Ausência

Ausência Flavia Cristina Simonelli

Resenhas -

Joice (Jojo) 03/08/2017

Uma luz sobre o Alzheimer
São duas as tramas desenvolvidas em "Ausência", livro de Flávia Cristina Simonelli: a principal é o impacto que a descoberta do Alzheimer causa na vida do renomado professor de Literarura Erwin e na das pessoas ligadas a ele; a segunda está focada em Daniel, psiquiatra responsável pelo caso de Erwin, cuja doença desperta lembranças de um passado que o doutor ainda não consegue aceitar.

Na primeira, Simonelli é impecável. Romantizar o Alzheimer não é uma tarefa fácil, mas a autora consegue dar a delicadeza e a seriedade que o tema exige. Erwin é um personagem cativante, e acompanhá-lo perder a si mesmo para a doença é muito triste. Contudo, é bonito ver seu relacionamento com a esposa, com a filha, Natasha, e com os amigos.

Simonelli acerta ao descrever detalhes da doença, contribuindo assim para sua desmistificação e uma maior divulgação. Esse, para mim, é um dos grandes méritos do livro.

E apesar de também ter gostado bastante de alguns aspectos da vida de Daniel -
principalmente da sua relação com a avó e a mãe -, não gostei de sua indecisão diante dos relacionamentos que o cercavam, sendo incapaz de decidir coisa alguma. Isso criou um personagem repleto de dualidades, que mesmo sendo condizentes com o drama do médico não contribuíram para torná-lo um personagem querido.

Mesmo com essas falhas, recomendo a leitura deste livro. Além de ser dona de uma escrita limpa e fluida, Simonelli lança esclarecimentos sobre uma doença que acomete mais e mais pessoas a cada dia.