O abismo

Wilkie Collins

Resenhas - O abismo

Pedro.Gondim 05/01/2021

Abismo
"-- Em outras palavras: o senhor, que é representante da lei, está aqui para representar uma infração a mesma lei.
-- Esplendidamente dito! -- exclamou Bintrey. -- Se todas as pessoas com quem trato fossem tão explícitas como o senhor, a minha profissão seria realmente fácil!" (p. 143)

Fernanda 10/02/2020

null
Uma história prazerosa e envolvente, que me faz lembrar porque Dickens continua sendo o meu autor favorito.

bobbie 04/12/2020

Dickens como numa pensei ler Dickens
Este é um pequeno livro bastante diferente do que jamais pensei encontrar em Dickens. Escrito em parceria com seu amigo Wilkie Collins, com pendor acentuado para livros policiais, esta novela que foi publicada tanto em formato de peça teatral como no formato de texto em prosa me remeteu a sensações experimentadas sempre que leio Conan Doyle. Não é exatamente uma novela detetivesca, com um crime a ser solucionado e pistas espalhadas pelo caminho, mas há um mistério a ser desvendado e uma reviravolta no final. A cena que ilustra a capa desta edição, inclusive, é bastante típica de Doyle. No todo, o livro passa ao largo da verve dickensiana, com sua sátira e crítica social apuradas, o clash of classes escancarado (embora ele esteja discretamente lá, na figura do tutor da heroína Margarida). Aliás, Margarida torna-se uma bela surpresa e exemplo de personagem avant-garde, com seu grande e corajoso ato final para um exemplo de literatura oitocentista, vitoriana. Resumindo, trata-se de um livro leve para ser lido rapidamente para deleite descompromissado.

Vivi 03/12/2020

Ameiii demais ler O abismo. As coisas nunca são certas tudo muda de uma tal forma e isso que torna incrível! E de uma total reviravolta que surpreende. A sede do poder, críticas sociais e lado céu e inferno do homem é bem caracterizado aqui. E claro a amor sempre presente. Não somente entre almas gêmeas mas tb o materno e fraterno. Me pergunto porque demorei tanto a ler Charles Dickens. Maravilhoso!!!!!!!

Aline 30/11/2020

O Abismo
Só entendi o título no final.... E que final!!!!
É um livro rapidinho que custura a história destes personagens e tem reviravolta no final! Do jeito que eu gosto! Cinco estrelas! Com louvor!

Tiago 20/11/2020

Dickens ao alcance de todos
Charles Dickens é inegavelmente um dos pilares da literatura ocidental, e ler O Abismo é ter uma bela prova de sua genialidade literária. Desde o primeiro capítulo, passando pelas inúmeras reviravoltas da história, é um livro que consegue prender a atenção de todos aqueles que se dispõem a desfrutar da companhia deste célebre autor. Mesmo a formalidade e a tendência às falas longas e pomposas das personagens, ainda que fujam da realidade, são uma excelente forma de vislumbrar suas mentes, que de outra forma ficariam deficientemente expostas, ou demandariam de mais artifícios do autor para serem expressas. E seu tamanho, modesto, além da bela edição em capa dura, deixam a leitura ainda mais fácil e apreciável, mesmo para leitores iniciantes neste universo.

Evelin Graceffi 04/09/2020

Leitura rápida, história que prende desde o início, e a prova de que Dickens é um escritor de vários gêneros, se aventurou neste livro para o lado de muito suspense e uma trama cheia de surpresas.Recomendo muito!

JOY 16/08/2020

"Porém, o mundo é tão pequeno, que não podemos viver afastados uns dos outros por muito tempo."

Esse livro me despertou curiosidade por não ser um dos mais conhecidos de Dickens. Na história, um comerciante inglês é surpreendido pelo fato de não ser quem acha que é: sua origem é diferente da que ele imaginava, e o sentimento de usurpar o verdadeiro herdeiro da família o consome.

A história, porém, tem uma reviravolta e, logo, toma outro rumo. O leitor, então, é surpreendido com uma espécie de luta do bem e do mal, onde não há certezas sobre as identidades dos personagens.
A cena final é bem impactante e o livro é interessante.

Cdmm 10/08/2020

Cativante.
Li em duas vezes que abri. É uma história extremamente rápida, quase um conto. Existe um mistério, amor e a vontade de que o bem triunfe no final.

anne 25/07/2020

Dickens com uma pegada policial
Essa não é uma das obras mas conhecidas do Dickens, é um livro curto mas possui o selo de qualidade do autor e deve ser lido por todos que apreciam suas obras, principalmente por ter sido escrito a quatro mãos, com Wilkie Collins, outro grande romancista do século XIX, precursor do gênero policial.

No livro, após o falecimento de sua mãe, um rico comerciante inglês descobre não ser filho biológico da mesma. Tomado pelo sentimento de ter usurpado a posição e a fortuna do filho legítimo, ele passa a procurar esse duplo.

Após um determinado acontecimento com essa personagem, há uma reviravolta na estória, surgem alguns mistérios e tudo fica mais interessante, a cada linha eu ficava ansiosa pra saber o que tinha nas próximas.

A resolução do caso é apresentado no final e é bem supreendente, a cena final também é bem impactante. Recomendo esse livro pra quem gosta do gênero policial e do Dickens.

Bárbara F. Byrro 21/07/2020

Todo mundo deveria ler Dickens <3
Um dos meus autores preferidos!

O livro tem uma trama extremamente envolvente, daquele tipo que as coisas acontecem completamente do nada, quando você menos espera - amo isso!
Fala bastante sobre as diferenças sociais da época e de como isso era visto como normal e obrigatório - me lembrou o esquema de castas da índia.

E o plot twist, MEU DEUS!!
Não sei como demorei tanto tempo pra ler essa obra de arte maravilhosa.

Defeito: acaba rápido rsrsrs

Podem ler que vale a pena!

Dri F. @viagenscomlivros 06/06/2020

Foi bom para conhecer mais a escrita de Dickens
Fiquei curiosa sobre esse livro principalmente por ser do Charles Dickens, um autor de quem so? li Um conto de natal e quero muito ler mais coisas. Eu achei o e-book super baratinho e comprei sem pensar muito, mas infelizmente, ele na?o foi tudo que eu esperava.
A sinopse fala sobre um rapaz cuja ma?e falece e lhe deixa uma boa heranc?a, mas que durante esse processo de luto descobre que na verdade na?o era filho legi?timo dessa ma?e.
A partir dai? ele quer encontrar o filho legi?timo e devolver-lhe a heranc?a.

O livro e? bem curtinho (o e-book tem menos de 200 pa?ginas), mas mesmo assim, foi uma leitura devagar. A escrita do autor e? muito tranquila e sem muitas firulas, mas o ritmo da histo?ria foi, para mim, um pouco arrastado. A sinopse se perde logo nas primeiras pa?ginas ja? que a histo?ria toma um outro rumo, e dai? por diante achei tudo meio devagar demais.
O lado bom foi conhecer mais alguma coisa de Dickens, isso me estimulou a tentar tomar coragem para ler suas grandes obras como David Copperfield ou Grandes esperanc?as, que sa?o dois livros que eu quero ler a muito tempo.
Acho que se voce? quer comec?ar a ler algo do autor esse livro pode ser um bom comec?o ja? que e? curtinho e descomplicado!
E se voce? ja? leu algo dele, comenta aqui embaixo o que achou???

Samara Diniz 05/05/2020

Luta de índoles
Charles Dickens é sempre envolvente e sabe dar o destino certo para os seus personagens, fazendo quem sofre ser recompensado e o mal sendo destruído. O único senão desse livro é que ele acaba rápido

Cinara... 20/03/2020

"Sr. Bintrey, nem o senhor nem eu sabemos o momento em que hei de morrer; portanto desejo ficar com o espírito tranquilo."

Ah, do jeito que amo Charles Dickens esperava mais :(