ele foi publicado em 1983 e contém 42 contos ainda muito atuais na linguagem e no humor, que vão falar dos mais diversos assuntos, desde observações de fatos simples do cotidiano como paixões, encontros, crianças, amigos de longa data e até temas mais aleatórios como dilúvio, alienígenas e não poderia deixar de falar sobre política e políticos!

Entre os contos são 7 sobre o analista de Bagé (RS) nos quais o personagem principal é um gaúcho ?raiz? que se torna famoso no Brasil e no exterior devido a sua metodologia bem pouco ?ortodoxa?, mas aparentemente eficiente, os contos são bem divertidos e nos faz conhecer um pouco sobre a cultura e vocabulário típico do RS.

Sobre a Velhinha de Taubaté são 5 contos, eles são independentes, mas os contos tem sempre uma crítica à política, afinal a Velhinha é a última brasileira que acredita nos políticos e na política brasileira e por isso eles estão sempre a investigando e ao mesmo tempo cuidando muito bem dela, sem deixar que ela perceba o real motivo desse cuidado, eles precisam dela para provar ao FMI e demais investidores estrangeiros que há sim, brasileiros que acreditam nos governantes brasileiros e portanto que o Brasil é confiável. Nesses contos, Luis Fernando aborda de forma leve e divertida os problemas referente a má administração do Brasil e a vasta corrupção entre os políticos da época. Apesar do bom humor que me fez rir muito, também me deixou muito triste pensar que já se passou quase 40 anos e a administração do Brasil não melhorou em nada, mas ao mesmo tempo fica bastante óbvio que não poderia ter sido diferente, afinal, se compararmos os brasileiros de 40 anos atrás descritos no livro, com os brasileiros de hoje em dia, nos pioramos absurdamente, afinal todos os brasileiros daquela época (menos a velhinha de Taubaté) sabiam do quanto a administração pública era ruim e o quanto os políticos eram corruptos e não os defendiam ou apoiavam, bem diferente de hoje em dia que os brasileiros brigam com familiares e amigos para defender políticos, que na sua quase unanimidade são corruptos, egoístas e não se preocupam nem 1% com o que importa ao povo brasileiro!

Gláucia 21/02/2011

Símbolo.
A velhinha de Taubaté é insubstituível por ser a única pessoa no Brasil que acredita no Governo (qualquer um). Seu programa preferido são os de propaganda estatal e ela para o que estiver fazendo para ouvir A Voz do Brasil. Ela é o tenuíssimo fio que separa o discurso político da descrença popular total. Quando surge (mais um) escândalo, os poderosos correm a Taubaté para checar se a Velhinha engoliu as explicações. E respiram aliviados quando veem que ela ficou satisfeita.
Infelizmente ela não resistiu, sucumbiu aos escândalos do mensalão e foi uma perda irraparável para as autoridades de Estado.

Tialfi 06/12/2014

Para quem acredita que não existe critica disfarçada de história de costumes nacionais leia A Velhinha de Taubaté. Desde que foi escrito até os dias atuais e futuros Luis Fernando Veríssimo nos fará rir com as incríveis histórias desta Velhinha. Além disso, você poderá conhecer outro personagem igualmente marcante e hilário que é o Analista de Bagé. Recomendo como uma leitura despretensiosa, mas que lhe fará refletir muito sobre política e nossos hábitos de acreditar em tudo sem questionar.

Mari 30/07/2021

Livro leve, leitura gostosa, humor inteligente, histórias divertidas.

Como tudo que Veríssimo escreve, é muito bom.

ricardinho 27/10/2023

Santa velhinha
Escrito na década de 80 por Luis Fernando Veríssimo, essa seria mais uma obra daquelas "canceladas" devido à sua linguagem nada politicamente correta.
A velhinha, na obra, é a última brasielira que acredita nos políticos e, por isso, é cortejada por tais. Além dela, o livro traz vários contos do conhecido Analista de Bagé.
Talvez, para que alguns contos sejam compreendidos, uma boa dose de whisky seria interessante. Caso não faça efeito, a "joelhada" do analista pode ajudar,
No mais, leitura indicada, inclusive, para as milhões de velhinhas existentes atualmente, o que faz a alegria dos nossos queridos e dóceis políticos, vermelhos, verdes ou azuis.

site: @photobrincando