O abismo

Wilkie Collins

Resenhas - O abismo

Gabriela3935 23/03/2021

Produções mexicanas apresentam: Maria do Abismo
Uma das coisas que mais gosto nos livros clássicos, nos romances principalmente, é o quanto o mundo é pequeno. Como uma única pessoa pode se desdobrar em três e encontrar outra pessoa que também já teve diversas personas.
Admito que dos Clássicos, Dickens não é o meu preferido. Amei Um conto de duas cidades e pensei até em o equiparar a Victor Hugo, mas ao ler mais descobri que há um "quê" de infantil, talvez muito didático e moral em sua escrita, que não me desagrada mas também não me encanta. É possível que eu dê um tempo de Dickens de agora para frente.
Mas vamos ao livro. Tirando seu ponto muito moral, gosto muito das voltas que se dá para nos deixar felizes. É uma verdadeira novela mexicana!
Começa com um plot interessante, de um homem que, supostamente órfão, é encontrado por sua mãe materna e vive de grande fortuna e bondade. Mas por um acaso descobre que na verdade não era o filho legítimo da boa mulher e inicia sua busca para restaurar ao verdadeiro herdeiro a fortuna que possui. E então há uma grande quebra que me fez ficar encarando o livro por pelo menos cinco minutos surpresa e me perguntando "o que está acontecendo?". Acho que aqui, além de tudo, o livro vale a pena.
Além disso os personagens mesmo que caricatos são divertidos e até nos fazem pensar um pouco. Pela primeira vez não vejo uma personagem feminina hiper sem sal e esquecivel. Margarida agora é uma de minhas heroínas, mesmo tendo tão pouco protagonismo fiquei feliz em ver o quanto Dickens permitiu que ela fosse forte e impetuosa. Aqui o livro também vale a pena.
Apesar de a escrita ser um pouco entediante para mim, achei a adaptação do texto de teatro muito bem trabalhada também. Fica aqui um livro que me deu um respiro depois das duas últimas classificações baixas que dei. Estou feliz com essa leitura e inclusive recomendo a vocês. ??

nmstoppa 20/03/2021

Esse foi o meu primeiro contato com o Charles Dickens e digo que achei interessante. A tradução está boa, não foi difícil entender e ainda tinha um linguajar mais antigo.

Me deu vontade de ler mais dele.
Renata Rezende 21/05/2021minha estante
Sugiro "Um Conto de Duas Cidades", que é maravilhoso! O pano de fundo é a Revolução Francesa e a queda da Bastilha. E estou lendo agora 'Grandes Esperanças', que está se mostrando lindo tb. Não deixe de voltar a lê-lo!!

nmstoppa 21/05/2021minha estante
Vou ler Um Conto em Dezembro!!! E Grandes Esperanças está na lista também!!! Muito obrigada pela recomendação ??

Renata Rezende 21/05/2021minha estante
Eba! Legal!

Patricia 16/03/2021

Bela obra
O Abismo é um livro inquietante. A obra de Charles Dickens e Wilkie Collins conta a história de um homem que tinha tudo para ter uma vida de conforto e tranquilidade, mas acaba sendo perturbado por informações do passado. Também é uma história sobre amizade verdadeira. E sobre amor. Fiquei muito envolvida pela narrativa, a trama, a atmosfera. Bela obra.

Teppei 08/03/2021

Sensacional
A leitura é bastante prazerosa, a forma como o drama é desenvolvido é de tirar o fôlego. Cheio de plot twist, a narração da história prossegue impecavelmente em direção a um desfecho sensacional.

Junior 10/02/2021

Da linha tênue
Esse livro é muito bom, no sentido de envolver vários acontecimentos dentro da mesma história, que no final de torna um conglomerado de situações! A dinâmica traçada pelo autor revela muito sobre sua obra e estilo de escrita! Livro ótimo para quem está iniciando a leitura ou que já tem habitual costume de ler!

RaquelC_Torres 04/02/2021

desfecho previsível
meu primeiro contato com o charles dickens e digo que gostei dos seus personagens. mas a leitura não foi fluída e nem culpo o autor, pode ter sido uma tradução ruim.
pra quem está acostumado a ler livros com uma pegada policial e mistério, vai sacar logo de início qual o desfecho da trama. fiquei um pouco enrolada na parte da adoção, tive até que esquematizar no papel pra conseguir entender o que se passava.
é um livro curto mas que não consegui ler rápido por causa da linguagem.

Carol 02/02/2021

Primeiro livro lido do ano, eu amei ele e o estilo dele, escrita boa e bom desenvolvimento.

Aline Donatoni 21/01/2021

A primeira parte é a apresentação dos personagens, seu estilo de vida e propósitos e nos leva a achar que vamos acompanhar a realização desses propósitos, mas acontece algo que muda a vida de Walter Wilding e consequentemente o rumo da história... Além da crítica social, surge um mistério que me lembrou Sherlock Holmes...gostei mais do que de "Um Cântico de Natal".

Pedro.Gondim 05/01/2021

Abismo
"-- Em outras palavras: o senhor, que é representante da lei, está aqui para representar uma infração a mesma lei.
-- Esplendidamente dito! -- exclamou Bintrey. -- Se todas as pessoas com quem trato fossem tão explícitas como o senhor, a minha profissão seria realmente fácil!" (p. 143)

Djefferson.Silva 31/12/2020

Poderia ser melhor... Não atendeu as expectativas.
Até 50% o livro é ótimo , então ele muda completamente o rumo, acontece algo chocante rs, acho que poderia ser melhor.
O livro é bom como passa tempo.

bobbie 04/12/2020

Dickens como numa pensei ler Dickens
Este é um pequeno livro bastante diferente do que jamais pensei encontrar em Dickens. Escrito em parceria com seu amigo Wilkie Collins, com pendor acentuado para livros policiais, esta novela que foi publicada tanto em formato de peça teatral como no formato de texto em prosa me remeteu a sensações experimentadas sempre que leio Conan Doyle. Não é exatamente uma novela detetivesca, com um crime a ser solucionado e pistas espalhadas pelo caminho, mas há um mistério a ser desvendado e uma reviravolta no final. A cena que ilustra a capa desta edição, inclusive, é bastante típica de Doyle. No todo, o livro passa ao largo da verve dickensiana, com sua sátira e crítica social apuradas, o clash of classes escancarado (embora ele esteja discretamente lá, na figura do tutor da heroína Margarida). Aliás, Margarida torna-se uma bela surpresa e exemplo de personagem avant-garde, com seu grande e corajoso ato final para um exemplo de literatura oitocentista, vitoriana. Resumindo, trata-se de um livro leve para ser lido rapidamente para deleite descompromissado.

Vivi 03/12/2020

Ameiii demais ler O abismo. As coisas nunca são certas tudo muda de uma tal forma e isso que torna incrível! E de uma total reviravolta que surpreende. A sede do poder, críticas sociais e lado céu e inferno do homem é bem caracterizado aqui. E claro a amor sempre presente. Não somente entre almas gêmeas mas tb o materno e fraterno. Me pergunto porque demorei tanto a ler Charles Dickens. Maravilhoso!!!!!!!

Aline 30/11/2020

O Abismo
Só entendi o título no final.... E que final!!!!
É um livro rapidinho que custura a história destes personagens e tem reviravolta no final! Do jeito que eu gosto! Cinco estrelas! Com louvor!

Tiago 20/11/2020

Dickens ao alcance de todos
Charles Dickens é inegavelmente um dos pilares da literatura ocidental, e ler O Abismo é ter uma bela prova de sua genialidade literária. Desde o primeiro capítulo, passando pelas inúmeras reviravoltas da história, é um livro que consegue prender a atenção de todos aqueles que se dispõem a desfrutar da companhia deste célebre autor. Mesmo a formalidade e a tendência às falas longas e pomposas das personagens, ainda que fujam da realidade, são uma excelente forma de vislumbrar suas mentes, que de outra forma ficariam deficientemente expostas, ou demandariam de mais artifícios do autor para serem expressas. E seu tamanho, modesto, além da bela edição em capa dura, deixam a leitura ainda mais fácil e apreciável, mesmo para leitores iniciantes neste universo.