Ed & Lorraine Warren

Ed & Lorraine Warren Tiago Bode

Resenhas - Ed e Lorraine Warren

@vcdisselivros 30/06/2021

Contadores de histórias ou investigadores paranormais?
O COMEÇO

O livro preparado por Tiago Bode em 2017, aborda o casal Warren respondendo perguntas como: Quem são, como se conheceram, como tudo começou, quais são os casos mais famosos e muito mais. Mesmo com a baixa qualidade das imagens, o título é rico de fotos do casal e de algumas famílias que eles ajudaram ao longo dos anos.

DIFERENTE

Não é de hoje que as pessoas sabem a admiração que sinto por Ed e Lorraine Warren e mesmo tendo lido praticamente todas as obras publicadas em português, foi possível encontrar no trabalho de Tiago Bode um conteúdo que ao passo que informa, questiona

CONTROVÉRSIAS

Para gostar do livro é necessário saber ouvir críticas, pela primeira vez me peguei pensando se de fato o que foi dito aconteceu, não a parte do sobrenatural, essa eu não duvido, mas sim a suspeita de que o casal buscava os casos mais notórios visando o que poderiam conseguir com isso.

Ainda que na época o casal cobrasse somente os custos da viagem/estadia, fontes mencionam que os Warren tinham como objetivo o ganho que a repercussão que os casos poderiam ocasionar, como nos famosos Enfield e O assassino demônio, que deram origem aos filmes Invocação do mal 2 e 3.

Em entrevista com outro investigador paranormal, o mesmo diz que Ed e Lorraine Warren estiveram somente uma vez na casa de Enfield. "O casal Warren chegou sem ser convidado e ficou apenas por um dia, a história estava concorrida e eles partiram para a próxima com a observação de que o caso poderia fazer um monte de dinheiro".

Já em O assassino demônio, o irmão do acusado diz que Arnie Johnson estava incapacitado mentalmente e processou os Warren. "Meu irmão precisava de ajuda médica, não de exorcistas, mas os Warren prometeram que minha família ficaria milionária se mantivesse a versão da possessão demoníaca".

POR FIM

Um lado interessante do livro é o tópico "Fato vs Ficção" no qual o autor traz uma comparação do que se sabe sobre o caso e compara com os eventos dos filmes.

Verdadeiros ou não, Ed e Lorraine Warren conquistaram notoriedade e se fazem presentes até hoje. Com uma extensa carreira de sucesso, eles conquistaram a confiança de uns e a descrença de outros, mas se o sobrenatural existe ou não, isso depende da percepção de cada um.

Rafa Janu 04/04/2023

Conta sobre a participação do casal em alguns casos que ficaram famosos e viraram filmes. Sobre os detalhes das histórias

Pseudo emo 23/12/2023

Tão ruim que assusta!
A quantidade de elementos ruins desse livro é o fator que mais assusta na história!
O livro é extremamente mal diagramado, com palavras faltando, fluxo de leitura cortado, texto cortado, imagens com má resolução e até mesmo imagens citadas no texto FALTANDO.
Sobre a escrita é lamentável como não tem consistência, vai de formal a informal a todo momento e me pareceu muito tendencioso.
Sobre o conteúdo; achei os assuntos interessantes de fato, pois não sabia das histórias por trás dos filmes, os momentos onde o autor compara fato VS ficção realmente foram interessantes. PORÉM, o autor me pareceu ser muito fã dos Warren, dando a entender que se eles disseram, está dito!
Por fim, minha conclusão sobre os Warren é que talvez eles tenham se deparado com algum tipo de paranormal (esse é um ponto que não temos como saber), mas o objetivo deles é muito claro; espalhar a palavra de Deus. Acredito fortemente, sustentado por passagens do próprio Ed Warren, que eles estão a serviço da igreja católica, usando de atividades paranormais OU NAO para espalhar o medo do diabo e incentivar a fé cristã e a santidade.
Se esse livro ruim serviu para alguma coisa, foi para ver como estas pessoas e suas mídias vinculadas servem para manipular aqueles que tem medo do sobrenatural.

Vivi 04/06/2023

Os Warren são interessantes.
Gosto muito das histórias de Ed e Lorraine Warren, e neste livro temos muitos compilados das melhores histórias deles e das maiores polêmicas.
Sempre bom relembrar fatos sobrenaturais marcantes

Emille.pravereler 22/09/2021

#praler
Quem gosta de filme de terror, com certeza conhece esses dois. Ed e Lorraine Warren é o casal de demonologista mais famoso do mundo. Donos de um museu do terror onde se pode encontrar a boneca Annabelle e outros objetos assustadores.
Esse livro conta a história deles e porque eles entraram nesse mundo. Fala ainda um pouco sobre alguns dos casos mais famosos de exorcismo no qual estiveram presente.
A única coisa realmente interessante nesse livro é que além de passar pelos casos ?mais famosos? é que ele faz uma breve comparação com os filmes que retratam esses casos, falando o que foi realmente verdade, o que foi inventado e por aí vai..
Outro ponto que me chamou a atenção, é que traz entrevistas e alguns comentários de pessoas que estiveram presente nas situações e acabaram desmentindo o que o Ed e a Lorraine falam?
Agora o ponto negativo e que me incomodou um pouco, é que a diagramação e a estrutura escrita do livro é beeem ruim, tem alguns pontos que ue não se sabe onde começa ou termina o paragrafo e ao mudar de assunto, não tem uma divisão tão clara dessa mudança, sem contar que as fotos são bem escuras e quase não da pra ver.
Fora isso, é umm livro curto e bem interessante de ler. .

Paceli 20/11/2023

Pegando o Bonde Sobrenatural
O livro é tão fraco quanto o número de páginas dele.

Para mim, ele foi feito para pegar o bonde do sucesso que transforma em ouro tudo em que se coloca o nome "Casal Warren", o famoso: caça-níqueis.

Por isso já manda no título "Os Maiores Demonologistas do Mundo" para captar a maior audiência desprevenida possível.

Não vejo nada de errado em faturar sobre algo cheio de repercussão, interessante, e até polêmico. Mas a experiência dessa leitura foi sofrível (mas rápida, pelo menos!), jogando vários casos desordenadamente na cara do leitor.

Apenas requenta um compilado das histórias mais populares investigadas pelo famoso casal de forma bem enxuta e com a diagramação das páginas confusa e descuidada, culminando com os diversos erros ortográficos.

Enfim, após a leitura fiquei assombrado e de cabelo em pé, mas não com o que deveria. Encare se tiver coragem.

Erika 09/10/2017

Caraaaaaaaaa a melhor coisa da vida foi ter lido enfield 1977 e em seguida ter comprado esse livrinho dos Warren hahahahahaha foi a maior treta literária que já li na vida hahahaha só de lembrar começo a rir, se bem que lendo através da narração dos dois lado não sei em quem acreditar, minha opinião é que Ed é um mercenario (pelo menos julgo a esse caso) e Grosse e Playfair são dois cagão, achei nada com nada a teoria dele para o desfecho do caso.

Codinome sailor Joy 16/12/2017

Quando comecei este livro eu achei que iria ser uma leitura bastante rápida embora me enganei , o livro contém poucas páginas mas requer uma atenção na leitura sobre os casos pois é bastante densa na minha opinião , o livro aborda os famosos casos do casal warren e contém algumas curiosidades sobre os mesmo , gostei bastante e recomendo.

Renan.Lira 31/03/2018

Otima reunião de informações
Livro ótimo para aqueles que após verem os filmes que envolvem o casal Warren ficaram na ânsia de saber sobre suas histórias.mesmo tendo internet é difícil reunir todas as informações sem perder muito tempo.Quem não quer saber mais sobre um dos únicos civis liberados pelo vaticano a realizar exorcismos ?

Marcello.Markss 13/02/2024

Apesar de ser um livro curto, necessita de atenção para continuar a narrativa. Li tudo em uma tarde.

Porém esperava mais, achei o livro confuso, meio perdido. Tem adendos no meio do livro dentro de um contexto textual que deixa confuso.

Há vários casos dos Warren que deveria ter sido citados, o livro usa muitos dos casos já conhecidos que viraram filmes. O livro todo nos dá uma ideia de que foi escrito pra surfar junto com o sucesso dos filmes.