Em Busca de Nós Mesmos Clóvis de Barros Filho

Resenhas - Em Busca de Nós Mesmos

Dani Favalli 23/05/2022

Ainda não me encontrei
E acho que não vou... Não dessa forma idealizada que tanto falam. Eu me encontro todo dia quando vivo o instante e sou gentil comigo e meus sentimentos.
Com certeza o capítulo Felicidade foi meu favorito!

Lena 18/05/2022

Em Busca de Nós Mesmos
Os autores fazem uma abordagem bem interessante e resumida do pensamento de grandes filósofos, o que representa uma economia de tempo para interpretar conceitos tão complexos. Além disso, os autores abordam a temática de uma forma bastante descontraída e leve.

gxavier0 27/04/2022

Uma busca diária, a busca para nos conhecermos melhor
Se você começou a ler esse livro e está pensando em desistir, não faça isso.
Livro leve e de fácil leitura, mas com muitos conceitos e teorias muito bem debatidos pelos autores. Clóvis e Pedro estão de parabéns!
O livro é dividido em três partes, tratando diretamente da origem do cosmos, sua formação, como o ser humano se viu e vê frente a esse infinito universo.
Traz inclusive como as primeiras civilizações se viam diante do cosmos, como isso foi evoluindo no decorrer dos anos. Uma abordagem filosófica bem instigante.
O ultimo capitulo nos convida a analises sobre amor, paixão, poder, liberdade e felicidade.
Recomendo! A busca por nós mesmos é uma atividade diária, incansável.
Se você sequer pensou em ler esse livro, já esta nesse caminho...

Laryssa.Ramos 08/04/2022

Em busca de nós mesmos
O livro e muito bom. Faz você pensar sobre muita coisa. Vice reflete muito sobre o seu passado lendo ele, e percebe que não precisa ter tanta preocupação com o futuro, por que isso pode prejudicar. E muito fácil a leitura, e como se tivéssemos frente a frente com os autores conversando, todos junto.

Rosa254 28/03/2022

A busca por quem nós somos é diária e incansável.
O livro reúne as perguntas feitas pelo ser humano desde que mundo é mundo. Questões feitas por grandes pensadores ao longo da história humana. Pense nas inquietações que enfrentamos diante de uma crise existencial e some à isso o rigor científico do Pedro Calabrez com as provocações do professor Clóvis. Pronto, agora você sabe como é o livro.

Inicialmente, por conta do título, me equivoquei achando ser um livro de autoajuda. Ainda bem que passa longe dessa direção. O que temos aqui são um encontro de explicações filosóficas e científicas (sim, com a divisão de fala entre os dois autores) com linguagem acessível para que todos consigam entrar nesse universo de autoconsciência.

Gostei muito da separação em três partes.
A primeira parte introduz o princípio norteador da nossa experiência e o que nos move: o mundo, os desejos e os prazeres.

A segunda parte desenvolve a filosofia, o que permite uma apresentação do Estoicismo que irá render muita discussão (será que conseguimos mesmo ser desapegados?), além de explorar concentiso como o amadurecimento das emoções, a morte, Deus, finitude da vida. Não dá para falar sobre existência humana sem passar por esses tópicos elementares.

A terceira parte é um convite para os temas chave das nossas dúvidas: o amor, a liberdade, o poder, a felicidade. De novo, foi muito bom finalizar o livro discutindo felicidade. Nunca é tarde para lembrar que se trata de uma construção - e tudo está em suas mãos. Bom... quase tudo.

E finalmente, posso dizer que foi uma leitura agradável. Não senti o tempo passar, apesar de trazer conceitos densos e teorias, o livro consegue ser leve (inclusive pelas situações citadas pelos professores, que a todo momento se aproximam do leitor, se colocando vulnerável e humanizando).

Recomendo para todos que acreditam que a busca por quem nós somos é um feito diário e, portanto, incansável.

Deixo um trecho da Parte 2 "O cosmos e a vida humana" como degustação:

"Passear pelo cérebro é visitar as raízes de quem somos. Jornada importante. Talvez essencial para uma vida plenamente humana. Da próxima vez que deparar com a foto de um cérebro humano, faça a seguinte reflexão: Aquele e cérebro foi uma vida. Como a minha e a sua, repleta de altos e baixos. Houve amor, mas também houve ódio. Momentos alegres, sorrisos e risadas de doer a barriga. Tristezas, angústias, lágrimas e dias que não dava vontade de sair da cama. Preguiça de ir ao trabalho, empolgação com uma notícia boa, saudade do abraço de alguém. Algumas certezas e muitas dúvidas. Curiosidade, reflexões profundas e indagações existenciais. Tudo isso contido em 1,3 quilograma que cabe na palma da sua mão."

BelaBelli 26/02/2022

Dividida
Confesso que fiquei dividida entre gostar e não gostar do livro.

Algumas partes eu adorei e outras quase abandonei a leitura.
Eu sabia que era um livro mais filosófico, pois recebi recomendação dele. Mas algumas partes achei bem maçantes. A forma como os dois autores escreveram achei bem dinâmica e clara, pontuando exatamente quem escreveu cada parte.

Fiquei feliz por não ter abandonado a leitura, pois a parte 3 - Amor e Paixão / Liberdade / Poder - (final) foi a melhor para mim. Apesar de também ter gostado de vários insights nos capítulos anteriores.

"Existem dois tipos de situações na sua vida, muito diferentes uma da outra: aquilo que depente de você e aquilo que não depende de você. E é muito importante saber distinguir aquilo que depende de você daquilo que não depende de você. Sabe por quê? Porque, em relação àquilo que depende de você, você tem que dar tudo, fazer o melhor possível, tem que se esmerar e gastar todas as suas energias. Agora, no que não depende de você, não adianta gastar um tostão porque realmente não depende de você.".
"A lição esta dada: saber identificar o que depende e o que não depende de você é jogar energia no que você pode controlar e não gastar energia, tempo e investimento com aquilo que você não pode controlar.".

Nicolito 15/02/2022

Em busca de nós mesmos-resenha
O livro de Pedro Calabrez e Clovis de Barros Filho me surpreendeu bastante! Um livro que eu achava que falava sobre autoajuda e autoconhecimento na verdade ele reflete sobre vários pontos da nossa vida através da filosofia.
A dinâmica entre os dois autores do livro é muito gostosa, uma hora um diz algumas coisas e depois outro. Um acaba complementando as ideias do outro ao longo do livro? Adoro o jeito ao qual Clovis filósofa, com uma linguagem maleável, rica, miscigenada, podendo ir de palavras formais até ?chupa essa manda meu amigo?.
Falando da filosofia em si a tal é adaptado à algum filósofo no qual o capítulo se refere?utilizando ideias de uma filosofia moderna e de uma antiga, sempre misturando as, o que traz um aspecto incrível em relação a maneira na qual a filosofia se desenrola conforme você ?vira as páginas?.
Vários capítulos sensacionais, com temas únicos levando 10, 20, 30 páginas para refletir sobre os mistérios do cosmos e do universo. Particularmente falando capítulos que me ?tocaram? muito foram aqueles sobre a morte, sobre Deus, sobre a imortalidade é sobre amor e paixão! Fiquei até emocionado?.rsrsrsrs! Creio que posso dizer que tirei do livro valores, valores muito importantes que antes de lê-lo eu mal os dava importância. Aprendi a valorizar coisas, momentos, palavras e gestos? coisas que são muito mais importantes do que imaginamos.
No começo do livro até seu fim estranhei muito com o tal título, mas depois de terminá-lo e pensar bastante sobre tudo aquilo que havia absorvido com o livro concluí que ?Em busca de nós mesmos? nos faz refletir sobre o que somos ?nós mesmos? e, no final das contas ele através de suas reflexões nos auxilia, nos guia a encontrar nossa pura essência, nossa pureza. Nos ajuda a realças o sentimentos que realmente importam e deixar para lá aquilo que não nos agrega a nada!
Sou muito grato a minha namorada por me dar este livro, um livro que me ensinou tanta coisa em meras 400 páginas. Me ensinou coisas que pessoas demoram anos para entender e coisas que se eu não tivesse lido o livro também demoraria?

Josué 11/02/2022

Em Busca de Nós Mesmos
Conheci esse livro pelo trabalho do Pedro Calabrez no YouTube, eu tenha uma grande espectativa sobre esse livro. Bom, com toda certeza não estou nem um pouco desapontado. Está simplesmente incrível, na verdade acho até melhor do que eu esperava.
Na minha resenha sobre As 5 Linguagens do Amor comentei que as vezes as pessoas podem ser arrogantes sobre assuntos que acreditam entender, mas que realmente não procuram saber disso. Também comentei que eu também já cometi esse erro, acho que todos já cometeram uma vez ou outra. Meu encontro com o trabalho do Calabrez foi o que mais atingiu a minha vida positivamente até agora, e foi aqui que eu relamente comecei a perceber que eu não tinha muita propriedade sobre o que falava. Olhando pra trás agora era até comicamente ridículo.
Esse livro é uma parte desse trabalho, e Cloves de Barros Filho também é um grande autor. As reflexões desse livro são muito incríveis e reformadoras para nossas mentes, e, sem dúvida, engandecem e expendem a visão de todos os que lêem. Cumpre maravilhosamente seu propósito. Vale super a pena e eu recomendo.

Allyson Luan 08/02/2022

EM BUSCA DE NÓS MESMOS
Sou suspeito em comentar obras do Professor Clóvis de Barros Filho, haja vista minha admiração sobre esse estupendo pensador contemporâneo.

O Prof. Clóvis, conjuntamente com o Prof. Pedro Calabrez, escreveram essa obra interessantíssima.

São abordados temas sobre felicidade, poder, liberdade, amor e paixão, imortalidade, Deus, morte, etc.

"De um lado, é importante olhar para o passado e enxergar conquistas, olhar para o futuro e enxergar objetivos, olhar para a vida de maneira geral e enxergar significado" (autores).

Boa leitura! ?

Arthur Peixoto 27/01/2022

Não funcionou pra mim...
O livro traz uma abordagem interessante sobre como viver, baseando em conhecimentos filosóficos e científicos. A parte científica é muito legal, mas a parte filosófica também é, porém na hora da aplicação dela, debaixo da opinião do autor, chegou a muitas conclusões que não concordo de acordo com meu ponto de vista, especialmente por ser cristão.
Lucas 27/01/2022minha estante
Conseguiu achar o canal dele no YouTube ?

Arthur Peixoto 27/01/2022minha estante
Ainda não, vou procurar depois, tô só na correria esses dias...

NatyNatalia 22/01/2022

Eu pensava ser outra coisa é me surpreendi
Achei que seria apenas mais um livro de autoajuda como todos os outros, mas ele é muito profundo. Aborda questões filosóficas que são para amadores. Recomendo. Aprendi muita coisa.

Camila 09/01/2022

Um novo olhar para a vida
Que livro incrível!

A obra te leva por um passeio pela filosofia, química, física, biologia... Podemos acompanhar a evolução dos paradigmas em diversas áreas do saber ao longo da história da humanidade.

Para mim, foi uma introdução ao mundo da filosofia, que me deixou com vontade de aprofundar o conhecimento. Durante a leitura, você se sente em um diálogo gostoso com os autores.

Pude aprender mais sobre mim e sobre a sociedade. Sobre sentimentos, comportamentos, ideologias. Mesmo tratando de assuntos por vezes complexos ou muito abstratos, a leitura foi extremamente prazerosa do início ao fim.

Primeira leitura concluída em 2022 e já me deixou com gostinho de quero mais!

De lucca 08/01/2022

Livro super envolvente,me prendeu do começo ao fim.
De forma simples fala sobre a existência desde a época dos Deuses até a atualidade.
Descreve de forma filosófica e realista sobre Amor, Paixão,Felicidade, Apego, existência.
Super indico.

Ivanildo16 05/01/2022

Uma busca contínua
O livro é muito bom. Liguagem clara e objetiva. Um bate papo bem natural da ciência com a filosofia. Fazendo você refletir sobre muitos aspectos da vida.

Dudu 10/12/2021

É uma discussão densa, mas ao mesmo tempo leve. Sinceramente, um dos melhores livros sobre filosofia existencialista que já li