O Que os Médicos não Contam

O Que os Médicos não Contam Matt McCarthy

Resenhas - O Que os Médicos não Contam

Tácito Giórgio 24/01/2018

Uma luz no fim do túnel
Indico esse livro para aquele estudante de medicina que, assim como eu, é cheio de inseguranças, incertezas e que procura melhorar seu lado técnico e, principalmente, humano nessa profissão tão linda.
Carla Paraense 29/03/2018minha estante
undefined

Matheus.Leonardo 03/05/2021

Como ter um companheiro nessa jornada
Em seu relato o autor foi muito feliz ao mostrar sua jornada numa fase final de transição entre aprendiz e um profissional. O Dr. McCarthy compartilha sua história não com floreios e glorificações, mas com toda a realidade dos medos, inseguranças e dificuldades envolvidos no processo de se tornar médico. A Veracidade de seu relato, para mim, foi o ponto mais forte do livro, pois a narrativa é desenvolvida com sinceridade suficiente para nos mostrar que a história poderia se desenrolar com qualquer pessoal normal, inclusive você mesmo pode estar vivenciando experiências muito semelhantes. Além disso, em nenhum momento o personagem é retratado como um ser sobrenatural portador de habilidades sobre-humanas de convicção inabalável que não sofre ou se cansa, muito pelo contrário, ao longo de sua vivência o personagem aprende que esse é um modelo irreal e pode ser prejudicial.
Por fim, o texto é muito agradável, principalmente se você é da área da saúde, e traz muitas reflexões importantes e que talvez já lhe tenham ocorrido ao longo de sua formação.

Brianna 08/05/2021

Bastidores
Esse livro tornou-se um dos meus favoritos.
Como é escrito em primeira pessoa, dá para sentir as angústias junto com o autor.
É ótimo para quebrar o senso comum de que médicos são super confiantes e superiores, além de demonstrar que ter saído de uma faculdade com nome não determina um bom profissional.
Apresenta as dificuldades de tornar a teoria em prática, além dos dilemas diários dos médicos não só nos momentos de decisão como também em limitar seu envolvimento emocional.
Vê-se os grandes desafios para ser tornar um médico, mostrando que não basta ter um diploma, mas, apresenta muitas partes interessantes no universo médico e mostra como apesar dos obstáculos, sempre temos como evoluir se tivermos uma base para nos apoiarmos e assim podemos aproveitar os momentos bons da medicina, pois eles existem.
Recomendo esse livro para quem se interessa por medicina e principalmente para quem deseja fazer medicina, pois é super valioso essa oportunidade que temos de vivenciar por meio das palavras a experiência de outrem.
E aí, o que achou do livro?
Você gosta de ler, assistir ou ouvir casos médicos?
Eu gosto desde pequena, assistia programas de doenças raras antes dos 10 anos ?, por isso amei esse livro e espero que existam mais no futuro.

lari 15/03/2023

O que os médicos não contam... Mas eu vou contar para você.
Comprei esse livro para dar de presente para o meu namorado que cursa medicina,e como esse também é meu sonho,não resisti,li antes dele e me surpreendi,é bem melhor do que eu já achei que fosse.É incrível como uma leitura tão leve e divertida traz tantas emoções,mesmo que eu ainda não esteja na área da medicina consegui me identificar em muitos aspectos com o personagem principal,o Matt.
Esse livro de certa forma serve para "humanizar" o médico,o estudante de medicina,ultrapassa a visão de que eles sabem tudo,demonstra que é normal ter dúvidas,buscar ajuda,fazer perguntas quando não se sabe a resposta e admitir não sabê-la.
É um livro que prende nossa atenção, durante a leitura você sente que está acompanhando o Matt dentro do hospital,relacionando-se com os pacientes,com os residentes,com o próprio Matt e os desafios que a área da saúde o faz passar.Surpresa,empatia,tristeza,tudo isso você vai sentir ao ler esse livro,mostra um pouco(eufemismo)da realidade de um internato,e com senso de humor.
Todos os estudantes de medicina,da área da saúde ou até mesmo um leitor curioso deveriam ler e passar por essa experiência que eu imagino ser acolhedora para essas pessoas,é uma história que inspira,aprendi 2 coisa:
1)Várias pessoas vão marcar nossa vida,assim como nós vamos marcar a delas.
2)Devemos sempre procurar aprender com essas pessoas.

gabrielosmar01 06/12/2023

Uma visão holística sobre a medicina
Matt, o personagem principal, conta histórias durante seus anos como residente, suas primeiras experiências práticas.
É possível ver, ao longo do livro, sua evolução como profissional, a partir de situações que só são possíveis na realidade do hospital.
Matt comete vários erros, que abalam o seu psicológico. Ao passar do tempo, percebe-se que esses erros foram essenciais para formar um médico mais forte e confiante.
Com um final surpreendente e de arrepiar, o livro é concluído, deixando vários aprendizados:
? Um bom profissional se forma, além da teoria, através da prática e de erros;
? A medicina não é só tratar doenças, é tratar pessoas, é olhar o paciente como o centro da atenção (seu físico, seu psicológico, sua história);
? A insegurança é normal e o tempo vai auxiliar para a formação de um profissional mais seguro, não é preciso pressa, apenas dedicação.

Gabriel.Krieser 23/01/2022

O livro que define um estudante / médico recém formado
O que falar desse livro?
Ele é simplesmente o retrato da vida de um estudante de medicina e de um médico recém formado.

Identifiquei-me muito com essa obra, discorre sobre as inseguranças, os desafios e as dúvidas que um estudante enfrenta ao longo da sua formação.

Recomendo a leitura para todos (não só para o público da medicina) por uma simples razão: o livro desconstrói a imagem de que um médico é o dono da verdade, de que sabe todos os diagnósticos e a cura para todas as doenças. Pouca gente sabe o quanto um médico sofre para conseguir o seu diploma, o quanto abre mão da vida familiar, dos amigos e do lazer para estudar e cuidar da saúde dos outros. Apesar disso, são muitos os julgamentos que a classe médica enfrenta.

Com uma linguagem sarcástica e com uma boa dose de humor, o autor retira os rótulos que são atribuídos aos médicos e estudantes e traz ao leitor a verdade nua e crua.

Certamente, um livro que vale o investimento.

Eu só não dou 5 estrelas porque ele deixa algumas pontas soltas que eu realmente gostaria que tivessem um fechamento.

Brentoja 04/04/2023

Livro excelente pra quem pretende estudar ou tem curiosidade sobre qualquer área da saúde mas a escrita em si é bem fraquinha

Beatriz Almeida ð«ð 04/05/2024

A medicina é linda, desafiadora e por vezes difícil, mas se tornar um médico é um dos processos mais lindos que podemos observar. Leitura linda ?

Lary 24/12/2021

O livro que todo estudante de medicina deveria ler!!
Ele traduz os anseios e os sentimentos de todos ou quase todos os estudantes de medicina. Foi incrível acompanhar sua jornada e sua evolução, e isso me fez pensar muito sobre a minha!

Lenon, André Lenon 07/07/2022

Um excelente livro pra estudantes de medicina terem uma noção da montanha russa emocional que vão ter que enfrentar. Comovente e emocionante.

Lorena 29/05/2023

Ninguém sai da faculdade sabendo tudo
Leitura ótima, minhas expectativas eram um pouco mais altas para esse livro, mas não posso negar que como estudante da área da saúde, ler esse livro me deu uma visão de cenários que vou vivenciar e que vou me lembrar desse livro pra decidir como agir. Serviu também pra me confortar, de que ninguém sai da faculdade sabendo tudo, e somente na prática e no dia a dia vamos aprender e ser melhores.

Dalila Ribeiro 04/03/2024

A Medicina pela visão do profissional
A população geral às vezes tem uma visão de que o médico tudo sabe, e o Matt mostra que há sim medos, incertezas, muitos temores e insegurança. Mas que podem ser superados com estudo, prática e um olhar atento aos pacientes. Foi uma boa leitura.

Natália 19/10/2021

Não contam...
Legal compartilhar um pouquinho (um tantinho mesmo) do que é o primeiro ano de formado/residência de um médico... os desesperos, os aprendizados... gostei

Tai 03/11/2022

Como estudante de medicina já na reta final, esse livro teve um significado especial.
O coração fica menos inquieto em ver que a gente não está sozinho, que mais gente compartilha dos mesmos sentimentos.
Atraves de experiências do autor, a gente vai refletindo sobre nossas próprias angústias durante a faculdade e o nosso futuro como médicos.
Recomendo, principalmente se você já estiver no internato