500 anos de O Príncipe

Resenhas - 500 anos de O Príncipe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

matheus_marinho_ 13/07/2023

O príncipe
Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Nicolau Maquiavel, deve conhecer o termo maquiavélico?. Dizemos que uma pessoa é maquiavélica quando faz qualquer coisa para atingir um objetivo.

Jacqueline 27/09/2022

De acordo com Maquiavel é melhor que o príncipe seja mais temido do que amado. Um governante temido mantém o povo em paz. Por isso e outra coisa Maquiavel ficou conhecido como fundador do pensamento e da política moderna.
Victoria 16/11/2022minha estante
Me fez pensar nessa eleição?. L sendo muito amado e o B nn tanto assim.

book.hiraeth 16/01/2024

Se todos os homens fossem bons, este preceito seria mau
Que livro denso, que livro subversivo, que livro incrível.
É a terceira releitura que faço, e sempre aprendo algo novo.
Simplesmente Maquiavel atravessando os séculos.

Miresenhs 16/01/2024

É melhor ser temido do que amado
É um corpúsculo, muito curto, mas muito denso.
É um livro que precisa ser consumido aos poucos com bastante reflexão.
Uma obra genial, que perdura pelos séculos

luan.willian00 10/08/2023

Um clássico
Um clássico da leitura, com diversos pensamentos sobre o poder, de como chegar ao poder e como mantê-lo, podemos ver que existem questões sobre o poder que são atemporais. Uma coisa que não gostei (talvez seja algo dessa edição) ausência de algumas notas que situassem melhor o leitor em relação a localides e pessoas mensionadas.

Thais 14/10/2022

Saindo da zona de conforto
Confesso que para mim foi uma leitura difícil, pois, a todo momento há menção de pessoas e lugares que por não conhecer a história, dificultam o entendimento. Mas também adorei o ponto de vista que, por mais que as vezes pareça cruel, mostra a importância de se ter objetivos e estratégias para o alcance dos mesmos.

Bruno.Moraes 23/12/2022

Maquiavel mostra como funciona a ciência política. Ela mostra o que um príncipe deve fazer para se manter no poder, e que para isso é necessário ser bom e ruim. Ser totalmente bom ou totalmente ruim levou a ruína o governo de muitos líderes.
Uma obra atemporal, mesmo que escrita em 1532, continua bem atual e nos faz refletir profundamente sobre o mundo de hoje.

Alencar 27/06/2021

O príncipe
Me encanta saber o motivo pelo qual O príncipe foi escrito. Durante mais de três séculos a família Maquiavel participou dos cargos públicos, e Nicolau não ficou de fora dessa, porém quando a república acabou perdeu o seu cargo, foi preso e torturado por conspirar a eliminação do Cardeal Giovanni De Médici. Durante o seu período de exílio em Florença decidiu escrever a sua maior obra e a dedicou a Lourenço II para ajudá-lo a permanecer no poder, e com isso esperava ganhar a confiança do duque e posteriormente o prestígio de lhe ser concedido algum cargo público. Não existe comprovações de que esse livro tenha sido lido pelo duque, e Maquiavel após adoecer em uma viagem morreu na pobreza e longe do poder que almejava.

Pedro Henrique 20/10/2020

O Príncipe
Neste livro, Maquiavel procurou idealizar um verdadeiro chefe de Estado, ensinando lições que ensejaram o termo "maquiavélico".
Embora as lições tinha como base as conjunturas da época, o livro se mostra atemporal. Inclusive, os recentes acontecimentos da política brasileira e estrangeira, nos revela que as lições de Maquiavel estão sendo observadas até os dias de hoje.

Skywalking 08/05/2022

Clássico
Lendo esse livro dá pra entender o motivo do nome do Maquiavel ser tão famoso hoje em dia e ter diversas opiniões opostas a respeito do seu trabalho

Matheus656 18/01/2024

Creio que coloquei expectativa demais, por isso esse sentimento de decepção. Obviamente não digo que li atoa, deu pra absorver informações, mas sinceramente não entendo o hype que este livro tem. Ele aborda o tema de como um príncipe (nas palavras de Maquiavel), um chefe de Estado faz para chegar e se manter no poder, analisando de forma fria, em uma frase que se resume essa visão, seria: "Os fins justificam os meios".

O livro não é ruim, o que me chama atenção é justamente como a análise é de forma fria pessoas veriam com olhos negativos sobre o texto, mas eu gostei. E também gostei por causa do contexto histórico em que a Itália estava inserida e também pela vida miserável do Nicolau, como dita por ele mesmo.

Resumindo, o livro é medíocre, ou seja mediano em minha opinião, dando pra absorver informações, mas me senti decepcionado devido minhas expectativas.

Wiler A. do Carmo Jr. 08/06/2022

Ensinamentos espetaculares, edição com revisão péssima
Os ensinamentos de Maquiavel são impecáveis, mas a edição, embora dita "especial de 500 anos", foi muito mal revisada.

Gabrielbtn1 08/05/2024

O príncipe
Definitivamente não é um livro pra uma pessoa que começou a ler agora pois possui uma linguagem um pouco complicada,mas apesar disso é um ótimo livro.
Ainda os ensinamentos de mto tempo atrás podem ser úteis ou usados para diversas estratégias nos dias atuais se você tiver um bom olho e uma mente afiada para o que está escrito e como adaptar para o seu ambiente,trabalho,ciclo social e etc.

caroline ww 12/05/2021

A edição é muito completa e com o design muito bem feito na minha opinião, mas possui alguns erros de digitação

Vitorialof 24/05/2021

Depende do propósito.
É um bom livro em termos de escrita e conteúdo, mas se você não ler por um propósito talvez não goste, é bem difícil de entender, mas depois de persistir acaba fazendo sentido.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6