Filosofia Medieval

Filosofia Medieval Alfredo Storck

Resenhas - Filosofia Medieval

13marcioricardo 17/06/2022

Demasiado conciso.
Bom, ao contrário das minhas expectativas acabei até gostando mais deste livro do que dos anteriores que li da coleção. É, como todos os outros, bom pra ter um apanhado geral, um resumo de dez minutos da filosofia em questão. E esse é mesmo o defeito dele, tal como todos os outros da coleção, haveria espaço pra mais, muito mais. Ainda assim, apresenta textos, autores e obras importantes do período.
Pavozzo 17/06/2022minha estante
Parece ser interessante, não conhecia.

Uma coleção talvez mais "completa" é a Companions da Cambridge - embora esta foque mais em filósofos específicos. Tenho interesse nela também. ??

Tama 28/12/2020

Introdução compacta
Livro pequeno.
Leitura leve e fluida.
Bom para iniciar o entendimento da evolução da filosofia no período medieval, a "longa noite do conhecimento".

Adriana Scarpin 10/03/2022

Hoje não fui caminhar para ficar lendo esse livrinho (gosto de caminhar no fim da madrugada porque não tem ninguém nas ruas), não morro de amores por filosofia da Idade Média, mas é preciso estudá-la e esse é um livrinho bem rápido sobre o assunto que foge de colocar Aquino e Agostinho como os bambambans do período, focando mais em Boécio (juro pra você que onde vejo esse nome leio Beócio, rá!) do lado dos cristãos, a influência aristotélica e Avicena e Averrois do lado dos muçulmanos.

Inlectus 27/07/2021

Bom.
Uma cosia bem básica, para se ter uma vazão para conversar sobre os temas, é bom, gostoso de ler e com desenvoltura no conhecimento, Considero importante.

vanessamf 15/05/2016

Resenha
Este livro é bem rápido de ler, embora não exatamente fácil. Trata-se de como a filosofia medieval se formou, desenvolveu-se e quem foram seus maiores expoentes, trazendo, ao final, alguns textos essenciais.

Veja mais no blog - https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2016/05/10/tecnico-filosofia-medieval/

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2016/05/10/tecnico-filosofia-medieval/

Sábio 22/10/2023

Surpreendentemente conciso. O Alfredo Storck conseguiu sintetizar quase que dez séculos em pouco mais de 60 páginas. Obviamente o livro não se aprofunda em nenhuma corrente do medievo (e nem é essa a intenção da obra), mas consegue desenvolver os principais tópicos e eventos da filosofia medieval com uma boa descrição.
Desde Santo Ancelmo, passando por Agostinho de Hipona e finalizando com Plotino. Eis aí uma obra introdutória que faz jus ao seu objetivo: apresentação e consistência.