Astrofísica Para Apressados

Astrofísica Para Apressados Neil deGrasse Tyson

Resenhas - Astrofísica para Apressados

Silas-sama 27/07/2022

É o Neil
Bem produzido mas não sei, acho que li vários do assunto recentemente e esse livro não trouxe muito mais. Vou mudar de tema por enquanto.
warstranger 14/01/2023minha estante
Tem alguma indicação do tema?

Silas-sama 14/01/2023minha estante
Gostei bastante de Respostas de Um Astrofísico do Niel deGrasse e Uma Breve História do Tempo do Hawking. Espero que se divirta bastante!

warstranger 19/01/2023minha estante
Obgda já vou baixar eles por aqui

Gabriela3420 31/03/2020

Astrofísica para apressados
Mais um livro de não-ficção que leio pelo #KindleUnlimited !!! O autor Neil deGrasse Tyson, famoso pelos seus memes, se propõe a traçar um panorama geral sobre astrofísica ao leitor leigo (e curioso!). Com uma escrita fluida e objetiva, e ocasionais referências a cultura pop contemporânea, o livro aborda temas como big bang, matéria escura, elementos químicos da tabela periódica encontrados no cosmo, exoplanetas e a esfericidade da Terra.
Sem deixar de lado assuntos que ainda permanecem em aberto no campo da astrofísica, como a existência ou não de um multiverso, a principal estratégia do autor é utilizar da comparação com exemplos práticos do dia a dia os conceitos complexos da astrofísica. Só pela tentativa de romper as barreiras entre publico geral e textos científicos esse livro já merece todos os créditos e elogios possíveis, entretanto o autor partiu do pressuposto que o leitor já conhece alguns jargões básicos da física e astrologia, nesse sentido o livro traz poucos conceitos, mas muitas descrições de fatos e situações que ocorrem no universo.
Recomendo a leitura para todos os curiosos de plantão e especialmente para aqueles que se irritam com a quantidade de fake news divulgadas nas redes sociais ultimamente sobre as características deste maravilhoso universo que habitamos.
Leon 18/01/2021minha estante
Confesso que estava um pouco desanimado por ouvir de alguns amigos meus em 2017 que não era lá grande coisa.
Já estava na minha meta pra 2021 por querer testar com meus próprios olhos, e sua resenha me fez ter mais vontade ainda de devorar ele.
Amei a resenha.

Ivan 03/04/2021

Nós somos poeira das estrelas
O livro cumpre o que promete: fornece uma visão geral direta sobre os principais aspectos da astrofísica. A forma de escrita do autor facilita a compreensão do tema, um assunto tão complexo. Para facilitar as explicações, faz comparações com coisas normais no nosso cotidiano. Claro, pela dificuldade natural do tema, alguns trechos do livro exigem um esforço adicional para o correto entendimento.
No geral a leitura é agradável, dá vontade de prosseguir até o fim. Recomendo o livro para quem quer ter uma visão mais clara do universo e de como nós, humanos, somos tão insignificantes em comparação com a imensidão do universo. Como o próprio Tyson diz, somos literalmente “poeira das estrelas”.

Gabriel A. 17/08/2022

Um livro perfeito para quem quer entender um pouquinho sobre o Cosmos e não sabe por onde começar!

Neil deGrasse Tyson, com sua excelente didática, trata de forma descontraída temas como: Big Bang, buracos negros, vidas extraterrestres, elementos químicos, energia e matéria escura, dentre outros assuntos.

O livro realmente faz jus ao título, a dinâmica utilizada por Neil com referências à cultura pop e com uma dose de humor muito característica do autor, deixam os temas, outrora complexos, mais claros e entendíveis.

É uma ótima leitura introdutória, rica em conhecimento, e perfeita para quem tem interesse (e pressa também haha) em conhecer um pouquinho sobre o nosso universo, que é fascinante e cheio de curiosidades!

Diego Alves Z 28/01/2023

Apesar do tema complexo, é apresentado com todo o cuidado e carinho para com o leitor. Muito interessante o ponto de vista abordado, o do lado de lá, dos extraterrenos que teriam muita dificuldade para encontrar o nosso planetinha azul. Um livro bem-humorado, para iniciantes, daqueles que você lê quando encontra sobre a mesinha do lado da sua cadeira e vai passando as páginas sem dificuldade.

Lucas 10/01/2023

Maravilhoso. Um apanhadão geral e leve sobre temas de astrofísica que são extremamente interessantes, pra atiçar a curiosidade e introduzir à ?perspectiva cósmica?.

Gabriel 03/05/2021

Uma aventura através do universo
Através de uma escrita acessível e bem humorada, o Neil consegue explorar assuntos bem complicados, desde as partículas sub-atômicas, até os grandes aglomerados de galáxias. Com certeza a leitura desse livro é um exercício bem interessante de pensarmos o nosso lugar no universo. Por essa razão é um livro maravilho para aqueles que queiram se aventurar pelos fascínios do nosso universo. É fantástico que tenham cientistas que compartilham todo o seu conhecimento com nós que somos leigos no assunto.

"A perspectiva cósmica mostra a Terra como algo minúsculo. Mas um minúsculo precioso e, no momento, o único lar que temos".

"A perspectiva cósmica nos deixa ver além de nossas circunstâncias, permitindo que transcendamos a busca primitiva por comida, abrigo e um parceiro".

"A perspectiva cósmica nos lembra que no espaço, onde não há ar, uma bandeira não tremula – um indício de que talvez agitar bandeiras e explorar o espaço não combinem".

Fernanda 17/07/2022

PERSPECTIVA CÓSMICA
Que leitura FODA. Sou suspeita porque eu AMO o Neil deGrasse Tyson. Um livro esclarecedor que começa no início. Sim, começa no big bang. Na verdade começa antes. Ele vai te levando pelo tempo e pelo espaço e te guiando enquanto explica os mais diversos assuntos relacionados ao cosmos. O que me encantou no final foi a consciência de que pra se aproveitar e pra se empolgar com as descobertas científicas é necessária uma sociedade digna, onde as pessoas não precisem gastar seu tempo livro lutando pelo básico; alimentação, por exemplo. Enfim, amei tanto tanto tanto. AMO espaço, sistema solar, viagens espaciais, planetas, galáxias e tudo mais relacionado a esses temas. Uma excelente leitura de férias para os entusiastas da ciência como eu!

Jamerson.Alves 13/08/2022

Uma vaca esférica
Os 11 primeiros capítulos deste livros são viagens descritas com a capacidade de tirar o leitor de sua inércia e levá-lo ao cosmos. Já o último capítulo, entitulado "Reflexões sobre a perspectiva cósmica" tem a capacidade de puxar o leitor novamente para o planeta Terra.

"No dia em que nosso conhecimento do cosmos deixar de se expandir, corremos o risco de retornar à visão infantil de que o universo, figurativamente falando, gira ao redor de nós."
- Neil deGrasse Tyson

Jader Selleri 21/09/2020

Perspectiva cósmica.
"a perspectiva cósmica é espiritual - até redentora -, mas não religiosa."

Duda 25/12/2021

Mais um livro muito bom de Neil deGrasse Tyson, sendo uma leitura leve e simples mesmo abordando temas complexos.

Eu, particularmente, gosto bastante da escrita do autor, entretanto gostaria que ele abordasse com uma maior profundidade os assuntos, em especial, aqueles em sua área de atuação. Contudo, entendo que esse livro foi feito para ser uma introdução a astrofísica e áreas afins para pessoas não cientistas e, com certeza, ele atinge esse objetivo.

Recomendo demais.

William.Almeida 29/12/2022

Linguagem fluída
Embora o tema seja de extrema complexidade e denso, principalmente por ser introdutório, não senti qualquer dificuldade de acompanhar o raciocínio. E olha que descobri a tal da matéria e da energia escura...

Outro aspecto que achei muito relevante foi o exercício de pensar no universo de fora do planeta terra, não simplesmente daqui pra fora. Mas, de fora pra cá. Com isso, constatamos, que os ETs vão ter muita dificuldade de achar isso aqui...

Ainda que uma leitura rápida, sinto que vai permanecer comigo!

Eduardo.Tanoue 28/01/2021

Uma boa introdução.
Como o próprio nome sugere, o livro faz uma breve introdução aos conceitos mais relevantes da área. Se você já é da área de exatas, por exemplo, acho que não vai ganhar muito. Mas, considerando a nova BNCC (ensino fundamental), acredito que seja uma ótima sugestão de leitura para alunos do 9EF.

Leo 10/03/2022

Antes tarde do que nunca
Estou bem atrasado nessa resenha, mas quem já leu qualquer coisa do Neil Degrasse Tyson ou já o ouviu falando, seja em palestras, no Cosmos ou entrevistas, sabe bem como é.
Linguagem simples, muitas reflexões e um tema interessante. Recomendo para todos que querem saber sobre o universo e sobre si mesmo. É impossível entender um sem o outro tbm.
Um resenha curta só pra não passar em branco, mas leiam. Sempre vale a pena ler as coisas dele
nath191 10/03/2022minha estante
Nossa, eu li esse livro já tem um tempo, mas virei fã dele logo de cara. (Ainda não tive tempo de ver a edição dele de Cosmos, então meio que foi o primeiro contato com alguma obra dele) Gosto de escritores que passam bastante informação de forma objetiva, ainda mais sobre matérias tão fora do nosso cotidiano como os primeiros minutos de formação do Universo.

Leo 11/03/2022minha estante
Nath, recomendo muito tbm então os livros do Stephen Hawking. Ambos escrevem nessa mesma linha e de forma fantástica

nath191 11/03/2022minha estante
Vou dar uma olhada então?

Leo 11/03/2022minha estante
Pega Uma breve história do tempo. Vai gostar