Sobre a brevidade da vida

Sobre a brevidade da vida Sêneca

Resenhas - Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

Cinara... 23/11/2021

A longa espera do "sextou"
"Cada um apressa sua vida e sofre a ânsia do futuro e o tédio do presente."
Sobre a brevidade de da vida.

"Chegou-se a uma estupidez tão grande que nos atormentamos não só pela dor, mas também pela suposição da dor, à maneira das crianças, nas quais uma sombra, máscaras disformes ou faces contorcidas incutem medo, e até provocam lágrimas palavras desagradáveis a seus ouvidos, o movimento dos dedos e outras coisas que elas irrefletidamente rechaçam por um impulso errôneo."
Sobre a firmeza do sábio

Em "Sobre a brevidade da vida" nos deparamos com a tristeza de saber que desde 2000 anos atrás todo mundo já vivia uma vida de frustação e inconformidade com seus empregos e suas vidas. Será que já vêm no DNA do ser humano a longa espera do "Sextou"? O sextou que passa em um segundo já seguido pela segunda feira? Preocupante se em 2020 anos isso não mudou, não vejo como vai mudar.

Em "Sobre a firmeza do sábio" aprendemos a lidar com a opinião do outro sobre nós. Principalmente quando é uma opinião ruim. Daquelas se fulano não gosta de mim, o problema é dele e não meu.
Gostei bastante! A leitura foi bem fluida e rápida.
Ótimo para quem quer começar a ler filosofia.

Laryssa.Scopel 11/05/2020

Um livro atemporal
Pensamentos de mais de 2 mil anos que são perfeitos pros dias de hoje. Uma reflexão sobre a vida, traz muitas (e duras) verdades. Recomendo!

joursdanslavie 28/03/2024

Slow down you crazy child you?re so ambitious for a juvenile
Esse livro foi transformador para mim, de maneira muito simples Sêneca modificou a minha perspectiva de vida, me fez parar e refletir sobre o que realmente já vivi, e o tempo que perdi em busca de coisas que são insignificantes, materiais e instáveis. Quanto tempo de nossas vidas perdemos reféns de algo/alguém? O que realmente importa? Será que realmente existe prazer em trabalhar, trabalhar e trabalhar na ambição de ter sempre mais? E os vícios que alimentamos constantemente, o quanto eles ocultam a beleza de nossas vidas? Estamos realmente vivendo, ou apenas existindo para nos afirmar para as pessoas? A vida tem sim seus percalços, mas é simples e ter essa convicção liberta e torna qualquer existência plena.
Gabi.anna 28/03/2024minha estante
Vienna, Billy Joel

Gabi.anna 28/03/2024minha estante
Adoro essa música

Mila 28/03/2024minha estante
Uau preciso leeer

sarah 28/03/2024minha estante
MDS A MÚSICA Q VC USOU, VOU LER.

naicorrea 23/08/2021

Valor do tempo
Escrito há quase dois mil anos atrás, é curioso notar o quanto - muitas vezes - não percebemos o valor do tempo, e como vivemos esperando o ?tempo certo? para nos realizar.
Traz também a visão de um sábio, suas relações e modo de viver, o porquê quase nada o abala e como manter a afabilidade em toda uma vida.
Livro incrível, recomendo a leitura.

laxxal 16/02/2022

Essa leitura me gerou muitas reflexões e alguns choques de realidade.
Os conselhos de Sêneca não podiam ter sido mais claros sobre como nossa vida é extremamente breve e a necessidade de viver e aproveitar cada momento dessa experiência única e exclusiva.

Sêneca trás muitas informações de pensadores e líderes da antiguidade com visões de diferentes épocas para enriquecer ainda mais seu pensamento, instigando ações práticas para um "melhor aproveitamento" da vida.

Apesar de não concordar com uma coisa ou outra, achei um conteúdo de muita qualidade e bem interessante, recomendo!
aline 16/02/2022minha estante
rompeu o embargo literário então KKKKKKKKKK

kkkkkkkkkkkkkkkkk eu não acredito

laxxal 17/02/2022minha estante
acho que só daria pra ir até o fim se entrasse um gil do vigor pra animar a casa kkkkk

aline 17/02/2022minha estante
KFKWNFNWMSMADNWBFBFJS simm!! nossa mas que edição mais sem graça né

laxxal 17/02/2022minha estante
simmm, pessoal ta muito calminho kkkk

Gabriel 24/03/2021

Sêneca, já quero ler tudo o que você escreveu!
Sobre a Brevidade da Vida é um diálogo/ensaio muito bom, realmente beira a perfeição, dei 5 estrelas a ele. Mas... o que me incomodou foi o segundo diálogo, Sobre a Firmeza do Sábio, realmente não gostei, dei 2 estrelas com gostinho de 1,5. Somando e dividindo tudo... 3,5 estrelas!

Maryelen 30/08/2021

Sobre a Brevidade da Vida.
?A vida é suficientemente longa e com generosidade nos foi dada, para a realização das maiores coisas, se a empregamos bem. Mas, quando ela se esvai no luxo e na indiferença, quando não a empregamos em nada de bom, então, finalmente constrangidos pela fatalidade, sentimos que ela já passou por nós sem que a tivéssemos percebido.?

Uma obra que nos condiciona a pensar a respeito de nossas ações e o que de fato estamos fazendo para "aproveitar" a vida.

Madeira 02/02/2023

Referência
Creio que essa obra do Sêneca, um dos maiores - ou um dos mais populares da escola estóica - filósofos da antiguidade seja uma das que mais vejo sendo citadas como referência, sobretudo em mídias sociais! A obra é de compreensão mediana, devido, principalmente as especificidades das citações das passagens diversas. Posso atribuir essa crítica à minha ignorância em Filosofia mas no bloco 1, literalmente sobre a brevidade da vida muito tem-se a extrair. O que Sêneca tinha em sua filosofia era uma disciplina prática, destinada não só a elevar a qualidade ética da vida humana, mas sobretudo a promover um processo de ascese espiritual, conforme a perspectiva afirmada pela doutrina estoica. Só leia se tiver com tempo e paciência!

Kássio Meniglim 02/07/2021

Leitura rápida, mas necessária
A leitura é rápida, porém essencial para aprender um pouco mais a viver com valor, propósito e sentido.
Bem reflexivo!
Vale a leitura.

Francisco240 13/01/2022

Interessante é reflexivo, no entanto se repete copiosamente
?Mas o que fará o sábio se levou uma bofetada?? O mesmo que Catão depois de terem lhe batido no rosto: não se inflamou, não puniu a injúria, nem mesmo a perdoou, mas negou que tivesse sido feita; com um ânimo ainda maior do que se a tivesse perdoado, não a reconheceu. Não nos deteremos longo tempo nesse ponto; quem de fato ignora que para o sábio nenhuma das coisas que se crê como um mal ou um bem parece ser tal como para as demais pessoas? Ele não olha para o que os homens julgam como torpe ou miserável, não vai por onde vai o povo, mas, tal como os astros dirigem seu curso em sentido contrário ao do céu, assim também ele avança na direção oposta à da opinião comum".
Gessyca 14/01/2022minha estante
Muito bom!

Francisco240 14/01/2022minha estante
Achei ele um livro interessante/ok mas pelo menos comigo ele não conseguiu ser mais que 3?!
No entanto é um livro interessante e remete a vários pensamentos vigentes no primeiro século d.c.

Lua 25/07/2022

Uma leitura muito reflexiva e impactante! Os ensinamentos de Sêneca continuam sendo atuais, ajudando o leitor a ver a própria realidade de outra forma.

ana bia 16/03/2021

simplesmente, único.
Acho que me faltam palavras para descrever tudo que foi escrito por Sêneca nesse livro. Em poucas páginas, trazendo conselhos estoicos e ensinamentos acerca de temas geralmente tão negligenciados pela geração atual, o filósofo surpreende com a forma como seus conselhos de tantos séculos atrás se encaixam nos dias atuais. Em minha opinião, ?A Brevidade da Vida?, deve ser um dos livros que todos deveríamos ler, pelo menos, uma vez em nossas vidas. A forma como nos deparamos refletindo sobre a nossa vida, sobre a preciosidade do nosso tempo, e, acerca da efemeridade de cada momento, é simplesmente única. ?A Brevidade da Vida? é, sem sobra de dúvida, um dos livros que mais me marcaram, por me fazer refletir sobre a história mais importante de todas que já li/escrevi: a minha própria.

mars 30/03/2024

Sobre a brevidade da vida
Livro lindo! Terminei essa leitura cheia de crises existenciais e questionamentos sobre minha vida, entre eles: acho que estou desperdiçando minha vida e por isso que eu tenho a impressão que tudo está passando tão rápido

Marcinhow 25/01/2022

A humanidade está lascada...
Se pegarmos pra olhar a ordem cronológica dos principais acontecimentos da humanidade, desde que Sêneca escreveu essas palavras, até os dias de hoje, percebemos que nada mudou. Principalmente se focarmos no mundo ocidental, temos muito o que melhorar ar, mas parece que através dos séculos, não saímos do lugar.

Gabi 18/06/2021

"Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito"
Ensinamentos estoicos preciosos.
São cartas de Sêneca que trazem reflexões sobre a arte de viver e a passagem do tempo .
Ele diz que a vida não é breve para quem faz bom uso do seu tempo.
Segundo Sêneca, o estudo da filosofia é uma das melhores maneiras de fazer bom uso do tempo.