O que é psicanálise

O que é psicanálise Fábio Herrmann

Resenhas - O que é psicanálise

Ju 29/06/2022

Para quem nunca teve contato com a psicanálise esse livro apresenta de forma clara e simples seus principais conceitos.

Luíza.Pedroso 04/08/2020

Autorizar Psicanálise
Esse é o primeiro livro sobre psicanálise que acabo.

Vem, também, com minha autorização em aprender esse ofício tão lindo e pensar meu fazer psi por esse viés. É o início de uma linda jornada.

O livro é muito bom, tanto pra quem nunca teve contato, como pra quem já tem uma base sobre a teoria. Leitura gostosa, muitas vezes densa, mas super didática.

Super indico!

pitypooralfie 21/04/2024

Não gostei muito da linguagem e de como algumas frases foram construídas. o livro também me parece um pouco datado, o que acho que é até normal.

de qualquer forma, consegui me aproximar um pouquinho mais da psicanálise e aprender melhor alguns conceitos. senti, porém, falta de um pouco mais de rigor na linguagem. em todo caso, é uma boa obra introdutória.

helo 16/11/2023

Muito muito bom pra quem nunca teve contato com a psicanálise antes, explica vários conceitos de forma bem simples de entender

Artemis24 05/03/2024

Freud e sua mente (bizarramente) brilhante
é realmente um livro introdutório e o que mais me ganhou foi a linguagem do autor, tornou (se possível) tudo mais fácil para a compreensão. embora tenho que confessar que muitas vezes parecia que eu estava sendo apresentada a um outro universo de sentido.
eu fiz releitura de metade do livro, pois li, primeiramente, para o trabalho da faculdade, e me interessei então resolvi lê-lo completamente. ótima leitura

30/03/2022

Não tão iniciante assim
Gostei bastante da leitura, porém recomendo apenas para aqueles que tenham uma pequena base na Psicanálise, pois fica mais fácil entender e seguir a minha de raciocínio do autor.

Mel ð¯ 29/04/2022

Sutil introdução à psicanálise
Com uma linguagem acessível, uma escrita leve e com tom de bom humor, esse livro faz uma introdução à psicanálise, apresentando de forma simples a teoria, o método e seus conceitos.
Perfeito como uma introdução para quem deseja começar a estudar ou uma leitura rápida para quem quer conhecer sobre a psicanálise sem ter de se deparar com complicados jargões.

Lorena 28/12/2023

Bão
Gostei bastante do livro. É realmente algo mais introdutório, como alguém que não sabe de nada sobre psicanálise, eu achei bem informativo.
A linguagem é simples e a leitura é rápida, como é um livro curto, daria pra ler em 1 dia.
Apesar de ele citar várias teorias e seus autores, senti um pouco de falta de recomendações mais explícitas sobre as obras, embora o jeito que ele tenha abordado os assuntos tenha sido muito boa e dá muita margem pra quem quiser se aprofundar.
Achei a maneira como ele explicou os tópicos do livro ótima e recomendo bastante essa leitura.

Ro020 08/06/2021

Interessante
Pra quem é da área, ou curioso foi bem interessante pra entender id ego e superego, consciente insconciente e pré consciente, porém com o tempo pra mim foi ficando extremamente arrastado e perdendo o sentido mas por conta de que eu mesmo acabei perdendo o interesse no assunto rs os dois últimos capítulos pra mim foram uma luta pra terminar.

Isa Laviola 22/09/2021

Verdades perturbadoras
O livro esclarece sobre a psicanálise, o método, diversos termos e a natureza humana de maneira muito completa. Mas é essa exposição crua da natureza humana, do que está por trás de nossos pensamentos e ações que torna o livro assustador. É difícil aceitar que tantas ideias perturbadoras habitam nossa mente, e o autor não nos poupa da verdade.

Giovana456 18/01/2022

Uma ótima introdução ou revisão a psicanálise
Achei o livro muito bom, já que trás uma serie de conceitos psicanalíticos fundamentais, muitas vezes chegando até mesmo a comparar como aquelas ideias se diferenciam para diferentes psicanalistas.
A escrita é bem tranquila, acessível e didática, então quem nunca teve contanto com a psicanálise vai conseguir, creio eu, ter um bom entendimento do que é tratado. Já quem já conhece algo de psicanálise consegue uma certa "revisao" e retomada de conceitos de uma forma bem rápida e simples.
Com certeza é um livro que vale muito a pena aos interessados na psicanálise, seja estudante, leigo interessado, profissional, ou o que quer que seja

Re Vitorino 18/06/2022

Psicanálise
É meu segundo livro sobre o tema, levada por alguns conceitos de IA e Ciência Cognitiva e foi uma excelente experiência. Ainda que curto, tem trechos bastante densos que requerem a releitura, principalmente para quem, como eu, não é estudante da área, mas busca entender alguns conceitos de forma completar.

Aleszsandra 01/04/2023

O que é psicanálise é um livro voltado mais para o pessoal que estuda psicologia e gosta de entender sobre o humano

Maria13125 12/04/2023

Incrível!
Iniciamos nosso grupo de estudos de psicanálise com esse livro, e sinceramente, ler Fábio Hermmann foi um hobbie para mim.
Ele tem um tom irônico, sarcástico, genial!
Infelizmente o livro, devido à época em que foi escrito, possui alguns conceitos e termos desatualizados, entretanto isso permite que tenhamos um conhecimento maior de como certos conceitos eram entendidos no momento em que foi escrito!

?A loucura do nosso mundo é simplesmente o resultado da maneira pela qual o construímos?

?As palavras são traiçoeiras. Quando falamos, dizemos o que queremos dizer, porém, ao mesmo tempo, dizemos também muitas outras coisas que nem suspeitavámos.?