História da Reforma

História da Reforma Carter Lindberg

Resenhas - História da Reforma

Phelip 16/07/2020

Historicamente é um livro acurado, mas tem um viés pós modernista com influência de Foucault e outros ideólogos que são diametralmente opostos ao tema central.

Além do autor escrever de forma ideológica, o que já seria ruim, escreve numa falsa premissa de neutralidade sendo este o grande problema. Ainda útil em virtude da escassez literária sobre o tema.
Pedroso.Gessy 02/10/2020minha estante
Eu gostei muito do livro. Mas sempre fico feliz de ler resenha que vão "contra" mas de maneira sábia e inteligente. Parabéns fez eu intender algumas questões que são apresentadas.

Maria11587 09/11/2023minha estante
Na verdade, já no prefácio, o autor fala que não se trata de uma análise neutra, por isso, neutralidade para ele, não é o objetivo. Já que é impossível deixar de lado suas próprias ideologias para escrever sobre algo

Ítalo Victor 25/11/2022

Um dos livros mais completo acerca da história da reforma, o autor não se prende somente a nomes convencionais e grandes como "Lutero, Calvino e Zuínglio", mas também aborda movimentos que até mesmo tiveram questionamentos dentro da Reforma, ou diria, das "Reformas". A maior chave para compreender a narrativa de Carter está em compreender como cada reforma teve suas próprias características aliadas a contexto históricos específicos que buscarão respostas comuns, mas também diferentes para resolverem os problemas de sua época.

Marcelo Moura 16/10/2020

Abrangente
Livro bastante abrangente, com várias citações e destaque de posições controversas. Possui indicações para aprofundar no tema, imagens, tabelas e outros recursos adicionais.

Will.Hammond 03/11/2020

Indicação
O melhor livro sobre a reforma protestante, aborda seu não só o âmbito religioso e político e teológico.

Sandro 25/08/2022

Um zoom na história da Reforma.
É interessante como um assunto, que em livros de história são poucas folhas, pode se tornar num livro com tantas e tantas ?
Quanto mais "zoom" se aplica no recorte histórico, mais informação se tem.
É assim neste livro, no recorte da época da Reforma, temos uma riqueza de detalhes interessantíssimos.
Mais do que relatar as 95 teses como sendo "A Reforma", o autor trata de como estava todo o entorno, além dos reflexos do movimento nas diversas partes do Velho Continente.

marcelinho 02/08/2021

Ah 503 anos, reformador alemão aplicava as 95 teses contra as práticas da igreja católica, em Wittenberg.

A reforma protestante e todo o seu desenvolvimento, ainda é sentida pelos cristãos do século 21. Um legado que os reformadores nos deixaram. Não somente os famosos lemas da reforma (sola scriptura, solus Christus, sola fide, sola gratia e soli deo gloria), mas todo um arcabouço intelectual, teológico, filosófico, político e social, que moveu e move as diretrizes do ocidente.

Os conceitos de liberdade, democracia, voto facultativo, direito para todos, socialização. Tudo isso e muito mais, foi a herança deixada pelo reformadores.

A reforma protestante foi e ainda é um desafio para os cristãos. Ainda não bebemos de todo o seu intelectualismo, de sua teologia. Nos faltam bastante coisa.

Indico muito a obra de Carter Lindberg, História da Reforma. Uma ótima análise do passado da reforma e seu legado. O bom de ler Lindberg, é que ele trata a reforma como "as Reformas", como deveria ser tratada.

Marcus Martins 24/05/2022

O Protesto que Mudou o Mundo
Uma máxima histórica é que o estudo da história tem como objetivo primordial compreender o presente e pensar o futuro e dentre todos os momentos históricos, o estudo da Reforma, ao meu ver, ganha especial relevância.
Nascida no contexto de debate acadêmico promovido por um zeloso monge agostiniano, o movimento reformado alcançou proporções nunca antes vistas e que afetam toda a história de todo o globo, estando ao lado das outras duas maiores Revoluções da História da Humanidade: Francesa e Industrial.
Um dos pontos mais relevantes dos livro é que ele não se trata apenas de um livro de história da Igreja, mas também lança um olhar crítico sobre os impactos teológicos, artísticos, sociais, econômicos e políticos do movimento iniciado por Lutero, que rompeu com o modo de vida medieval e a gênese do Era Moderna.
O livro é fenomenal, sua abordagem é profunda, mas simples e imerge o leitor no contexto reformado e católico do séc. XVI, onde todos, fiéis ou não, podem tirar proveito da leitura.
Quanto ao este leitor, é sempre bom lembrar onde tudo recomeçou e mais uma vez ser motivado a perseverar, aprender um pouco mais com os pais da Reforma e repetir com maior vigor "Soli Deo Gloria".

Luan Oliveira 20/10/2022

História daS reformaS.
Para mim é uma obra que conta mais da atualidade do que propriamente do passado. Você conseguir quase que de maneira palpável, observar os mesmo erros do século XVI se repetirem no século XXI é quase que um déjà vu. Esse livro pode ser a solução de algum problemas atuas mas também pode ser o impulso para uma grande catástrofe de pensamentos.

De qualquer forma, a maneira que Carter Lindberg fala da reforma, dos reformadores é muito clara e crítica. Muito transparente e as vezes até chocante. Até então, melhor livro que eu li esse ano.

Pão 21/12/2021

Reforma

Maria11587 27/11/2023

Muito bom. Apesar de ser o primeiro contato que tenho com uma obra que retrata sobre a história da reforma.