Em busca de Watership Down

Em busca de Watership Down Richard Adams

Resenhas - Em Busca de Watership Down

Vicente.Borges 01/09/2020

?Seja astuto e cheio de ardis e teu povo jamais será destruído.?

Souza417 04/10/2020

Coelhos não tão fofinhos
Nunca mais vou olhar coelhos da mesma forma depois de Watership Down.

O livro nos conta a história de um grupo de coelhos deixa seu viveiro em busca de um novo lar, mas muito além de um processo de mudança, observamos uma aventura que gira em torno de crescimento pessoal, espiritualidade e busca e abuso de poder.

Fiquei afeiçoado de tal forma pelos personagens do Favo de Mel que, na reta final, torci para que o viveiro não tivesse nenhuma perda.

No fim, o livro não se mostrou tão infantil quanto pensava.

ruririn 17/10/2022

Sempre costumo a gostar de histórias épicas com uma jornada traçada por um grupo de aventureiros com um propósito, havia visto algumas imagens sobre o filme animado com bastante violência e sangue, mas o livro não é nada disso.

Os 10 coelhos que partem de Watership Down tem prioridades em suas vidas ao encontrar um novo lar, fêmeas e alimento sendo suas maiores prioridades e conseguindo estabelecer uma hierarquia na coelhada. Pode parecer um objetivo simples, e muitas vezes me perguntei se não era exagero do autor, depois percebi que não! Que não era nem um pouco, Richard Adams fora extremamente genial em realizar uma vasta pesquisa para retratar o comportamento dos roedores e seus predadores, em diversos pontos do livro é visto perfeitamente como o instinto do animal é prevalecido, mesmo com muitos de seus comportamentos antropomórficos - como por exemplo, a religião - ainda é claro a natureza animalesca deles.

Apesar de ser assumidamente infantil, compararia ao nível de qualquer jornada de fantasia, os personagens não são extremamente complexos, mas são cativantes e capazes de fazer o leitor estabelecer uma ótima relação com eles. A mensagem contra tirania, governo totalitário e o caos que o ser humano provoca ao meio ambiente e as criaturas que vivem nas terras que tomamos é muito bem passada. Muito mais que um livro infantil, Em Busca de WaterShip Down, serve muito bem para adultos.

Os homens não vão desistir enquanto não destruírem a terra.

JoAo366 16/12/2020

Perfeito!
Simplesmente incrível. A imaginação do autor, junto com sua entrega e pesquisa para a composição de um dos maiores livros de fantasia do século passado e talvez deste século. Vale a pena a leitura, te prende do começo ao fim, você sofre e ri junto com os personagens nessa aventura. A minissérie na Netflix também é uma boa, mas nada substitui o livro.

Dominic nic nic 16/01/2022

É de se impressionar como uma história pode apresentar personagens tão humanos, mas na forma de coelhos. O ponto forte de Watership Down não é tanto pela jornada enfrentada, mas os personagens cativantes e únicos, onde cada um demonstra uma profundidade e personalidade própria que faz com que você se apegue e simpatize com eles. Único ponto chato da leitura, é algumas partes muito arrastadas e pela história ser um tanto repetitiva em alguns instantes. Mas é uma leitura ainda muito recomendada, pois não me esquecerei de Quinto e suas visões tão cedo.

Rosana Miyata 07/03/2020

Maravilhoso!
Não é a toa que manteve o posto de melhor livro até à escrita de Harry Potter. Amei a história! Tinha assistido o seriado na Netflix primeiro e daí veio a curiosidade para ler o livro. Tem umas diferenças, mas é uma boa adaptação, a única coisa ruim mesmo foi que traduziram os nomes dos personagens no livro. Mas é muito bem escrito e realista nos ambientes e ações dos coelhos. Este livro entrou na minha lista de favoritos!

Pedro 17/07/2023

Que história incrível!
Uma narrativa em que todos os personagens são coelhos, com seu idioma, costumes, mitologias e intrigas. Perfeito!
Tocante, engraçado, te deixa ansioso constantemente, mas da melhor maneira possível.
Um livro para todos.
Que achado!

skuser02844 24/05/2023

Livro sensacional
Esse é um livro daqueles que você pega pra ler com muita curiosidade, afinal é um livro sobre coelhos. Isso mesmo, coelhinhos fofinhos e bonitinhos!!! Mas o que há para se saber sobre eles? De acordo com o autor, muitas coisas, em especial coisas que jamais imaginaríamos procurando sobre esses animais na internet. É algo fantástico ver o mundo através dos olhos desses pequeninos peludos, principalmente quando o autor apresenta a cultura que permeia a sociedade desses animais, tornando-os semelhantes à nós, humanos. Os mitos e crenças dos nossos coelhinhos são realmente muito curiosos e interessantes, do tipo que faz você querer saber muito mais sobre eles. Além disso, também é um livro que fala sobre opressão e faz isso de forma muito sutil e bem trabalhada. No mais, lembro que me emocionei ao finalizar a leitura, então recomendo para todos.

Leyd 05/09/2021

Este é um romance alegórico de fantasia e aventura, escrito em 1972. Situado no sul rural da Inglaterra, que segue um grupo de coelhos antropomórficos, ou seja, que tem a própria mitologia, governo, cultura, língua, etc.

O romance toma emprestada a estrutura clássica do épico, traçando a perigosa viagem dos coelhos para fora de seu habitat em ruínas, em busca de um novo lar.

No início somos apresentados a Sandleford, um viveiro atual que está prestes a ser destruído pelos humanos, e vai dar lugar a um grande conjunto habitacional.

Fiver, um jovem coelho que tem o hábito de ter premonições, sonha com o desastre e imediatamente relata ao seu irmão, Hazel. A partir daí, eles fazem de tudo para fugir, rumo à Watership Down.

A terra prometida de Watership Down, fica em Hampshire, Inglaterra. A jornada dos coelhos são selvagens e políticas, e logo descobrimos que existe muita coisa além da superfície.

Fazer leitores acompanharem um bando de animais selvagens não é uma tarefa fácil, no entanto, Adams consegue nos empurrar para a toca do coelho e entender seus propósitos.

Esta é uma fábula sobre amizade, coragem, perigo e a busca por um lugar ao qual pertencer.

Joao.Domingues 23/01/2021

Meu livro favorito da vida S2
Um livro otimo, com uma historia eletrizante com cenas muito bem feitas, personagens muito bem construidos e cativantes, o final é lindo porém tem algumas partes que são bem arrastadas principalmente as historias do dente de leão, mas fora isso é uma historia incrivel com um desfecho otimo !!!

Kamilla 28/08/2022

Um épico de coelhinhos
Já estou acostumada a ler histórias infantis que são protagonizadas por animais que tem diversas características e comportamentos humanos. Fiquei agradavelmente surpresa lendo Watership Down, na história Richard Adams toma uma decisão totalmente aposta.

A história se trata de luta de um grupo de coelhos para viver a vida de acordo com a sua verdadeira natureza, o pior desafio que eles enfrentam ao longo de sua jornada é fugir de situações em que eles seriam obrigados a negar os seus instintos mais básicos em troca de coisas como abundância, segurança e status.

Mais do que seus predadores naturais, os maiores obstáculos enfrentados pelo grupo original são situações onde eles são ameaçados a se conformar com um modo de vida que não é o seu instinto natural - como não poderia deixar de ser em um livro que é narrado do ponto de vista de um animal selvagem, os humanos são encarados com temor e ansiedade, a ponto de em determinados momentos serem os vilões da narrativa.

O livro tem lições importantes sobre liderança, trabalho em grupo, sobre a importância de preservar a sua cultura e as suas tradições como uma forma de se conectar com a sua essência. Um ótimo livro infantil e uma ótima leitura para qualquer adulto.

Patty 30/03/2022

Ou ama ou odeia
Demorei um mês para ler a primeira metade do livro e 2 dias para ler o restante.

No início a leitura foi arrastada, com muitas descrições e trechos maçantes, por vezes pensei em desistir, mas como me dispus a terminar o desafio da BBC, insisti até terminar.

Quando passa da metade ficamos doidos para saber como os acontecimentos vão se desenvolver.

Tive muita raiva de alguns personagens, mas também fiquei apaixonada por outros.

É uma leitura que serve para adultos e jovens, no entanto achei a escrita um tanto difícil para crianças.

Larissa2231 20/05/2022

Minha opinião alheia
História envolvente, lindinha e fofa. Pra mim esse é o conto da minha vida, tenho vontade de esquece a história somente para ler de novo

Gisele @abducaoliteraria 03/08/2018

Longe de ser uma história somente para crianças
Quando terminei de ler este livro, após quase um mês de tê-lo iniciado, me senti um pouco traída por Richard Adams. Para quem não conhece, Em Busca de Watership Down é um clássico da fantasia infanto-juvenil da década de 70, que fez e ainda faz muito sucesso. Se você ainda não viu, fiz um post recentemente no blog com algumas curiosidades, aprofundando a introdução do autor que há no livro, que por sinal, é muito interessante.

Vocês devem estar se perguntando por que eu me senti traída pelo autor. Veja bem, Richard Adams criou sua história de forma despretensiosa, com a intenção de entreter suas filhas durante uma viagem longa. Segundo ele, essa é apenas uma história sobre coelhos. Uma história para crianças, apesar de escrita com uma linguagem mais adulta. Richard Adams mentiu. Em Busca de Watership Down pode muito bem divertir as crianças, mas ela também é uma história profunda, que pode ser lida por pessoas de todas as idades.

Em Busca de Watership Down, em sua superfície, apresenta uma aventura sobre coelhos corajosos que decidem se arriscar a procura de algo melhor. Quinto tem dons premonitórios. Ele é chamado assim por ser pequeno e o último de sua ninhada; o quinto. Quando ele é tomado por pressentimentos ruins relacionados ao lugar onde vive, sua primeira atitude é conversar com seu irmão, Avelã. Juntos, eles tentam convencer o chefe do viveiro a deixarem o lugar, algo completamente fora do comum. Quinto continua perturbado e inquieto depois de ser ignorado pelo chefe, então ele e Avelã decidem agir por conta própria e buscar um lugar seguro para viver, acompanhados de outros coelhos que também se sentiram comovidos pelas visões do pequenino.

O primeiro detalhe que me chamou a atenção foi o quão cuidadoso Richard Adams tentou ser ao criar sua história, mesmo se tratando de uma literatura fantástica. É nítido que ele pesquisou bastante sobre a vida dos coelhos, optando por apresentar algo bem próximo da realidade, explorando as características desses animais com muita veracidade. O autor cria até mesmo algumas palavras próprias para o vocabulário deles, como silflay, o simples ato de ir à superfície comer grama. Com isso, passamos a enxergar a história pela perspectiva dos coelhos com mais facilidade, então percebemos o quão ousada, complexa e longa essa jornada será. A história se mostra tão crível que eu fiquei um bom tempo imaginando se algo assim realmente poderia acontecer. Creio que sim, rs.

Os personagens demonstram uma evolução muito interessante ao longo da história. O desenvolvimento acontece de forma tênue, sempre depois de uma situação de risco ou aprendizado. Diante do cenário mais desafiador, cada coelho vai mostrando o seu valor - o mais forte, o mais inteligente, o mais corajoso - e aos poucos vamos nos envolvendo e torcendo por eles. O maior exemplo de evolução se vê através de Avelã, que se vê forçado a assumir a liderança do pequeno grupo revolucionário. A princípio, Avelã se esforça para guiar seus amigos e fazer a coisa certa, mas com o tempo sua postura de líder se mostra natural. O meu personagem favorito e também o que demonstra o desenvolvimento mais surpreendente é Topete. Se você está começando essa história, tenho certeza que se sentirá espantado com essa afirmação, mas vai por mim: o coelho imaturo e birrento do início da história, aquele que tinha tudo para ser uma bela pedra no sapato irá te surpreender bastante.

Ainda falando sobre personagens, não posso deixar de registrar a minha tristeza pela ausência de personagens femininas. Não que elas não existem, mas estão presentes apenas no quesito reprodução, para conceber filhotes. Acredito que o autor tenha tentado retratar algo bem próximo da realidade dos coelhos, mas a partir do momento que estamos falando de uma ficção, acho que caberia muito bem algumas personagens femininas dentro da aventura principal. Talvez tenha sido por causa disso que eu demorei para me identificar com os demais personagens.

Apesar de possuir 464 páginas, levei quase um mês para concluir o livro. Ele exibe uma narrativa bastante descritiva e um pouco lenta, o que faz com que você absorva todas as situações da história com muito mais profundidade. E isso é absolutamente necessário, porque a história apresenta tanto críticas sutis, quanto outras mais escrachadas que envolvem coisas como fascismo e opressão. Quando você as percebe fica chocado pela forma com que o autor decidiu inserir tudo isso dentro da trama.

Além das críticas, a história também passa algumas mensagens muito claras, principalmente ligadas à natureza. Uma das mensagens mais significativas é quando o autor deixa claro que a essência cruel dos homens afeta diretamente a vida dos animais a partir do momento que ele decide matar por matar; apenas porque esses bichinhos cruzam o seu caminho. Sentimos isso na pele principalmente quando essa realidade afeta os coelhos que nós aprendemos a torcer tanto para tudo dar certo. Para eles encontrarem um lugar seguro, longe de ameaças, longe dos humanos.

"Ame os animais. Deus deu a eles os rudimentos do raciocínio e da alegria imperturbável. Não os perturbe, não os incomode, não os prive de sua felicidade, não trabalhe contra a vontade de Deus. - Dostoiévsky, Os Irmãos Karamázov".

O livro é recheado de momentos de aventura, tensão, ação (de tirar o fôlego) e também situações divertidas. Durante a narrativa temos algumas historinhas dentro da própria história sobre lendas e mitologias que contribuem com o vasto universo criado pelo autor. O livro poderia sim ser um pouco mais enxuto, porque tiveram momentos em que a trama se arrastou um pouco. Mas não desanimem, a história realmente vale a pena.

Depois de tudo isso, acredito que agora vocês entendem o porquê me senti traída por Richard Adams. Sua história é muito mais do que uma fábula para crianças e uma aventura sobre coelhos fofinhos. Ela pode ser lida por pessoas de qualquer idade, porque ela trará uma experiência e um entendimento diferente dependendo do momento em que você a ler, e esse é o poder de um grande clássico.

site: http://abducaoliteraria.com.br/