Arqueologia da Amazônia

Arqueologia da Amazônia Eduardo Goes Neves

Resenhas - Arqueologia da Amazônia

Martina23 08/02/2021

A amazônia antes da colonização
Esse livro é muito bom para nos questionarmos sobre a Amazônia antes da colonização e o fato mais marcante são os vestígios populacionais que datam o ano12.000 a.c.
Então precisamos refletir sobre a pré história amazônica e como se distribuíam as populações na região em todos os anos que antecederam a colonização. E o autor nos trás esse conhecimento na sua pesquisa realizada através de artefatos arqueológicos atravesados por outras áreas de conhecimento como antropologia e geologia para apresentar as civilizações que viviam nessa região. Além disso ele apresenta aspectos sobre a vida "econômica" e "política" desses indíviduos a partir da análise da circulação de cerâmicas que estavam presentes em várias regiões mas que eram fabricadas em uma região específica.
Esse livro trás questões muitíssimo importantes e interessantes de serem pensadas e por ser pequeno a leitura é bem rápida.

Wenceslau_Teixeira 20/02/2011

Arqueologia desconhecida no Brasil
O Prof. Eduardo Neves desenvolve pesquisas na Amazónia há bastante tempo. Neste livro em linguagem acessível, sem os jargões da área, uma introdução fascinante as civilizações que viveram na Amazónia.

><'',º> 03/03/2018

Neste livro, Neves expõe o equívoco em pensar a região amazônica como uma região permanentemente pouco habitada. Com o início da colonização europeia, as populações existentes no local foram sendo dizimadas. Todavia, o estudo de sítios arqueológicos revela a densidade da ocupação humana e a diversidade de formas dessa mesma ocupação na Amazônia pré-colonial. Esses indígenas que ocuparam a Amazônia milênios antes dos europeus são ancestrais dos povos que habitam hoje aquela região. Nesse sentido, segundo ele, “a arqueologia da Amazônia é, antes de tudo, uma espécie de História Antiga, dos povos indígenas da região”

Maurício Schneider

site: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/lepaarq/article/view/1206