Estética

Estética Kathrin Holzermayr Rosenfield




Resenhas - Estética


8 encontrados | exibindo 1 a 8


13marcioricardo 15/07/2022

Curtinho
Mais um livro da coleção e como sempre refiro, a estrutura não muda. Os moldes passam por apresentar cronologicamente os autores mais importantes sobre o tema e suas ideias. No caso, Platão, Aristóteles, Humme tendo o apogeu em Kant e Hegel. Após, alguns mais recentes como Nietzsche, Schopenhauer, Heidegger ou Adorno entre outros. Depois de resumidas suas ideias podemos encontrar uma síntese e considerações finais e, por fim, uma lista com as obras referência. Como sempre, um livro curtinho curtinho, com o básico e que se alguém tiver interesse em ler, melhor que seja o primeiro sobre o assunto, pois dificilmente funciona mais adequadamente do que como porta de entrada.
comentários(0)comente



Adriana Scarpin 02/10/2021

Mais um livro rapidíssimo da coleção Filosofia passo a passo da Zahar. Kathrin Rosenfield é bastante didática, faz um belo e amplo apanhado histórico da estética através da história da filosofia, sobretudo em Kant e Hegel, e deixa uma bibliografia preciosa ao final do livro.
comentários(0)comente



Max 14/10/2022

Sobre a beleza sensível...
A Estética como parte da filosofia voltada a respeito da beleza sensível e do fenômeno artístico, a autora, de forma sucinta, busca explicar um pouco sobre o tema e seus principais filósofos. Um deleite...
comentários(0)comente



Cat 12/07/2022

Um livro curto e nada complexo para quem quer ter uma ideia inicial da estética na filosofia. Bem resumido!
comentários(0)comente



Otniel 11/01/2012

Lê este livro é imprescindível para quem deseja conhecer mais um pouco o que é a estética e alguns conceitos que permeiam esta disciplina e os problemas que ela enfrenta na atualidade.
Através desta leitura, conheci o que é estética, apesar das dificuldades que se tem na atualidade.
transcrevo aqui uma parte da introdução:

"A palavra "estética" vem do grego aísthesis, que significa sensação, sentimento. Diferentemente da poética, que já parte de gênero artísticos constituídos, a estética analisa o complexo das sensações e dos sentimentos, investiga sua integração nas atividades físicas e menttais do homem, debruçando-se sobre as produções (artísticas ou não) da sensibilidade, com o fim de determinar suas relações com o conhecimento, a razão e a ética. A questão básica proposta pelo termo gira em torno do problema do gosto: nossos juízos de valor e preferências quanto às coisas sensíves são meramente subjetivos e arbitrários? As regras de gosto seriam meras convenços, normas impostas pela autoridade de grupos ou indivíduos? Ou haveria no gosto um elemento racional ou uma capacidade autônoma de perceber e julgar?" (p. 7)
comentários(0)comente



Wagner 20/01/2019

ESTÉTICA RARA...

(...) Na segunda metade do século XX, as reflexões sobre estética tendem a associar-se a ponderações sociológicas, confundindo-se, muitas vezes, com o gênero da crítica cultural. Os conceitos clássicos da estética e da teoria da arte raramente aparecem em textos críticos sobre literatura, cinema ou artes plásticas publicadas em jornais (...)

in: ROSENFIELD, Kathrin H. Estética. Rio de Janeiro; Zahar, 2006. pg 52.
comentários(0)comente



Gabi 17/12/2020

Estética
Organização histórica da Estética artística e filosofica. Nada de muito relevante, mas um bom resumo dos pensamentos filosóficos.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR