The Walking Dead, Vol. 5: The Best Defense

The Walking Dead, Vol. 5: The Best Defense Robert Kirkman

Resenhas - The Walking Dead, # 5

Paulo 26/12/2023

Essa é uma edição-chave para a série. Aqui a história começa a andar. Temos várias narrativas acontecendo que fazem com que o status quo dos personagens mudem e eles tenham contato com outro grupo de sobreviventes. Na primeira metade, vemos a prisão se reorganizando em novos grupos que precisam encontrar pontos em comum para que possam viver de forma harmoniosa. Mas, as relações entre as pessoas podem ser mais complicadas do que parecem como é o caso da súbita obsessão de Carol por Lori e Rick. De outro, temos o menino Carl que quer ajudar as outras pessoas, mas não compreende ainda que se trata de uma criança habitando um mundo muito perigoso. Enquanto isso, Rick, Glenn e Michonne saem da prisão em busca de suprimentos quando veem um helicóptero cair na mata. Ao seguirem para lá, descobrem que os sobreviventes foram levados por um grupo de homens até uma pequena habitação chamada Woodbury. Lá eles são capturados pelo Governador, um homem cruel e inescrupuloso que não se importa em dar outras pessoas de comer aos zumbis em jogos de arena. Ser capturado pelas pessoas de Woodbury vai causar traumas terríveis nos três que serão submetidos a violências incontáveis.

Essa é a melhor edição no traço do Adlard e por vários motivos. Um dos que mais me agradou foi o foco dele nas expressões dos personagens. Mas, dessa vez a gente podia acompanhar os sentimentos expressados por eles a cada cena. Por exemplo, a Carol em alguns momentos parecia uma mulher louca e obcecada com gestos das mãos exagerados ou um olhar quase vidrado. Isso exigia do artista uma total sinergia com o roteiro que entregava o desenvolvimento de personagens necessário para essa edição em específico. Ou a Lori preocupada com o que acontecia ao seu redor, que ora parecia preocupada e com movimentos vacilantes do corpo ou quando ela ficava nervosa e seu rosto expressava uma raiva imediata. Quando a gente passa para a segunda metade da edição, Adlard mostra por que Kirkman o escolheu para uma série de zumbis. As cenas são terríveis com gore acontecendo por toda a parte. Tem duas cenas em especial que são maravilhosas. Uma envolve a Michonne e o Governador e Adlard capricha por apenas fazer o leitor imaginar o que está acontecendo. A quadrinização repetida com os personagens apenas realizando movimentos sutis e o emprego de interjeições bem empregadas na arte nos levam a saber o que está acontecendo sem a necessidade de mostrar. A outra envolve o Rick e ele mais uma vez em um hospital. A arte de Adlard consegue nos entregar toda a confusão vivida pelo personagem mais uma vez e em como ele está tentando dar um sentido ao que está acontecendo.

Não posso deixar de mencionar como Adlard caprichou também na quadrinização. E ele faz isso de forma macro e micro. No micro, ele emprega bastante os pequenos quadros focados nos personagens ou a quadrinização perpendicular com um sequenciamento de ações ocorrendo em poucos segundos. Isso dá um grau de emoção e drama incríveis. Me agrada muito que o artista ousou nesta edição, o que fez dela uma bela sequência de histórias. Tem várias splash pages espalhadas, o que vi poucas vezes na série. Tem vários planos abertos seja mostrando o galpão onde o Governador leva o trio de personagens, ou os jogos envolvendo os zumbis onde o campo é amplo e mostra tudo o que está ocorrendo ao redor. Não posso esquecer também do trabalho do Rathburn que é responsável pelos nuances no PB de Adlard. Essa edição está caprichada no emprego de luz, sombras e silhuetas. Principalmente na primeira metade em que Kirkman busca apresentar a prisão como um lugar seguro, mas existem vários momentos estranhos sejam vividos entre os personagens ou em locais inexplorados da prisão. Tem um ótimo momento que mostra a habilidade de Rathburn que é quando Lori expulsa Carol de sua cela, e os demais vem procurar saber o que está acontecendo. Vemos Lori ao fundo em uma expressão sombria, toda coberta de preto, Carol no meio, mais focada e com o corpo mais delineado e ao fundo os demais membros do grupo em cinza com as grades da cela em silhueta separando todos. Achei a cena fantástica e que demonstra o domínio no uso do PB.

A primeira metade deste volume é um pouco mais calma com uma nova organização surgindo dentro do presídio após decidirem afastar Rick da liderança. Rick sentiu a perda de Allen principalmente porque parte da culpa foi dele. O protagonista está em busca de entender qual é o papel dele ali e sair com Glenn e Michonne é uma maneira de espairecer o que está acontecendo em sua mente. Existem muitas dúvidas em seu coração e encontrar um cara como o Governador que deseja apenas destruir e se comporta como um pequeno tiranete em uma cidade é algo que vai levar o nosso protagonista ao limite. Ele já vinha compreendendo que todos estão habitando um mundo diferente e que é nesse extremo que os homens estão revelando seus lados mais sombrios. Pois bem, Philip é a demonstração máxima disso.

E não posso deixar de mencionar Michonne que é a pessoa que sofre a violência mais extrema até o presente momento. Essa é uma edição bastante pesada nesse sentido e a arte nem precisa mostrar o que está acontecendo aqui. A personagem sofre todo tipo de violências sexuais, repetidamente, a todo tempo, tendo sido humilhada e destruída por um homem mesquinho que deseja apenas que ela se mate ao fim do processo. A banalidade da tortura feita por Philip é nesse nível. Ele não está fazendo com Michonne um processo para tirar algum tipo de informação. É a violência pela violência. As cenas dos dois envolvem dor e sadismo. O que vai restar da personagem saindo dessa situação toda? O quanto ela terá sua personalidade modificada? Algo como isso deixa marcas terríveis na alma.

O personagem do Governador é bastante diferente do que está na série. Lá eles buscaram criar uma fantasia de um homem carismático e bondoso, que cuida das pessoas de Woodbury enquanto que nas sombras é um homem desequilibrado. Aqui, Philip é um ser violento por natureza. A gente não vê nenhum lado carismático nele. Ele domina Woodbury pela força e ninguém consegue contestá-lo porque não há como enfrentá-lo propriamente. O médico que cuida de Rick menciona isso por alto alegando que as pessoas não concordam com os métodos dele, mas como ele trouxe segurança e sua força é incontestável, ninguém se coloca contra. O objetivo dele é sobreviver a todo custo e não importa se ele precisar destruir outras pessoas para isso. Philip é o que Rick se tornaria se este tivesse perdido toda a sua humanidade. O Governador chegou a um ponto sem volta, e um momento ótimo do roteiro que mostra a sua real personalidade é quando ele fica apenas observando os zumbis devorarem os sobreviventes do helicóptero e faz anotações mentais sobre o comportamento dos mesmos.

Na prisão temos um embate entre Lori e Carol. Carol decide ampliar sua visão do que significa amor e pede Carol e Rick para se casarem com ela. Numa decisão inesperada para Lori, que deseja ajudá-la a superar o que passou com Tyreese, mas ao mesmo tempo precisa lidar com o que uma negativa faria com a psiquê já fraturada de Carol. A personagem confunde a noção de amor e a entende em uma forma de companheirismo e lhe dar um abrigo contra um mundo hostil. Não se trata necessariamente de um sentimento fraterno ou carnal do mesmo, mas de estar com outra pessoa que supra o sentimento de lar. Só que para Lori, criada em um ambiente conservador, isso é mais do que absurdo. E a leva a se estranhar numa boa com a personagem, provocando alguns momentos bastante constrangedores. Mais tarde, a gente vê outro momento em que Carol tenta dar suporte a Lori que está preocupada com Rick. Mas, como Carol já tinha aberto seus sentimentos a Lori, o movimento dela é rechaçado no ato pela mulher de Rick. Isso ainda vai dar alguns momentos bem complicados.

Essa é uma edição excelente, para mim a melhor depois de várias edições mais mornas. O roteiro parecia que ia ser mais calmo e dá uma virada para algumas situações bem extremas. Woodbury aparece como uma ameaça grande à segurança dos personagens e o Governador é um belo vilão para nós que estávamos acostumados só com os zumbis. A arte de Adlard está bem legal principalmente porque ele está ousando mais nos quadros, seja com ambientes mais amplos, ou auxiliando no desenvolvendo dos personagens, dando mais vida a seus movimentos. Fiquei muito curioso pela próxima edição, principalmente porque agora teremos muitas divergências em relação à série.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Sjapa019 03/11/2023

Sou muito fã da série de TV então decidi ler as hqs e me apaixonei ainda mais apesar de ser um pouco diferente.

ab 12/09/2022

esse volume foi um dos mais tensos ate agora (na vdd o mais tenso) kk espero que esse governador pague pelo o que fez

Mah 11/06/2023

Tem muito conteúdo sensível
Tem cena de estupr0 e mutilação, não é pra todo mundo. Pra mim esse foi o volume mais visceral até agora, tem uma violência bruta que se espera em um mundo sem leis.

Emanuelly93 10/08/2022

Valha meu Deus do céu, a Amy (irmã da Andrea) já morreu, o Carl matou o primeiro zumbi (inclusive, que orgulho) e o Jim já foi mordido (eu ri muito com ele dizendo que foi só um arranhão e corta pro pedaço do braço dele faltando KAKAKAKAKAKAKAKAKA). É muita informação pra uma HQ só '-' e tudo culpa do b0$tinh@ do Shane que não ouviu o Rick sobre ir pra um lugar mais seguro.

ale 23/10/2021

Shane, definição de babaca! Lori sendo chata como o esperado. A galera no meio de um apocalipse zumbi e ela preocupada com o filho estar com uma arma se protegendo.

Que triste, a Amy já morreu nesse e o Jim sendo mordido. :(

Eles falando sobre o passado deles também foi algo bem fiel. Mas e aí, Shane espertalhão, vai continuar insistindo nessa merda de acampamento? Gente, cadê o Daryl??? Tô ficando ansiosa
kote 23/10/2021minha estante
acho que não tem daryl não viu

ale 24/10/2021minha estante
MDS O QUE

Julia Simões 06/07/2021

The Walking Dead
Finalmente as pessoas estão aprendendo a se defender, me surpreendi com uma cena. Muito bom para relembrar alguns acontecimentos e ansiosa para a ?situação? com Shane aparecer logo e ser resolvida.

gahsampaio 26/07/2022

Neste volume o acampamento está preparado para o frio, mas eles não imaginavam que um desastre estaria para acontecer...
Os mortos invadem o acampamento e matam Amy. E agora eles lidam com mais um problema: Jim foi mordido.

Macaíba 14/02/2010

Macaíba's Review: Walking Dead
Acho que Walking Dead é bom tanto pra quem gosta de zumbis quanto pra quem não gosta.

Não é algo que apela pro gore e cenas de matança a cada página. É tudo colocado perfeitamente dentro do contexto.

Aliás, até digo que os zumbis são uma 'desculpa' pro Kirkman falar sobre o comportamento humano.

Ele até diz na introdução do encadernado: ‘Os bons filmes de zumbis mostram quanto somos terríveis, nos fazem questionar nossa posição na sociedade... e a posição da nossa sociedade no mundo. Nas entrelinhas, sempre há algum comentário social e preocupação maior’.

Só que claro, pra fãs de zumbis e de matança, é um prato cheio também. Apesar de ser em preto e branco, a arte ajuda muito na imersão da história, é muito boa.

Nem parece um gibi da Image! auehahahua

Vejam um review completo no LMMT:

Moscovis 15/03/2021minha estante
Caracas, 11 anos atrás bicho, tu tá vivo ainda?

Maria 23/09/2023

A cada volume esse universo de hq me atrai e me puxa mais para perto! Preciso saber oq mais pode acontecer nessa trama!

rapharapharapha 25/06/2021

the walking dead #5
confesso que cada vez que começo o HQ e me aparece as partes dos ataques do zumbies eu entro em pânico total me sinto muito nos personagens na hora do desespero continuo achando o personagem da lori inútil e carl atirando nos zumbies foi o que eu mais gostei e me surpreendi esse HQ achei que a história foi muito rápida por conta do ataque zumbie

Buh 05/04/2022

Perspectiva É tudo
Mano, já falei aqui que amo demais essas ilustrações. Mas o negócio se torna surreal a partir de quando ele apresenta várias perspectivas, ângulos, visões de uma só cena. Juro. Parece que você tá lá, naquele momento, vivendo aquilo. Amo amo, esse recurso de imersão. Uma experiência incrível.

Clarissa.Rodrigues 24/07/2023

Tensão
No volume 5, Rick e aliados passam por vários momentos difíceis. Dentro da prisão começam os conflitos interpessoais, mas é fora da prisão que o verdadeiro problema se inicia. Agora os sobreviventes da prisão deverão lutar para defender o local em que vivem; a diferença é que agora lutarão contra os vivos ao invés dos mortos. O aparecimento do Governador deixa esse 5° volume bastante tenso, e devo dizer que ele é bem pior do que na série televisiva.

Vinicius39 07/07/2023

The Walking Dead, Vol. 5: The Best Defense
Esse governador é insano.

Eu quero ler o livro depois que conta como ele se transformou nesse maníaco.