Une femme

Une femme Annie Ernaux

Resenhas - Une femme

Lipe 03/01/2024

A escrita desse livro se torna um imperativo à A.E. nas semanas que seguem a morte da sua mãe, como uma forma de tentar compreender quem foi aquela mulher sempre tão indignada com sua posição de dominada (a trabalhadora incansável) frente ao mundo "dominante" das ideias e das palavras (1). A ausência real e repentina da mãe é suportada pela autora com a presença ilusória que a escrita proporciona. Nesse exercício de busca e entendimento, é a filha que coloca a mãe no mundo - inclusive, é um tema em voga atualmente, como usado no cinema, em outro caso, com o brilhante “Little Girl Blue” (2023) de Mona Achache, com Marion Cotillard no papel principal. Mas voltando à "Une femme", a autora se dá conta da dificuldade em separar a “mãe” - o mito, o imaginário, o familiar, o constante, sem idade - da “mulher” - a real, a com história, a com uma classe social. Essa dualidade permanece até o final, onde existe a árdua tarefa de unir a mulher de personalidade forte e luminosa (2) com a mulher demente e com Alzheimer ("apesar da insanidade, é ainda ela?"). Ao passo que essa "mulher comum" esquece de tudo e se torna uma criança que não vai mais crescer, ela será lembrada nas páginas desse recito, em forma de uma bela homenagem, tocante ao extremo, como de praxe em A.E..

(1) S’élever, pour ele, c'était d'abord apprendre (elle disait, "Il faut meubler son esprit") et rien n'était plus beau que le savoir."
(2) "ma mère se souvenait : "J'ai tout fait pour que ma fille soit heureuse et elle ne l'a pas été davantage à cause de ça.""
(3) "Je n'entendrai plus sa voix [...] j'ai perdu le dernier lien avec le monde dont je suis issue."
Amaremudarascoisas 03/01/2024minha estante
O cara e haut niveau. Está na minha lista. Li o outro que vc me indicou e achei ela fantástica

Lipe 03/01/2024minha estante
Que bom ouvir esse retorno teu! Se eu puder te dar mais uma, quer dizer, duas sugestões, coloca "Paixão Simples" e "A outra filha" na lista também. Espero que lancem logo Uma mulher em português, a Fósforo tá se esforçando bastante pra isso - e cobrando caro tb kkk

edu basílio 04/01/2024minha estante
une analyse toute en profondeur, como de hábito com você, lipe. quel régal sentir suas palavras. não li este, mas li o déchirant diário da doença e da morte da mãe dela, "je ne suis pas sortie de ma nuit", que talvez voce aprecie. juntando pecinhas de diferentes obras de AE, sinto que ela tinha um afeto mais claro pela mãe e um rapport mais conflituoso e ambíguo com seu pai. obrigado por mais essa resenha. ?

Lipe 04/01/2024minha estante
Edu, obrigado! Eu ja to com o ?Je ne suis pas sorti?? do lado da minha cama, j?enchaîne les deux lectures. Eu nã consigo parar de ler ela hahaha
Ah, e eu tenho exatamente a mesma impressão que vc, mais acho que tem a ver com o fato que quase todos fomos introduzidos à ela com O Lugar, onde o foco é o pai

Amaremudarascoisas 04/01/2024minha estante
Podexa, Lipe; a fósforo só é pequena no nome hahahaha
Xero :)

nataliabarlavento 04/01/2021

A vivência do luto
Venho buscando livros que abordam a temática do luto. Em Une Femme, Annie Ernaux conta suas sensações a respeito da morte da mãe. O leitor é introduzido no luto recente e nos preparativos para o funeral da mãe, de início, Ernaux soa distante, então ela nos leva junto às suas lembranças.
Annie conta sobre a vida que a mãe levava, sua relação durante a infância, ela ressalta que a mãe sempre priorizava sua escolarização, na esperança de que a filha levasse uma vida melhor.
Ao longo do récit, conhecemos a ambas, seus defeitos e suas qualidades, suas faces maldosas e benevolentes. Somos envolvidos pelo medo de perder um ente querido, e a vivência real do luto.

Amanda1585 04/05/2024

Primeiro livro da Anne Ernaux que eu leio e me encantei. Embora o tema seja triste, a leitura é leve. Me senti conversando com alguém que eu conhecia há muito tempo, ouvindo a pessoa falar sobre a mãe e como ela era importante.

bialeituras 24/02/2024

Conhecendo annie
Meu primeiro annie ernaux ? muito especial. minha mãe, por acaso, encontrou o livro com anotações em português num sebo em paris. boulinier no quartier latin. nosso antecessor lusófono fez traduções terríveis e abandonou a leitura pela metade. azar.

« j?ai perdu le dernier lien avec le monde dont je suis issue »