Condado de Essex Jeff Lemire

Resenhas - Condado de Essex

1 | 2 | 3 | 4

Pablo 13/06/2022

A Terra e os Homens
Família, identidade, sonhos, perdas, solidão, lar... Esses assuntos são objetos de análise dessa narrativa gráfica. Jeff Lemire, o autor, nasceu e cresceu no Condado de Essex, Província de Ontário no Canadá e tomando como base essas experiências, escreveu e desenhou essa obra de ficção.

A trama principal é dividida em três histórias. "Contos da Fazenda" vai centrar em Lester um pré-adolecente de 10 anos que vai morar na fazenda de seu tio após a morte da mãe; "Histórias de Fantasmas" vai contar a história de Lou Lebeuf e seu sonho de se tornar um jogador de Hokey profissional ao lado de seu irmão Vince; e "Enfermeira do Interior" o foco será Anne enfermeira viúva que luta para dar de conta de seus pacientes, afazeres domésticos e do filho ausente.  Ao passar da leitura, as três histórias vão encontrando paralelos e vão se entrelaçando.

Retomando o que citei no início da resenha, Condado de Essex é sobre Família e os laços que esta produz entre seus membros; Identidade, sabermos o que somos ou queremos ser; Sonhos, lutar pelo que queremos e até que ponto esse busca deve ser feita; Perdas, e como estas nos marcam e nos modificam; Solidão, estar só ou estar isolado; mas principalmente sobre Lar, o laço que as pessoas tem com a terra, com seus pares e aquilo que as torna quem realmente são.

Apesar da história se passar numa cidade no interior do Canadá e ser uma boa representante da cultura canadense, acredito que seja possível criar paralelos com qualquer localidade no mundo, tornando fácil de nos identificarmos com os personagens e suas histórias.

A arte de Jeff Lemire não é nada demais, divide opiniões, a mim não chega a  incomodar mas acredito que presta um bom serviço ao andamento da obra.

Por fim uma excelente HQ que recomendo principalmente aqueles que gostam de livros e tem preconceito com quadrinhos.

Para mais resenhas @estantedistante

Campos 05/06/2022

A história é muito boa, a construção da trama se liga de maneira emocionante e brilhante e consegue dar um toque de humanidade. Tão perto do mundo real e do que acontece dia a dia

Nayana 30/04/2022

Tocante!
Historia em quadrinhos linda e melancólica, composta por tres livros: Contos da Fazenda, Histórias de Fantasmas e Enfermeira do Interior.
Mesmo no volume único temos a separação pelos livros, cada um focando na história de um personagem. Achei a narrativa perfeita, envolvente, te conduzindo pelas nuances e interligações do que acontece no Condado de Essex.
O traço do Jeff Lemire é muito característico e emociona, consegue carregar um sentimento que não é nada comum.
Para quem conhece o trabalho do Jeff Lemire: a história puxa muito para o que eu li em "Nada a perder" (só que "Condado de Essex" é infinitamente melhor), e me lembrou um pouco "Sweet tooth" em alguns momentos (ainda a minha preferida do J. L.).
A HQ fala muito sobre solidão, mas também sobre família, rotina, velhice, amor e ressentimento. Fala também sobre os acidentes na vida e os erros humanos.
É tocante! Me emocionei em diversas partes e li tudo (as 510 páginas - incluindo o material extra) em menos de um dia. Simplesmente incrível. Recomendo!

Jonas Migotto 10/03/2022

A melancolia escorre dos traços simples de Jeff Lemire em cada quadro. O silêncio às vezes diz muito mais que as palavras. As vidas humanas marcadas por acidentes no Condado de Essex se misturam, se conectam, assim como as linhas do tempo. É preciso aprender a conviver com as memórias dolorosas do passado. Não há protagonistas. Ao fim e ao cabo, todos são um só. E o que resta é a solidão.

NotmePaulo 04/03/2022

Bem-Vindo ao Condado de Essex
Esse trabalho impecável do canadense Jeff Lemire remete não apenas à sua infância como todo o mecanismo das relações humanas. O autor trabalha em três frentes diferentes, em momentos distintos e com foco em diferentes personagem. As histórias estão atrelados as relações familiares falando sobre amor, traição, perdão, carinho e tudo o que liga os personagens no Condado de Essex.

Pâm Possani 19/02/2022

O Condado de Essex é um quadrinho sensível e triste, mas que traz reflexão sobre família, introversão, como usamos válvulas de escape para esquecer um pouco daquilo e como nossas válvulas são totalmente fundadas em nosso passado e como ele pode nos afetar. As histórias se entrelaçam de forma muito inteligente. Jeff Lemire arrasou!

Edu 09/02/2022

Lemire é mestre em mostrar a relação interpessoal
Três histórias que aparentemente não tem conexão , apenas se passam no condado de Essex no Canadá ??,porém quando você vê o ? quadro? todo pintado você percebe as linhas que amaram todos os personagens mostrados ali ?

g4b5 14/12/2021

ja faz alguns dias desde que eu terminei de ler esse quadrinho e ainda nao tenho palavras pra descrever o quao lindo e sensivel é, acho que já é a terceira obra do Lemire que eu leio e definitivamente é diferentete de qualquer outra coisa que eu já tenha lido, não consigo colocar em palavras a melancolia e a sensibilidade que ele consegue colocar em pocas palavras e desenhos tao bonitos

Beatriz 15/11/2021

Minha primeira experiência com HQs, confesso que estava com a expectativa bem alta e acabei me decepcionando um pouco! São três histórias que vão se conectando ao decorrer do livro, achei tudo muito corrido? fiquei super perdida na primeira história, conforme fui lendo as outras os pontos forem se encaixando, mas ainda assim achei que algumas pontas ficaram soltas.
É um livro bem dramático, são histórias de vidas, presente, passado e futuro se misturando, o clima das histórias é pesado? Em geral vale a pena a leitura, só recomendo não ir com tanta sede ao pote assim como eu fui.

Ricardo.Kramer 05/10/2021

Melancólico, nostálgico, gelo e hóquei.
Digno dos prêmios conquistado! Condado de Essex são três histórias fictícias aparentemente desconectas, entre passado e presente, porém com final arrebatador. Jeff Lemire amarra as histórias de uma maneira genial, temas como a solidão, melancolia e tristeza, com muito hóquei, gelo e lembranças.
Muitas paginas em silêncio, que diz muito.

gudi 13/09/2021

Extrema melancolia na vida canadense
Distanciei-me bastante da obra pelo fato simples de nunca ter morado na América do Norte, pois ela brinca com simbologias e da cultura anglo-saxônica para causar nostalgia e seu princípio, que mostra como você está preso às raízes da sua convivência familiar e local;
Esse HQ tem um roteiro excelentíssimo, um drama simples com um clima pesado invariável conforme as mudanças de foco.

Guilherme 20/08/2021

Condado de Essex
Uau, eu não esperava por isso. Superando o impacto inicial da simplicidade do traço de Jeff Lemire, rapidamente somos envolvidos por seu roteiro agridoce, dramático e sobretudo sensível. Os arcos de histórias se se entrelaçam são um verdadeiro estudo sobre a vida, seus medos, dores, alegrias, mágoas, traumas e arrependimentos. Começar a ler essa obra sem ter em mente do que se trata é um verdadeiro presente. Fantástico da primeira até a última página.

Adriana 12/08/2021

História bonita, sensível com um gostinho de melancolia
Três bonitas histórias que se entrelaçam de forma muito sensível, trazendo com elas um ar de melancolia.
Linda obra de Jeff Lemire que fala sobre a solidão, a velhice, o amor e o perdão.
Israel.Berbigier 12/08/2021minha estante
Até Se o Jeff Lemire escrever bula de remédio eu vou curtir?

Adriana 12/08/2021minha estante
Foi minha primeira leitura dele e devo dizer que com certeza virão muitas outras.

Clemente 12/08/2021minha estante
Sempre entra em uma lista de compras essa história, mas esse ?gostinho de melancolia ? sempre me faz deixar para depois. Fica a impressão que vai ser pesada

Adriana 12/08/2021minha estante
Oi Clemente,
A história te faz refletir sobre a vida... pensar em várias coisas...mas não considero pesada não
Mas acho tbm que tudo depende do momento da vida que se está passando

Luisa1033 25/05/2021

Condado de Essex
Primeira HQ do Jeff Lemire que leio e foi uma ótima estréia. A HQ compila três histórias que se entrelaçam, apesar do traço do Lemire não ser o mais fácil de identificar a narrativa é ótima, delicada, precisa e emocionante.

Pequod.3 24/05/2021

Uma releitura estranha, não sei se na primeira vez a minha memória estava melhor do que hoje, o grande ponto deste quadrinho está no fato de as histórias estarem ligadas é o ponto forte da obra, mas também é o que gera mais confusão, talvez se eu tivesse lido tudo de uma vez teria pegado melhor a história. Mas definitivamente é uma leitura desafiadora, divertida, reflexiva e instigante, com uma arte muito boa, sei que vou ter que reler novamente, mas não acho isso ruim, é sempre interessante quando à obra te instiga a ler ela novamente pois novos detalhes vão se revelando. Muito bom.

1 | 2 | 3 | 4